ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

CINE-TEATRO PINHEIRO CHAGAS (1943 )


.
A título de curiosidade, venho mostrar-lhe fotos no mesmo cenário, no mesmo Teatro Pinheiro Chagas... só que 10 anos antes, com outros actores e outros quadros: "Feira das Caldas".
Penso que isto não tem interesse no Blog do colégio por não passar de uma curiosidade. Faz anos copiei do programa original estas informações  :  
.
«Feira das Caldas - 1 e 2 de Dezembro de 1943
Autorizado em 20/10/1942 pelo Vice - presidente da Câmara, Botelho Moniz
Revista de costumes populares em 2 actos e 8 quadros. Original de Filinto Elísio de Sousa Figueiredo, Música do Capitão Chefe de Banda Armando Fernandes
Com 20 números de música, originais, do distinto maestro Capitão Armando Fernandes» 
.
Sei que foi à cena no Pinheiro Chagas, porque existem estas fotos (disse-lhe que reconheci nas fotos do blog um cenário e o palco, com a caixa de ponto). De resto, nomes e circunstâncias não lhe sei dizer. Apenas que eram usuais as revistas de costumes nessa época, por alturas de Dezembro, em muitas localidades do país. Nasciam nas tertúlias onde aparecia um ‘autor’ que escrevia, um maestro que musicava, um encenador, uns actores de mérito reconhecido, e a revista à portuguesa ganhava cor local.
Esta tradição não durou muito, porque nos anos 50 os textos eram 'aprovados com cortes da  Censura' e perdiam sentido. Palavras, frases, 'quadros inteiros' eliminados pelo lápis não azul mas vermelho, com a chancela da Inspecção dos Espectáculos.

Bjs

Inês




C O M E N T Á R I O S 
.
Como a publicação das fotos demonstra discordámos da Inês sobre o interesse e oportunidade da publicação destas imagens no Blog. Elas mostram que as récitas do ERO no Pinheiro Chagas se inseriam numa tradição de apresentar espectáculos de Revista à portuguesa, de que esta é um exemplo.
Será possível haver alguma informação adicional? Como sempre, ficamos a aguardar.
JJ
.
. Ana Nascimento disse...
Olá Joãozinho 
Não estejas triste pois eu penso que posso dar uma dica sobre as 2 primeiras fotos, mas primeiro vai o meu obrigada para a Inês ... as fotos, são uma delícia minha querida doutorinha ....
A serem de 1953 eu teria 4 anos na altura e ,embora os meus tios me levassem para todo o lado,ainda não ia às recitas no Pinheiro Chagas mas reconheço na primeira foto o meu tio Zeca (na fila de trás, em pé, é o o 1º do lado esquerdo) que está lindo... um borracho... ou não seja ele irmão da nossa tia Anita eheheheh . Na foto seguinte o rapaz, tambem bem jeitoso por sinal , é o Herculano, pai da nossa Lena Magalhães. Na ultima foto não conheço ninguem, mas vou tentar que a Tia com a sua memória extraordinária nos dê uma ajuda. 
Beijinhos





Anónimo Anónimo disse...

Belas fotos em plena II Guerra, o salão cheio que nem um ovo com famílias locais nas suas melhores roupas e refugiados nas suas únicas roupas em possível confraternização, bufos de olhar furtivo e gabardines espalham-se à mistura, autoridades, endinheirados e o padre são visíveis nos camarotes por cima do fumo do tabaco das províncias ultramarinas, era o belo Natal das Caldas. 
LLamy

JJ,
Seria com muito prazer que teria comentado as fotografias publicadas no ERO. Acontece que, na maioria dos casos, não conheço os retratados, nem de vista. Em 53, mal tinha acabado nascer e não participava ainda nessas récitas. Noutras ocasiões de menor aperto académico, até teria dito umas palavras sobre o Teatro Pinheiro Chagas, como cheguei a fazer na ESCOLA, mas o tempo tem-me fugido com muita insistência. Lamento. Fica para a próxima, caso exista...
Abraço,
Artur G
.
 
Não foi posta em causa a maravilha das fotografias. Mas sobre as récitas nada sei dizer! :-((( 
Nessa época, eu era muito novinha...lol.. nem sabia que tinham existido festas do ERO no Pinheiro Chagas. Foi mais uma das muitas coisas que aprendi com o nosso Blog.
.
Luisa disse:
Eu nem tinha nascido quando tiraram estas fotografias! Queres que diga o quê? Sigo sempre o blogue e lamento não ter dito nada sobre a fotografia da ladeira porque esses é que são do meu tempo!
Gosto de ver mas repito que não tenho nada para dizer...
Bjs. L



2 comentários:

Ana Nascimento disse...

Olá Joãozinho
Não estejas triste pois eu penso que posso dar uma dica sobre as 2 primeiras fotos, mas primeiro vai o meu obrigada para a Inês ... as fotos, são uma delícia minha querida doutorinha ....
A serem de 1953 eu teria 4 anos na altura e ,embora os meus tios me levassem para todo o lado,ainda não ia às recitas no Pinheiro Chagas mas reconheço na primeira foto o meu tio Zeca (na fila de trás, em pé, é o o 1º do lado esquerdo) que está lindo... um borracho... ou não seja ele irmão da nossa tia Anita eheheheh . Na foto seguinte o rapaz, tambem bem jeitoso por sinal , é o Herculano, pai da nossa Lena Magalhães. Na ultima foto não conheço ninguem, mas vou tentar que a Tia com a sua memória extraordinária nos dê uma ajuda.
Beijinhos

Anónimo disse...

Belas fotos em plena II Guerra, o salão cheio que nem um ovo com famílias locais nas suas melhores roupas e refugiados nas suas únicas roupas em possível confraternização, bufos de olhar furtivo e gabardines espalham-se à mistura, autoridades, endinheirados e o padre são visíveis nos camarotes por cima do fumo do tabaco das províncias ultramarinas, era o belo Natal das Caldas. LLamy