ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

A FOTOGRAFIA

.
Esta deve ser uma das mais completas fotografias do Colégio no momento em que foi tirada . Não tem data mas, pela idade dos intervenientes, eu arriscaria 1962/1963.
Não é fácil fazer uma legendagem, mas podem ir escrevendo nomes nos comentários...
.
C O M E N T Á R I O S
.
JMiguel disse...

Estou chumbado, é um desafio esmagador!
Estou seguro quanto à DrªAlda (à esquerda, a rir-se, antes da porta,no contorno do grupo), ao Cardeal Cerejeira e ao Padre António Emílio (à direita no contorno do grupo). O Padre Luís Moita parece-me estar na ombreira da entrada à direita. À frente dele sobre a direita é o Anacleto? No contorno do lado direito (de casaco, com fumo, e gravata) é o Honório? Frente ao Honório há uma fila de 3 miúdos e no vértice da gravata do 3ºestá uma Vieira Pereira? Teresa? Luísa? Seguindo o contorno do grupo acima do suposto Honório, e à esquerda da janela, é a D. Esperança? É a Ana Vieira Lino atrás do ombro direito do Sr. Cardeal? A Ilda Lourenço e a Helena Arroz estão no centro, na fronteira com os rapazes, a ouvirem um miúdo de perfil (Zé Manel Pais?)? Seguindo para a esquerda (ao mesmo nível da cabeça da Helena Arroz) é a Ifigénia? E atrás dela e à esquerda a Emiliana? Continuando para a esquerda está uma actual médica cujo nome não me ocorre.

A garotada que faz a 1ª linha é a minha turma? O primeiro com o joelho esquerdo no chão o Zé Castro? Atrás de pé, mas inclinado a olhar para a câmara o Jorge Mendes Fernandes (por onde andas?)? Voltando à 1ª fila o 3º, de cócoras, o Marques Filipe? e o 5º o Luís Rolim? Atrás do Filipe é o Gilberto que está a olhar para a câmara com a cara torcida? E ao lado, serei eu? E atrás, de óculos, o Carlos Pires? E a seguir (a Ilda está no meio) o António Hilário? O António Medina tinha óculos? Então pode ser o 8º da primeira fila. Atrás dele está o Rui Silva? E atrás deste o Álvaro Pimenta de Castro? Ou está na 1ª fila mais à frente com os braços a circularem o joelho direito? Á frente e à direita do Sr. Cardeal é o Roberto Ornelas Monteiro?


Isabel disse...

Entre as várias caras conhecidas, creio que na porta, encostado ao lado direito, está o então Pe.Luís Moita, pelo que o ano lectivo será de 61/62, por ocasião da visita do Card. Cerejeira, que figura mais ou menos ao meio.

Lembro-me que foi num sábado e tenho ideia de ser em princípios de Junho, logo, de 62.

Nunca a tinha visto e só é pena não se ver com mais nitidez.

Venham mais destas!

Isabel V.P.

salette saraiva disse...
Olá. esta fotografia é o máximo!!!Acho que descobri mais alguns nomes, vamos ver...
Junto ao P.António Emilio está a Olga , de tranças, a Lisete e a Anabela Pimpão.Na 1ª fila ( sim,J.Miguel , é a nossa turma)estou eu e a Adélia.Por trás do Zé Castro está a Teresa Arroja. Ao lado do Cardeal está a Ema Botelho.Tambem vejo a Melita Teotónio mais ao fundo e um pouco mais abaixo, à esquerda. a Manuela Carvalheiro.Para já é tudo.Prometo continuar a esforçar-me!! 

Laura disse...
Olá João
Como podemos passar sem o nosso blog?
Eu nunca tinha visto esta fotografia.
Lembro-me perfeitamente deste dia…a visita do Cardeal Cerejeira ao nosso ERO!
Também recordo a enorme fila, no átrio, para que os alunos pudessem apresentar os cumprimentos ao Cardeal.
O ritual marcou…pois era suposto beijar-se o anel de sua Eminência ou a mão junto ao dito.
Nessa altura não se pensava em bactérias...nem em coisas afins!!!
Mesmo assim senti alguma relutância no cumprimento do meu dever.
Penso que andava no 4º ano e portanto corria o ano lectivo 1961/1962.
Mas a nossa querida Ana saberá melhor.
Beijinhos para todos que recordo com muita saudade.
Laurinha
.
jorge disse...
fantástica fotografia,mistério impossível de desvendarº-descobrir todos os nomes!
ainda não estava no ero em 63 mas conheço muitas caras.onde é que vais buscar estes tesouros?keep up the good work.j
.
cx disse...
Eu sou a segunda menina da esquerda ao lado da menina que está de joelhos, mas não consigo identificar nenhum dos meus colegas de turma...eu ainda me lembro de alguns...que mistério!! Gostei muito de ver, os meus agradecimentos a quem partilhou!!
São Caixinha
.
Julinha disse...

