ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

De como o ípsilon do Ruy morreu nas Finanças às mãos implacáveis de um funcionário zeloso.

por Ana Braga













Quando conheci o Virgílio, já iam bem distantes esses tempos da sua juventude, penso que caracterizada por uma rebeldia vivida com alguma moderação - secretas escapadelas nocturnas e congeminações de programas de fim de semana, cujo objectivo seria, inevitavelmente, o de se divertir à grande, longe da vista e da alçada parental, sempre atenta, expectante e ansiosa, dado tratar-se de um filho único, muito protegido e em relação ao qual se iam tecendo grandes e pesadas expectativas.
.
Naquela época, com aquela idade, “divertir-se à grande” era, se bem me lembro, dado ser da mesma geração, estar com um punhado de amigos - e de miúdas -, impressionar pela palavra, com uma ou outra consideração filosófica pelo meio ou sentar-se ao volante de um carro, ouvir música e dançar, fazer umas quantas tropelias à socapa, jogar às cartas, pondo à prova a sua perspicácia, provocar situações divertidas insólitas ou caricatas, sempre com o riso a estalar, numa alegria transbordante de quem tem uma vida pela frente e se sente imortal. Imagino que tudo isto o Virgílio fazia em doses reforçadas, de certo mais interessado no convívio do que em “levantar as notas”.
.
Ao ler a belíssima crónica do João Bonifácio Serra onde tão bem caracteriza essas vivências juvenis, reconheci um Virgílio que eu não tive ocasião de conhecer, o Virgílio quando jovem. Esse eu só conheci mais tarde através dos seus próprios relatos, das recordações partilhadas com amigos, em encontros esporádicos e das fotografias a preto e branco que há lá por casa, em que ele aparece de fato e gravata, com um ar discreto de menino exemplar - mas que a mim não me engana. Enfim, o Virgílio, esse mesmo: o Virgílio Ruy com ípsilon.
.
Conhecemo-nos aos trinta e tal anos, numa fase do nosso percurso em que já tínhamos percebido há muito que não éramos imortais. No entanto, nessa altura, as circunstâncias da nossa situação profissional, uma vez que nos encontrávamos destacados, numa espécie de licença sabática, a frequentar uma pós graduação, transformou-nos de novo em estudantes, integrados numa turma de outros colegas de profissão, com direito a saídas em grupo, almoços no Bairro Alto, idas ao cinema e ao teatro, intermináveis conversas e serões dançantes nos lugares mais in da capital, alguns dos quais bastante exóticos e divertidos, lá para os lados de S. Paulo, num antigo palacete a cair de velho, onde se viviam agitadas noites crioulas. Foi esse Virgílio simpático, excelente comunicador, afável, de trato fácil e muito bem disposto a que o João se refere no seu divertido texto, que eu conheci nos anos oitenta e cujas características, as já referidas e mais umas quantas, me cativaram. O facto é que vim a casar com ele em 1989. Na altura, todos nós, seus colegas, achámos curioso o pormenor do “y” no seu segundo nome, provável resquício de algum traço conservador de família, pensávamos…
.
Vim a saber mais tarde que os nomes próprios que o identificam, nem sequer foram escolhidos pelos pais, que à data do seu nascimento eram muito novos, tendo-se submetido à escolha feita pelos padrinhos da criança. Desconfio até que nem seria esse o nome da preferência deles e, muito menos do próprio rapaz, mas isso é uma outra história e o facto é que assim foi registado: Virgílio Ruy Rodrigues Pestana, sendo este o nome que figura no seu arquivo de nascimento, como eu própria posso testemunhar.
.
Estou convencida de que mesmo quando não gostamos do nosso próprio nome, acabamos por assumi-lo, a ponto de o sentirmos como a nossa segunda pele. Julgo que tal aconteceu com o Virgílio e aquele “y” no Ruy passou a ser a sua imagem de marca, uma espécie de impressão digital que ele habituou a identificar na infância, logo que aprendeu a ler e verificou que os outros Ruis eram diferentes.
.
Ora, depois de tantos anos com esse nome, aqui há tempos o Virgílio chegou a casa possesso. Um funcionário da repartição de Finanças da nossa área de residência, pura e simplesmente, confiscou-lhe o cartão de contribuinte. E qual o motivo? Alegando que Rui não se pode escrever com y. Onde já se viu? Tem de ser com i.
Pobre Virgílio, de nada lhe valeu o seu poder de argumentação, nem os anos de treino de bom comunicador, nem a argúcia, nem a exibição da própria certidão de nascimento, ali, preto no branco. A decisão do funcionário foi irrevogável – confiscou-lhe o cartão e mandou fazer outro. No entanto, condescendente, lá admitiu:
.
- O Senhor pode continuar a assinar com y, se quiser. Mas para efeitos fiscais o seu segundo nome passa a ser Rui.
.
- É de bradar aos céus – lamentava-se o Virgílio. – Com tantos nomes disparatados que hoje em dia se vêem por aí, como: Cléber, Bryan, Sandokan, Vanessa, Mikael, ou Vânia, que no nosso tempo era nome próprio de homem nos romances Russos e logo aquele ignorante resolveu embirrar com o meu nome.
.
E assim se constata o poder que detém hoje em dia um obscuro funcionário de uma Repartição de Finanças. De repente, quando menos se esperava, saiu da obscuridade para aniquilar aquele “enigmático” ípsilon que ali se mantivera dignamente durante tantos anos, tendo até sido considerado como um “vestígio aristocrático” nos tempos do colégio.
.
Escusado será dizer que o Virgílio continua a assinar Ruy, com muito orgulho.




