ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

OS "CALDENSES"

DA ESQUERDA PARA A DIREITA COMEÇANDO POR TRÁS:
Mário Gonçalves, Adriano Fidalgo dos Reis, Leitão, Silva Nobre, Elmano Sá, Serrão Mendes, ? , Davis Frazão, Zé Filipe Batalha, Mário Moreira,Eugénio Claro Claro Branco Lisboa, Mesquita de Oliveira .
LIGEIRAMENTE ABAIXO (casaco claro): António José Rodrigues Borges
3ª FILA :
? , ? , Júlio Manuel Paramos Baptista de Carvalho, ? , Manuel Simões Teixeira, Nuno Cunha, António Marques Matos (alcunha Óbidos) , Armando Castro, António José Figueiredo Lopes,Jorge Caetano Venâncio, Artur Paulo Rodrigues , (+alto) ? , Varela.
PROFESSORES:
Carlos Silva, Manuela Santos, Macedo, Silveira, José Abrunhosa, Tavares(?) , Major Alves, Padre Tedoro
SENTADOS
?, ?, ?, ?, ?, Raul Neto,?.
.
(A IDENTIFICAÇÃO INSCRITA ACIMA DA FOTOGRAFIA É DO ANTÓNIO JOSÉ FIGUEIREDO LOPES, QUE PEDE INFORMAÇÕES SOBRE MUITOS DESTES COLEGAS QUE NÂO VÊ HÁ MUITO TEMPO.
O EMAIL ex.alunos.ero@gmail.com ESTÁ DISPONÍVEL PARA ESSAS INFORMAÇÕES)

No artigo anterior mostrámos as alunas do Lusitano passeando-se alegremente no Parque. Esta fotografia mostra o exclusivamente masculino Caldense nesse mesmo ano lectivo de 1944/45, com os seus alunos, bem mais tristes e sorumbáticos, nas instalações da Miguel Bombarda.

Este é o pátio do edifício, que servia de recreio e, pelos vistos, de estúdio fotográfico, já que é sempre neste local que posam os "artistas" do Caldense e , a partir de Outubro de 1945, os do Externato Ramalho Ortigão.

Desta vez não há legendagem inicial, o desafio é identificar todos os intervenientes a partir dos vossos comentários. Mesmo que conheçam só um ou dois, enviem um email para

Reunidas todas as contribuições deveremos ter uma legendagem completa.

Já reconheci o professor Macedo (bigode inconfundível) que era o tal grande galã caldense. Pelos vistos dava aulas nos dois colégios, embora com mais empenho e dedicação no Lusitano, pelo que me contam...
......................................................................................................................................................
IDENTIFICAÇÕES:
.
Professores
O 1º da esquerda é o professor de canto coral Carlos Silva (era padrinho do Pardal e tinha uma colecção de tinteiros das Faianças Belo que deve ter deixado ao afilhado…. Olha..hoje vale dinheiro… não sei se ele a terá vendido .. o Joca Raposa chamava-lhe um figo !!!)
Logo a seguir é a D. Manuela Santos, professora primária que ainda deu aulas no ERO. Tinha um irmão mais velho ligado à fábrica Bordalo Pinheiro e um mais novo Jorge , de alcunha “Sardeca”. A Srª era tal e qual como está no retrato …. Com uns óculos muito grossos e uns sapatos que eram umas bateiras…. (Coitada devia ter joanetes ihihih ……isso já não me lembro) e bastante rezingona……
O 1º da direita é o padre Zé Teodoro e logo a seguir a ele acho que é o Major Alves (será que ele era Major?) marido da Cândinha Alves. Bjs Ana
.
Professores:
O 3º professor a contar da esquerda, parecido com o Tonico Bastos, é o professor Macedo (História). A seguir está o prof Silveira (Latim). Ao meio o Director, Dr. José Abrunhosa. Só falta identificar um professor ... e os alunos todos!
.
Professores:
A Sra. D. Manuela Santos deve ter dado aulas no ERO até ao fim do ano lectivo de 63/64, pois a 1 de Outubro de 64, na abertura do ano lectivo, foi alvo de uma homenagem. Isabel V. P.

Sem comentários: