ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

A FITA DO TÓ

.
O Tó Freitas mostrou-me esta fita há algum tempo. Só agora tive tempo para a digitalizar e colocar aqui no Blog, à disposição de todos.
.
É sempre tão vasta a memória do Tó que nem sempre é fácil resumir e transmitir neste espaço as estórias que ele me conta... Os nomes encadeiam-se uns nos outros, as referências são intermináveis: "sabes perfeitamente quem é a Janinha, namorava com o Zé Baril, aquele que o pai tinha um café ali na Rua da Frente, mesmo ao pé da tabacaria que era da mãe da Mariquinhas que era prima de uma Mimi, que vinha à Foz no Verão - o pai dela era Coronel e tinha um Ford cinzento..." e eu fico ali, encantado a ouvi-lo contar os namoros, as tragédias, as comédias, de gerações de caldenses que a sua portentosa memória salvou, na maior parte dos casos, do mais que provável esquecimento...
.
E eu, impotente e enfeitiçado, deixo cair sobre o papel A4 a esferográfica com que tencionava (desta vez é que é!) tomar nota de todos aqueles detalhes e dos nomes daquelas pessoas que, segundo ele, eu conheço tão bem - sem suspeitar sequer quem elas são mas não tendo coragem de o admitir perante ele - "Não conheces tu outra coisa, é claro que conheces o Joãozinho Periquito, um primo dele era sargento-ajudante no quartel, na altura em que o Comandante era o Major Antunes, que tinha uma filha muito bonita, que namorou o Nélito...".
.
Adoro ouvi-lo contar tudo isto, e as festas, e as partidas aos professores, e as casas  e os carros que toda esta gente tinha, e as suas profissões , os seus destinos, as suas venturas e desventuras...
.
Já sei, estou a ficar chato e a repetir-me, a única coisa que interessa é a fita (digitalizada em três partes devido ao tamanho) e os nomes que lá estão. Alguma destas pessoas lê o Blog ? Alguém os conhece e reconhece pelas assinaturas ? Aguardemos.


C O M E N T Á R I O S
.
Alberto Barbosa
Reconheço a maioria das assinaturas, pois foram meus contemporâneos…
.
Suzel disse...
Gosto muito do vosso blog, embora (como já referi no facebook várias vezes) não frequentasse este Externato. Ouvi falar dele porque o meu marido teve um professor que também aí leccionou (Padre Albino) embora, refiro também que não foi pessoa que lhe tivesse deixado saudades. Conheço de nome algumas pessoas que passaram por esse Externato. Tive um colega de escola primária, que o frequentou. Omito-me de mencionar a pessoa porque não o faria sem a sua autorização. Mais uma vez parabéns e boa continuação.
.
Teresa Vieira Pereira disse...
Leio, volta não volta, este blog, e tenho pena de encontrar nele muito pouca gente do meu tempo do colégio. Desta vez, a fita do Tó trouxe a lembrança de muitos dos meus contemporâneos: a Isabel Albuquerque (filha da Sra D. Irene Albuquerque), o Carlos Calisto (primo dos Calistos), o Honório, a Tamé (Auta Amélia Bernardino), o Carlos Aurélio, o João Branco Lisboa, a Teresa Caldeira, o Carlos Arroja, que morreu num desastre de aviação na Madeira, o Pauleta. Outros nomes não consigo decifrar. A fita deve datar dos finais dos anos 50, princípio dos anos 60.
.
É verdade, João, o Tó tem naquela cabeça um incrível registo de histórias dos caldenses. É fantástico o que ele sabe, aquilo de que se lembra! Vê se consegues dele mais recordações desses anos. Quanto a partidas, muitas eram da iniciativa dele. Eu lembro-me do Tó estar a uma janela das traseiras da casa dele que dava para o pátio do colégio (ainda no prédio do Crespo) a atirar-nos para os olhos (a nós, do 3º ano) o reflexo do sol com um espelho. E o Dr. Azevedo danado! Será que ele ainda se lembra disso?
.
Alberto Barbosa disse...
Reconheço a história do espelho. O Tó por vezes fazia-o em pijama,e dava motivo de galhofa para quem nesse momento estava no páteo.
Um abraço
Alberto Barbosa
.
Luisa disse:
Como é possível ter passado tanto tempo?Não conheci o "Crespo" mas conheço a maioria dos alunos que aqui escreveram os seus nomes.E o Tó freitas é tal e qual o Jales aqui retrata,já tinha saudades de ler alguma coisa escrita por ele.
Como vinha no email,agora que o Natal passou vamos ter mais tempo para o Blog.Beijinhos a todos.L
.
Isabel Trüninger de Albuquerque
Claro que me revi de imediato na Fita do Tó com a aquela letra certinha direitinha da escola primária. O meu irmão e tantos colegas que nos fazem brilhar os olhos e aquecer a alma...Tantas histórias das aulas de música de física, gargalhadas sem fim. Uma das que marcou foi levantar-me da cama abrir a porta do roupeiro e todas aquelas preciosidades de rochas e minerais do Laboratório de Mineralogia rebolarem aos meus pés. Tudo aquilo que admirava, a pirite e tantas outras...!!!Nunca mais acabaria de contar histórias...
Obrigada pelo que fazem e que juntos podemos partilhar
Isabel
.
Joaquim disse...
Olá João.
 Depois de ter visto as listas do Tó Freitas, embora não tivesse sido aluno do Colégio, reconheço parte dos nomes que aí vêm mencionados. A minha pergunta será quantos desses nomes respondem à chamada, no blogue do ERO? Poucos, tenho quase a certeza, porque no blogue da B. Pinheiro acontece o mesmo, quando se trata de alunos que estudaram ou por lá andaram nos anos 50, por estas duas escolas de ensino. Embora houvesse um pouco de rivalidade em ambas as partes (mais no futebol), éramos todos mais ou menos da mesma idade e, quiséssemos ou não, todos nós nos cruzávamos na Esquina da H. Vaultier "Sindicato dos Desempregados" ou então perto da "Bijou", hoje Venezia, e no Parque, naquelas noites de verão ao som da Banda.
No último verão, quando da minha estadia em Portugal, disse ao Tó para se organizar uma partida de futebol (com uma padiola de lado) e seria fabuloso ver o grande Varela de volta à baliza, o Francês, o Quim, o J. Calisto, o Tó, o Ventura, o Honório, o Moura, o J. Calheiros, o Figueiredo, o Nozes e tantos outros. Tudo isto só na imaginação, mas pelo menos poderiam dar um sinal do "estamos presentes" e não deixarem morrer o vosso BLOGUE, entrem nele e contém as vossas aventuras e quantas vezes perderam contra a Bordalo (apenas brincadeira...)
Joaquim
.
J.L. Reboleira Alexandre disse...
Meu caro Chaves
Como não tenho aqui na «oficina»,como dizem os latinos, o teu mail e sei que o JJ não me vai levar a mal, gostava que me confirmasses se o Moura que referes é o meu velho amigo Lourenço que um dia enfiou 4 lá na baliza do glorioso (letra muito pequenina...)e se bem me lembro o keeper dos vermelhos era o Melo.
Sei que ele chegou a andar no ERO e é mais ou menos da tua idade.
Perdemos contacto há mais de 30 anos.
Abraço para vocês.
J.L. Reboleira Alexandre
.
Joaquim disse...
Amigo J.L. Reboleira, eu poderia enviar-te directamente o que pedes acerca do Moura, que passou a ser Lourenço no "nosso" Sporting, mas envio para o blogue Ele frequentou o "Colégio", nome como era conhecido o ERO, nos anos 50 e era de perto de Alcobaça. Tinha um forte remate e continua a ser o ex-jogador com mais golos nos clássicos do nosso futebol. Julgo que se formou em Farmácia e veio para o Canadá (Província do Quebec).A sua foto individual com a camisola do Sporting, encontra-se no núcleo sportinguista nas Caldas. O Tó Freitas, que foi seu colega, talvez tenha mais informações.
Joaquim
.
Laura M disse:
Um bom 2011 para todos.
Sou fã deste blogue e tenho tido mais sorte do que a Teresa Vieira Pereira, porque muitos colegas do meu tempo de colégio por aqui têm passado.
Vivi recordações inesquecíveis graças ao João Jales e à Julinha. Também fiz novas amizades, o que é muito gratificante.
Eu nunca frequentei o prédio do Crespo, o que fez com que eu não identifique muitas das assinaturas da fita do Tó.No entanto alguns dos nomes estão guardados na minha memória. São eles o Morais, a Teresa Caldeira, a Isabel Albuquerque e o Carlos Aurélio.
Hoje quando vi as fotografias lembrei-me muito bem da menina do lenço e do local onde a foto foi tirada. Por coincidência conheço a pequena que espreita por trás dela.
Quero deixar aqui uma palavra de agradecimento à Suzel por comentar no nosso blogue. Espero um dia poder vir a conhecê-la pessoalmente.
Laurinha
.
Higino disse...
A propósito, recordo aqui o Carlos João Arroja - cuja assinatura é perfeitamente legível - falecido prematuramente naquele trágico acidente da Madeira.

7 comentários:

suzel disse...

Gosto muito do vosso blog, embora ( como já referi no facebook várias vezes) não frequentei este Externato. Ouvi falar dele,porque o meu marido teve um professor que também aí leccionou ( Padre Albino)embora, refiro também que não foi pessoa que lhe tivesse deixado saudades. Conheço de nome algumas pessoas que passaram por esse externato. Tive um colega de escola primária, que o frequentou. Omito-me de mencionar a pessoa porque não o faria sem a sua autorização. Mais uma vez parabéns e boa continuação.

Teresa Vieira Pereira disse...

Leio, volta não volta, este blog, e tenho pena de encontra nele muito pouca gente do meu tempo do colégio. Desta vez, a fita do Tó trouxe a lembrança de muitos dos meus contemporâneos: a Isabel Albuquerque (filha da Sra D. Irene Albuquerque), o Carlos Calisto (primo dos Calistos), o Honório, a Tamé (Auta Amélia Bernardino), o Carlos Aurélio, o João Branco Lisboa, a Teresa Caldeira, o Carlos Arroja, que morreu num desastre de aviação na Madeira, o Pauleta. Outros nomes não consigo decifrar. A fita deve datar dos finais dos anos 50, princípio dos anos 60.

É verdade, João, o Tó tem naquela cabeça um incrível registo de histórias dos caldenses. É fantástico o que ele sabe, aquilo de que se lembra! Vê se consegues dele mais recordações desses anos. Quanto a partidas, muitas eram da iniciativa dele. Eu lembro-me do Tó estar a uma janela das traseiras da casa dele que dava para o pátio do colégio (ainda no prédio do Crespo) a atirar-nos para os olhos (a nós, do 3º ano) o reflexo do sol com um espelho. E o Dr. Azevedo danado! Será que ele ainda se lembra disso?

Alberto Barbosa disse...

Reconheço a história do espelho. O Tó por vezes fazia-o em pijama,e dava motivo de galhofa para quem nesse momento estava no páteo.

Um abraço
Alberto Barbosa

Anónimo disse...

Olá João. Depois de ter visto as listas do Tó Freitas, embora não tivesse sido aluno do Colégio, reconheço parte dos nomes que aí vêm mencionados. A minha pergunta, será quantos desses nomes, respondem à chamada, no blogue do ERO? Poucos, tenho quase a certeza, porque no blogue da B. Pinheiro acontece o mesmo, quando se trata de alunos que estudaram ou por lá andaram nos anos 50, por estas duas escolas de ensino. Embora houvesse um pouco de rivalidade em ambas as partes (mais no futebol), éramos todos mais ou menos da mesma idade e quiséssemos ou não, todos nós se cruzávamos na Esquina da H. Vaultier "Sindicato dos Desempregados" ou então perto da"Bijou", hoje Venezia e no Parque,naquelas noites de verão ao som da Banda No último verão, quando da minha estadia em Portugal disse ao Tó para se organizar uma partida de futebol (com uma padiola de lado) e seria fabuloso ver o grande Varela de volta à baliza, o Francês, o Quim, o J. Calisto, o Tó, o Ventura, o Honório, o Moura, o J. Calheiros, o Figueiredo, o Nozes e tantos outros. Tudo isto só na imaginação, mas pelo menos poderiam dar um sinal do "estamos presentes" e não deixarem morrer o vosso BLOGUE, entrem nele e contém as vossas aventuras e quantas vezes perderam contra a Bordalo (apenas brincadeira)
Joaquim

J.L. Reboleira Alexandre disse...

Meu caro Chaves
Como não tenho aqui na «oficina»,como dizem os latinos o teu mail e sei que o JJ não me vai levar a mal, gostava que me confirmasses se o Moura que referes é o meu velho amigo Lourenço que um dia enfiou 4 lá na baliza do glorioso (letra muito pequenina...)e se bem me lembro o keeper dos vermelhos era o Melo.
Sei que ele chegou a andar no ERO e é mais ou menos da tua idade.
Perdemos contacto há mais de 30 anos.
Abraço para vocês.

J.L. Reboleira Alexandre

Higino disse...

A propósito, recordo aqui o Carlos João Arroja - cuja assinatura é perfeitamente legível - falecido prematuramente naquele trágico acidente da Madeira.

Anónimo disse...

Amigo J.L. Reboleira, eu poderia enviar-te directamente o que pedes acerca do Moura "que passou a ser Lourenço no "nosso" Sporting, mas envio para o blogue Ele frequentou o "Colégio", nome como era conhecido o ERO, nos anos 50 e era perto de Alcobaça. Tinha um forte remate e continua a ser o ex jogador dos golos mais clássicos do nosso futebol. Julgo que se formou em Farmácia e veio para o Canadá (Província do Quebec).A sua foto individual com a camisola do Sporting, encontra-se no núcleo sportinguista nas Caldas. O Tó Freitas que foi seu colega, talvez tenha mais informações Joaquim