Ana Braga
A autora com o pai, Mário Braga,antigo professor do ERO,durante o
almoço dos Ex-ERO em 2009. Entre eles está a Mila Marques.
C O M E N T Á R I O S
J.L. Reboleira Alexandre disse...
Há precisamente 40 anos, na minha turma do 1º ano em Lisboa, lá na Rua do Chagas, havia uma bela colega Caboverdiana, que tinha um problema similar ao do Ruy. No entanto como era mulatchinha, nunca ninguém pensou dar-lhe ascendência aristocrática. Pudera!
O seu nome próprio era Geny (assim mesmo com um N e Y, e não 2 NNs, diminutivo de Jennifer). Era vê-la em luta diária com alguns professores, para escreverem o nome «comme il faut». O novo acordo ortográfico tem pelo menos a vantagem, de resolver estes pequenos, grandes problemas.
Julinha disse...
Muito interessante este testemunho da Ana Braga, que me fez ter vontade de a conhecer melhor num próximo Almoço.
Se a narrativa do João Serra me divertiu, então a estória do Ipsilon é deliciosa!
Agora a morte da "impressão digital duma criança" por um poderoso funcionário das Finanças foi certamente muito traumatizante para o coitado do RuY !Infelizmente já não são de estranhar estas coisas, se um juiz não tem consideração por uma criança, como poderá um funcionário de Finanças ter consideração por um adulto...
Obrigada Ana por ter partilhado este episódio connosco no blog do ERO.Júlia R
.
Isabel Esse
disse...
A prepotência e a arbitariedade são uma presença constante nos nossos serviços públicos(mas pouco...)infelizmente.
A história do Ruy é muito divertida e está aqui muito bem contada.Faz-me desejar que esta não seja a única intervenção da Ana Braga no nosso blogue!!!
.
J J
disse...
O episódio aqui descrito pela Ana é realmente muito curioso (e lusitano...). Está muito bem escrito (não consigo evitar o lugar comum "filha de peixe sabe nadar") e com inegável humor, próprio de quem, mesmo vivendo as situações, é capaz de as ver "por fora".
Conforme lhe comuniquei está desde já contratada como redactora e colaboradora do Blog, com todas as regalias inerentes. Pode ser que haja outra surpresa um dia destes, quem sabe?
Um abraço ao Virgílio e à Ana, bem-vindos ao Blog!JJ
João Serra disse:
Obrigado, Ana, por esse inestimável complemento da minha pequena narrativa.A nova história, que, de alguma forma, é também a história da sua vida com o Virgílio, presta uma homenagem muito bonita ao jovem que eu conheci aos 17/18 anos e que reencontrei em Novembro. O Ruy, hoje zelosamente,burocraticamente Rui, está a rir, encantado, na plateia. Merece. Diga-me por favor se bateu palmas.João
Luisa disse:
Estas histórias que se completam e encaixam como um puzzle ajudam-nos a refazer a imagem de um tempo que sem este blogue já teria passado.Assim está ainda presente nas nossas vidas.
A autora escreve muito bem,sei que é filha de um antigo professor do colégio que é um dos mais importantes escritores neo-realistas portugueses,por isso o JJ fala de ser filha de peixe.Beijos.L 
.
esds disse...
Rui ou Ruy não interessa. Sabemos, isso sim, que no início da década de 80, havia um tal Professor Vergílio Pestana que chegava à Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, no seu Citroën azul, de matrícula BU-??-??, para dar a conhecer o ABC da contabilidade a cerca de 50 futuros génios e actuais quarentões / quarentonas. Da sondagem efectuada concluímos que todos guardam esse Professor na memória. Os adjectivos hoje ouvidos só podem envolver saudade e carinho. Se este Professor Pestana é o mesmo, informamos que estamos a procurar arranjar uma forma de nos revermos. Para tal, criámos um mail: esds.outrora@gmail.com e uma página no Facebook: Esds Leiria Outrora. Caso estas palavras encontrem o tal Professor Pestana, ficamos à espera de um olá. Em nome dos antigos alunos, um Bem-Haja, Jorge Agostinho

