ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

AINDA A EXCURSÃO DE 1967 (E ALGUMAS RESPOSTAS).

.
.
1. RESPOSTAS PARA A GUIDA, MELITA E JULINHA

Guida :
que bom teres mandado as fotos, algumas não me lembrava delas e nem consigo saber onde foram tiradas... será que consegues descobrir? Penso que a do Cruzeiro é Oviedo ou seria Santander ? … e que bem recordaste a passagem da fronteira…digo-te, mais uma “branca” nos meus registos …. Só me lembro de ter chegado tarde a Vigo e ter comido pescada ao jantar... decididamente estou a perder qualidades ... ehehehehe
Beijinhos
Ana

Mélita :
Que bela descrição da nossa viagem ao Norte de Espanha….ainda bem que a fizeste … Ri com gosto quando referiste a minha boa memória….confesso que aqui estava completamente “out”…. as socas do sr. Prior ?????? a subida ao farol na Corunha ????? a paisagem lá do alto ?????? não me lembro de nada … e ainda não tinha bebido a cuba…… decididamente as peripécias desta excursão estavam muito escondidas no meu arquivo !!!!!!!!!! Obrigada amiga, fizeste com que eu “rebobinasse o filme “ e as revivesse ….
E no meio deste rebobinar de recordações surgiram algumas que, tal como tu, não sei se terão algum interesse para o blogue mas são momentos que recordo com muito carinho. Vou encaminhar estes “apontamentos” para o João e ele logo decidirá…..
Mais uma vez obrigada Mélita, sem ti não teria conseguido arrancar para escrever o quer que fosse… ficava só pela legenda das fotos ehehehehe
Beijinhos
Ana

.
.
Julinha :
Só tu para “dissecares” tão bem a fotografia …
Tens razão as nossas fotos são muito semelhantes às tuas, principalmente no ar engravatado e aprumadinho dos rapazes.
Mas repara que nós meninas também estávamos muito giras, com fatiotas muito fashion onde nem faltava o colar de pérolas para compôr...
Ah e o lenço à Brigitt Bardot ? estava muito em voga, sim senhora … era mesmo o puro suco da barbatana… mas confesso –te que não era só pelo frio, é que se o meu cabelo encaracolasse com a humidade não havia baby liss que me valesse !!!!!!.
Quanto ao meu ar pensativo, lamento desiludir-te … não houve raspanete, nem doença, nem saudades … também não seriam as socas do Sr. Prior que cativavam a minha atenção, nem me lembrava delas se não fosse a nossa Mélita…. Possivelmente estava concentrada nos ensinamentos do nosso Director…eheheheheh…
Obrigada Julinha pelo teu humor … .tiveste o condão de “reactivar” a minha vontade de escrever…
Beijinhos
Ana



2. A EXCURSÃO PROPRIAMENTE DITA


Confesso que a minha memória neste caso falhou e foi graças à descrição da Mélita que estes apontamentos surgiram … vivências guardadas com muito carinho e que agora partilho convosco.

Santiago de Compostela
Quando entrámos na Catedral a música ecoava pela nave de tal modo que, por momentos, fiquei fora do espaço e do tempo e com uma sensação, uma certeza de que se pedisse algo a Santiago ele me ouviria …
Ora, faz parte do ritual dos peregrinos abraçar a imagem do Santo que se encontra por cima do altar e no momento do abraço pedir –lhe ajuda. Eu tinha sabido nesse dia que a minha mãe estava no Montepio com uma febre alta, sem saberem o motivo da tal dita febre… Claro que pedi por ela e o que é certo é que a febre assim como apareceu desapareceu e sem qualquer medicação…. à noite já estava boa …. intervenção de Santiago ? para mim foi, ou não seja eu uma mulher de fé…. (João aqui é meu lado místico… a seguir vais ver que tenho outro…… )

Ribadeo
Em Ribadeo parámos apenas para almoçar e uma situação normal não haveria nada a acrescentar. No entanto algo deu azo aque este almoço fosse muito falado durante a excursão. Sabem por quê? alguém se lembra ? não foi pela qualidade do menu apresentado … Não senhor ... O dito almoço ficou famoso por activar o funcionamento intestinal dos excursionistas de tal modo que algumas sanitas entupiram … (João este é o meu lado carnavalesco não sei se o ponhas, é que os leitores do nosso blog podem ficar chocados …. eheheheh )


Oviedo,
Nessa dita tarde em que nos perdemos para comprar os “recuerdos” , ao entrar numa loja levei um encontrão de uma mulher e ouvi de imediato:- el pañuelo…. el pañuelo …
O que é que tinha acontecido? A fulana tinha –me roubado! Meteu a mão na carteira ... o porta moedas voou e no voo arrastou o meu lenço para o chão… A sensação foi horrível… ai as minhas ricas pesetas !!!!! ai os recuerdos …como é que eu arranjava as pesetas ? o multibanco ainda não existia …. Digo-vos que foi uma má experiência … mas agora vem o reverso da medalha …
Vocês lembram-se como foram tão queridos comigo? juntaram-se e entre todos repuseram aquilo que me tinha sido roubado…. Mesmo com a falta das gotas não me esqueci deste mimo … riquezas, obrigada mais uma vez pelo vosso carinho.