Vou tentar dar a minha colaboração ,embora seja um pouco difícil localizar com precisão os colegas identificados.
Junto à ombreira, do lado esq.da entrada, a Madame Irene Albuquerque e o Dr André à frente. Logo à esq. a Lucília e à frente desta a Manuela Carvalheiro. Para a direita dela a Emiliana,para a esquerda e para baixo a Lurdes Serrazina e depois para a direita e para baixo a Alice Serafim. Frente à Emiliana,a Efigénia ; na fila abaixo e para a direita o Manuel Teotónio. Atrás para a direita a Nami Caldeira (?)e a seguir a Fátima Rosado Pereira..Segue-se a Lena Arroz e a Ilda Lourenço que estão a falar com o Zé Manel Pais . A contar do P.Luís Moita para a esquerda e em diagonal,a seguir aos 2 rapazes, estou eu (Júlia Ribeiro) . A seguir e para a esquerda a Amélia Teotónio ( Mélita) e logo abaixo a São Pina e a Laura Morgado.

Tendo o Sr Cardeal como ponto de referência :
Atrás e à esquerda a Ana Vieira Lino;a seguir e para a esquerda a Fernanda Casimiro; para a direita a Ema Botelho; atrás desta,a Dionisia (?).Nas filas abaixo do Sr Cardeal,em diagonal e para a esquerda o 1º rapaz(?),o 2º parece-me um dos irmãos Xavier e abaixo deste está o Mário Figueira.

Filas abaixo do Sr Cardeal,em diagonal e para a direita o 2º rapaz o Chico V.Lino (?). Atrás deste e para a direita a Manuela V Pereira,logo atrás e para a direita a Isabel V P (?).

A frente do P.António Emílio ,de pé está a Lisete Palma (?),a Anabela Pimpão (?) logo á esquerda e depois de um menino que não conheço está a Lena V P.

Com o Honório de gravata e já identificado,mais acima um colega grande, que será o Vitorino (?) e depois a Teresa V P.Para a esquerda o Chico Teodósio e abaixo deste o Fialho.

Na fila do Honório, o 3º é o João Mário Anjos e a cabeça junto á mão do Honório ,o Alberto Campos. Também me parece ser o Anacleto á frente do P. Luís Moita.

Para a direita da Drª Alda ,a Tamé (?) ; a cabeça abaixo da Drª Alda julgo ser o Eduardo Artur Carvalho da Silva e à dtª deste, o Zé Mário Rego.
Não sei se me consegui fazer entender no meio da confusão de filas ,de direitas e esquerdas....abaixos e acimas !
Júlia R
.
Emiliana Rego Filipe disse.
Fabulosa fotografia !

Gostei imenso de viajar no tempo e de me tentar recordar vagamente deste dia.Parabéns a quem tão habilmente consegue descobrir estas relíquias.

É pouco o contributo que poderei dar na descoberta de mais alguns elementos,mas cá vai uma ajudinha:

Em cima,à dta,no grupo de 3,o do meio não será o Dr Azevedo?

Logo na fila a seguir a cabecinha por cima da Manuela Carvalheiro é a Lucília e ao lado dto,com o braço no meu ombro a Mami .

Do lado esq da Manuela temos a Lucete e,ligeiramente abaixo desta,parece-me a Bia Teotónio (?).

A Edviges à esq ,ligeiramente abaixo da Serrazina e ao lado a Ana Gil.

Do lado dto do Sr Cardeal o Pedro Alegre,e ao lado do Roderto o Luis Xavier.

Cá em baixo, à frente do Chico V. Lino, está a Ema e atrás dela a Deolinda.

Também me parece o Jorge Teixeira ao centro em cima,tendo á dta a São Pina (ao lado da Júlia e por cima da Laura)

Finalmente, na fila de baixo à esq o de gravatinha creio que é o João Lourenço!

Um abraço saudoso para todos

Emiliana
.
Alfredo disse...
Minhas amigas e meus amigos, vocês conseguem identificar os colegas passados 48 anos?!! tiro-vos o meu chapéu, que feito extraordinário que só vinca a amizade que foi obtida na época e que pelos vistos perdurou e vai perdorar até ao fim da vida.
Os meus parabéns e admiração.
Um abraço a todos,
A. Justiça
.
Laura Morgado disse:
Um beijinho de agradecimento para a nossa ANA!
Laurinha
.
Melita disse:
Olá JJ
Quero felicitar os colegas que já conseguiram identificar a maioria de alunos na fotografia do Sr Cardeal,tratou-se de um belo exercício de memória.

Também reconheci algumas pessoas, as caras mais fáceis certamente, mas já identificados.

