ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Setembro de 1964 (2)

.
Este conjunto de fotografias, de que a publicada no post anterior também fazia parte, documentam uma reunião de professores no Vimeiro em Setembro de 1964. 
.
Pelo que julgo saber estas reuniões destinavam-se a criar um espírito de grupo entre o corpo docente, promovendo um melhor conhecimento entre os diversos elementos e fomentando um relacionamento social entre eles, para além das suas relações de trabalho.
.
Teríamos todos curiosidade em saber se eram alcançados esses objectivos e qual o espírito que presidia a estas reuniões.
.




Anónimo C O M E N T Á R I O S
 
Jaime Serafim disse...
O Externato Ramalho Ortigão e o Seminário de Penafirme pertenciam ao Patriarcado de Lisboa. Por doís anos consecutivos, creio que em 64 e em 65, foram oferecidas estadas em Penafirme, no verão, aos professores e pessoal de secretaria do E.R.O. que o desejassem. Não recordo quanto tempo estive em cada uma das estadas, mas foi ainda bastante. Era solteiro, sem compromissos e ali tinha um bom quarto, excelentes refeições e a companhia sempre agradável de colegas, uns por mais tempo, outros por menos. Mas nunca estive só. Normalmente íamos à praia a Santa Cruz mas, uma vez por outra, dávamos uma voltinha a Mafra, a Torres Vedras ou à piscina do Vimeiro. À noite, depois do jantar, caminhávamos a pé até Santa cruz, para um cafezinho. Era sempre um passeio bem disposto e divertido. Lembra-me de cantarmos e de se chegar a fazer uma roda num dos miradouros do caminho. Outras noites ficávamos no salão do Seminário – grande, bem mobilado e muito confortável. Aí se conversava e ouvia música. Frequentemente cantávamos, com dicas de jovens padres que lá estavam de férias ou mesmo a morar. Tocavam guitarra e cantavam muito bem. Um deles, mais tarde, notabilizou-se no campo das cantigas de intervenção – o padre Fanhais. Era reitor do Seminário um jovem muito simpático, de trinta e poucos anos e que, já nessa altura, mostrava ser bastante promissor – era o actual Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, nosso ilustre conterrâneo.

1 comentário:

Jaime Serafim disse...

O Externato Ramalho Ortigão e o Seminário de Penafirme pertenciam ao Patriarcado de Lisboa.
Por doís anos consecutivos, creio que em 64 e em 65, foram oferecidas estadas em Penafirme, no verão, aos professores e pessoal de secretaria do E.R.O. que o desejassem.
Não recordo quanto tempo estive em cada uma das estadas, mas foi ainda bastante. Era solteiro, sem compromissos e ali tinha um bom quarto, excelentes refeições e a companhia sempre agradável de colegas, uns por mais tempo, outros por menos. Mas nunca estive só.
Normalmente íamos à praia a Santa Cruz mas, uma vez por outra, dávamos uma voltinha a Mafra, a Torres Vedras ou à piscina do Vimeiro. À noite, depois do jantar, caminhávamos a pé até Santa cruz, para um cafezinho. Era sempre um passeio bem disposto e divertido. Lembra-me de cantarmos e de se chegar a fazer uma roda num dos miradouros do caminho.
Outras noites ficávamos no salão do Seminário – grande, bem mobilado e muito confortável. Aí se conversava e ouvia música. Frequentemente cantávamos, com dicas de jovens padres que lá estavam de férias ou mesmo a morar. Tocavam guitarra e cantavam muito bem. Um deles, mais tarde, notabilizou-se no campo das cantigas de intervenção – o padre Fanhais.
Era reitor do Seminário um jovem muito simpático, de trinta e poucos anos e que, já nessa altura, mostrava ser bastante promissor – era o actual Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, nosso ilustre conterrâneo.