Neve
Eu fiz parte do grupo que viu nevar pela a primeira vez …. achei um espectáculo e também andei cá por fora, agora o não estar na foto é um mistério que não consigo resolver ... Carrilho, Mami será que voces me ajudam, onde é que nós estávamos? Não sei se recorra à hipnose para tirar este assunto a limpo(ehehehehe).




Burgos
Uma catedral imponente que associo a uma imagem, um bocadinho assustadora, de um Jesus crucificado que nos disseram ser única por ter pele e cabelo humano…
Como já foi dito várias vezes , o nosso director dava-nos sempre uma explicação muito precisa sobre o local que estávamos a visitar e não sei se foi aqui em Burgos que a nossa Gracinha Soeiro olha para o tecto e diz muito séria :
-"Meninos… meninos .. olhem para cima e vejam uma bela teia de aranha do século XVII... “
Gargalhada geral e um sorriso do Padre Albino..

Salamanca
Pois é…Salamanca é linda mas não consigo acrescentar mais nada pois as imagens da Plaza Mayor, brilhante, dourada com a luz do sol misturam-se completamente com a cubalibre !

Meus queridos colegas, vou ficar por aqui mas torcendo para que vocês encontrem mais fotos e recordações que possam completar a nossa viagem de 1967.

Beijinhos e um abraço para todos
Ana Nascimento
.
C O M E N T Á R I O S
.
António J M disse...
Afinal não era a brincar,esta versão hardcore-como lhe chamou o JJ-tem mesmo um crime e o esgoto entupido,julguei que era mais uma das suas jokes.
Agora falta alguém juntar as várias histórias e temos a História da Excursão...ou então não e cada leitor faz a sua!Gostei.
.
Maria Manuela Gama Vieira
Está com muita graça :-)

Guida Carvalho da Silva
que excursão fantástica! Muito divertido!
.
Guida disse...
A fotografia do grupo junto ao cruzeiro é na Cartuxa, junto de um convento de frades silenciosos. Só o porteiro tinha ordem de falar.
.
Julinha disse:
Ah.........seria nesta Excursão que o Padre Albino se inspirou para ir para a Cartuxa ????
.
Guida disse...
Quanto a escapadelas para compras eu e o Carrilhito fizemos uma em Oviedo, corremos como doidos por aquelas ruas e chegámos atrasados ao almoço, vermelhos e suados. Bem tentámos ingenuamente passar despercebidos mas o padre Albino tinha os olhos bem abertos e a chispar. De facto era mesmo impossível, já todos estavam sentados à mesa e o almoço estava a ser servido. Que aventura!
.
diz o que te vai na alma disse...
é sempre bom passar por cá e ler com gosto estas passadas aventuras. Por aqui sente-se que "recordar é viver".Continuem!
.
Laura Morgado
Acabei de votar...mais um pouco perdia o comboio!!!
Gostei muito do que acabei de ler sobre a excursão de 1967.Parabéns aos participantes deste post.
.
M Rosário Pimentel disse...
Diverti-me com os relatos desta excursão vivenciada por colegas que identifico e surpreendi-me com o sorriso do Padre Albino...!
Recordar uma viagem e suas eventuais peripécias é sempre muito agradável,mas mais gratificante se ocorreu na juventude com colegas da Escola,fora do País e,tratando-se,frequentemente ,da primeira viagem sem a família,conferindo um certo ar de independência.
Belo post,como habitualmente!
MRosário Pimentel
.

4 comentários:

Guida disse...

A fotografia do grupo junto ao cruzeiro é na Cartuxa junto de um convento de frades silenciosos. Só o porteiro tinha ordem de falar.

Guida Santos

diz o que te vai na alma disse...

é sempre bom passar por cá e ler com gosto estas passadas aventuras. Por aqui sente-se que "recordar é viver".
Continuem!

António J M disse...

Afinal não era a brincar,esta versão hardcore-como lhe chamou o JJ-tem mesmo um crime e o esgoto entupido,julguei que era mais uma das suas jokes.
Agora falta alguém juntar as várias histórias e temos a História da Excursão...ou então não e cada leitor faz a sua!
Gostei.

Anónimo disse...

Diverti-me com os relatos desta excursão vivenciada por colegas que identifico e surpreendi-me com o sorriso do Padre Albino...!
Recordar uma viagem e suas eventuais peripécias é sempre muito agradável,mas mais gratificante se ocorreu na juventude com colegas da Escola,fora do País e,tratando-se,frequentemente ,da primeira viagem sem a família,conferindo um certo ar de independência.
Belo post,como habitualmente!

MRosário Pimentel