Porém há um rapaz ainda não identificado que me parece ser um dos Lisboas, Carlos?,da farmácia com o mesmo nome e que se encontra mais ou menos à direita do Anselmo,será?

Foi o contributo possível...

Um abraço para todos

Mélita Teotónio



11 comentários:

JMiguel disse...

Estou chumbado, é um desafio esmagador! Estou seguro quanto à DrªAlda (à esquerda, a rir-se, antes da porta,no contorno do grupo), ao Cardeal Cerejeira e ao Padre António Emílio (à direita no contorno do grupo). O Padre Luís Moita parece-me estar na ombreira da entrada à direita. À frente dele sobre a direita é o Anacleto? No contorno do lado direito (de casaco, com fumo, e gravata) é o Honório? Frente ao Honório há uma fila de 3 miúdos e no vértice da gravata do 3ºestá uma Vieira Pereira? Teresa? Luísa? Seguindo o contorno do grupo acima do suposto Honório, e à esquerda da janela, é a D. Esperança? É a Ana Vieira Lino atrás do ombro direito do Sr. Cardeal? A Ilda Lourenço e a Helena Arroz estão no centro, na fronteira com os rapazes, a ouvirem um miúdo de perfil (Zé Manel Pais?)? Seguindo para a esquerda (ao mesmo nível da cabeça da Helena Arroz) é a Ifigénia? E atrás dela e à esquerda a Emiliana? Continuando para a esquerda está uma actual mádica cujo nome não me ocorre.
A garotada que faz a 1ª linha é a minha turma? O primeiro com o joelho esquerdo no chão o Zé Castro? Atrás de pé, mas inclinado a olhar para a câmara o Jorge Mendes Fernandes (por onde andas?)? Voltando à 1ª fila o 3º, de cócoras, o Marques Filipe? e o 5º o Luís Rolim? Atrás do Filipe é o Gilberto que está a olhar para a câmara com a cara torcida? E ao lado, serei eu? E atrás, de óculos, o Carlos Pires? E a seguir (a Ilda está no meio) o António Hilário? O António Medina tinha óculos? Então pode ser o 8º da primeira fila. Atrás dele está o Rui Silva? E atrás deste o Álvaro Pimenta de Castro? Ou está na 1ª fila mais à frente com os braços a circularem o joelho direito? Á frente e à direita do Sr. Cardeal é o Roberto Ornelas Monteiro?

Anónimo disse...

Entre as várias caras conhecidas, creio que na porta, encostado ao lado direito, está o então Pe.Luís Moita, pelo que o ano lectivo será de 61/62, por ocasião da visita do Card. Cerejeira, que figura mais ou menos ao meio.
Lembro-me que foi num sábado e tenho ideia de ser em princípios de Junho, logo, de 62.
Nunca a tinha visto e só é pena não se ver com mais nitidez.
Venham mais destas!
Isabel V.P.

salette saraiva disse...

Olá. esta fotografia é o máximo!!!Acho que descobri mais alguns nomes, vamos ver... Junto ao P.António Emilio está a Olga , de tranças, a Lisete e a Anabela Pimpão.Na 1ª fila ( sim,J.Miguel , é a nossa turma)estou eu e a Adélia.Por trás do Zé Castro está a Teresa Arroja. Ao lado do Cardeal está a Ema Botelho.Tambem vejo a Melita Teotónio mais ao fundo e um pouco mais abaixo, á esquerda a Manuela Carvalheiro.Para já é tudo.Prometo continuar a esforçar-me!!

Anónimo disse...

Olá João

Como podemos passar sem o nosso blog?
Eu nunca tinha visto esta fotografia.
Lembro-me perfeitamente deste dia…a visita do Cardeal Cerejeira ao nosso ERO!

Também recordo a enorme fila, no átrio, para que os alunos pudessem apresentar os cumprimentos ao Cardeal.
O ritual marcou…pois era suposto beijar-se o anel de sua Eminência ou a mão junto ao dito.
Nessa altura não se pensava em bactérias...nem em coisas afins!!!
Mesmo assim senti alguma relutância no cumprimento do meu dever.

Penso que andava no 4º ano e portanto corria o ano lectivo 1961/1962.
Mas a nossa querida Ana saberá melhor.

Beijinhos para todos que recordo com muita saudade.

Laurinha

jorge disse...

fantástica fotografia,mistério impossível de desvendarº-descobrir todos os nomes!
ainda não estava no ero em 63 mas conheço muitas caras.onde é que vais buscar estes tesouros?keep up the good work.j

cx disse...

Eu sou a segunda menina da esquerda ao lado da menina que está de joelhos, mas não consigo identificar nenhum dos meus colegas de turma...eu ainda me lembro de alguns...que mistério!! Gostei muito de ver, os meus agradecimentos a quem partilhou!!