5 comentários:

J.L. Reboleira Alexandre disse...

Há precisamente 40 anos, na minha turma do 1º ano em Lisboa, lá na Rua do Chagas, havia uma bela colega Caboverdiana, que tinha um problema similar ao do Ruy. No entanto como era mulatchinha, nunca ninguém pensou dar-lhe ascendência aristocrática. Pudera!

O seu nome próprio era Geny (assim mesmo com um N e Y, e não 2 NNs, diminutivo de Jennifer). Era vê-la em luta diária com alguns professores, para escreverem o nome «comme il faut». O novo acordo ortográfico tem pelo menos a vantagem, de resolver estes pequenos, grandes problemas.

Anónimo disse...

Muito interessante este testemunho da Ana Braga, que me fez ter vontade de a conhecer melhor num próximo Almoço.
Se a narrativa do João Serra me divertiu, então a estória do Ipsilon é deliciosa! Agora a morte da "impressão digital duma criança" por um poderoso funcionário das Finanças foi certamente muito traumatizante para o coitado do RuY !
Infelizmente já não são de estranhar estas coisas, se um juiz não tem consideração por uma criança, como poderá um funcionário de Finanças ter consideração por um adulto...
Obrigada Ana por ter partilhado este episódio connosco no blog do ERO.
Júlia R

Isabel Esse disse...

A prepotência e a arbitariedade são uma presença constante nos nossos serviços públicos(mas pouco...)infelizmente.
A história do Ruy é muito divertida e está aqui muito bem contada.Faz-me desejar que esta não seja a única intervenção da Ana Braga no nosso blogue!!!

J J disse...

O episódio aqui descrito pela Ana é realmente muito curioso (e lusitano...). Está muito bem escrito (não consigo evitar o lugar comum que "filha de peixe sabe nadar") e com inegável humor, próprio de quem, mesmo vivendo as situações, é capaz de as ver "por fora".

Conforme lhe comuniquei está desde já contratada como redactora e colaboradora do Blog, com todas as regalias inerentes. Pode ser que haja outra surpresa um dia destes, quem sabe?

Um abraço ao Virgílio e à Ana, bem-vindos ao Blog!
JJ

esds disse...

Rui ou Ruy não interessa. Sabemos, isso sim, que no início da década de 80, havia um tal Professor Vergílio Pestana que chegava à Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, no seu Citroën azul, de matrícula BU-??-??, para dar a conhecer o ABC da contabilidade a cerca de 50 futuros génios e actuais quarentões / quarentonas. Da sondagem efectuada concluímos que todos guardam esse Professor na memória. Os adjectivos hoje ouvidos só podem envolver saudade e carinho. Se este Professor Pestana é o mesmo, informamos que estamos a procurar arranjar uma forma de nos revermos. Para tal, criámos um mail: esds.outrora@gmail.com e uma página no Facebook: Esds Leiria Outrora.
Caso estas palavras encontrem o tal Professor Pestana, ficamos à espera de um olá.
Em nome dos antigos alunos, um Bem-Haja,
Jorge Agostinho