São Caixinha

Anónimo disse...

Vou tentar dar a minha colaboração ,embora seja um pouco difícil localizar com precisão os colegas identificados.
Junto à ombreira, do lado esq.da entrada, a Madame Irene Albuquerque e o Dr André à frente. Logo à esq. a Lucília e à frente desta a Manuela Carvalheiro. Para a direita dela a Emiliana,para a esquerda e para baixo a Lurdes Serrazina e depois para a direita e para baixo a Alice Serafim. Frente à Emiliana,a Efigénia ; na fila abaixo e para a direita o Manuel Teotónio. Atrás para a direita a Nami Caldeira (?)e a seguir a Fátima Rosado Pereira..Segue-se a Lena Arroz e a Ilda Lourenço que estão a falar com o Zé Manel Pais . A contar do P.Luís Moita para a esquerda e em diagonal,a seguir aos 2 rapazes, estou eu (Júlia Ribeiro) . A seguir e para a esquerda a Amélia Teotónio ( Mélita) e logo abaixo a São Pina e a Laura Morgado.
Tendo o Sr Cardeal como ponto de referência :-)
Atrás e à esquerda a Ana Vieira Lino ;a seguir e para a esquerda a Fernanda Casimiro ; para a direita a Ema Botelho ; atrás desta,a Dionisia (?).Nas filas abaixo do Sr Cardeal,em diagonal e para a esquerda o 1º rapaz(?),o 2º parece-me um dos irmãos Xavier e abaixo deste está o Mário Figueira.
Filas abaixo do Sr Cardeal,em diagonal e para a direita o 2º rapaz o Chico V.Lino (?). Atrás deste e para a direita a Manuela V Pereira,logo atrás e para a direita a Isabel V P (?).
A frente do P.António Emílio ,de pé está a Lisete Palma (?),a Anabela Pimpão (?) logo á esquerda e depois de um menino que não conheço está a Lena V P.
Com o Honório de gravata e já identificado,mais acima um colega grande, que será o Vitorino (?) e depois a Teresa V P.Para a esquerda o Chico Teodósio e abaixo deste o Fialho.
Na fila do Honório, o 3º é o João Mário Anjos e a cabeça junto á mão do Honório ,o Alberto Campos. Também me parece ser o Anacleto á frente do P. Luís Moita.
Para a direita da Drª Alda ,a Tamé (?) ; a cabeça abaixo da Drª Alda julgo ser o Eduardo Artur Carvalho da Silva e à dtª deste, o Zé Mário Rego.

Não sei se me consegui fazer entender no meio da confusão de filas ,de direitas e esquerdas....abaixos e acimas !

Júlia R

Anónimo disse...

Fabulosa fotografia !
Gostei imenso de viajar no tempo e de me tentar recordar vagamente deste dia.Parabéns a quem tão habilmente consegue descobrir estas relíquias.
É pouco o contributo que poderei dar na descoberta de mais alguns elementos,mas cá vai uma ajudinha:
Em cima,à dta,no grupo de 3,o do meio não será o Dr Azevedo?
Logo na fila a seguir a cabecinha por cima da Manuela Carvalheiro é a Lucília e ao lado dto,com o braço no meu ombro a Mami .
Do lado esq da Manuela temos a Lucete e ,ligeiramente abaixo desta,parece-me a Bia Teotónio (?).
A Edviges à esq ,ligeiramente abaixo da Serrazina e ao lado a Ana Gil.
Do lado dto do Sr Cardeal o Pedro Alegre,e ao lado do Roderto o Luis Xavier.
Cá em baixo, à frente do Chico V. Lino, está a Ema e atrás dela a Deolinda.
Também me parece o Jorge Teixeira ao centro em cima,tendo á dta a São Pina (ao lado da Júlia e por cima da Laura)
Finalmente, na fila de baixo à esq o de gravatinha creio que é o João Lourenço!
Um abraço saudoso para todos

Emiliana

Alfredo disse...

Minhas amigas e meus amigos, vocês conseguem identificar os colegas passados 48 anos?!! tiro-vos o meu chapéu, que feito extraordinário que só vinca a amizade que foi obtida na época e que pelos vistos perdurou e vai perdorar até ao fim da vida.
Os meus parabéns e admiração.
Um abraço a todos,
A. Justiça

Anónimo disse...

Laura Morgado

Um beijinho de agradecimento para a nossa ANA!

Laurinha

teresa caldeano disse...

Parabéns Ana! Que bela memória! Se não fosses tu ficavam todos por identificar. Para mim só os nomes me são familiaresres. Não consigo ver-me na fotografia à porta do colégio mas estava lá de certeza. lembro-me perfeitamente desta visita e do próprio momento de tirar a fotografia.
Apesar de tudo foi uma alegria porque esse dia não houve aulas.
Teresa Caldeano