ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

AS "LUSITANAS"

Os mais atentos aos últimos artigos do Blog ficaram a saber que em 1945 existiam nas Caldas dois colégios : o Caldense, só com alunos masculinos (correria hoje o risco de ser considerado um colégio Gay?) e o Lusitano, só com alunas. Quem quiser saber mais sobre tudo isto vá a :

ANTES DO EXTERNATO RAMALHO ORTIGÃO - Os colégios das Caldas da Rainha (1928-1945)



.
É do Lusitano que falamos hoje. Para vos situar melhor, acrescentei fotos do edifício e da vista de uma das salas de aulas. Estrategicamente situado na R. de Camões, em frente ao Parque, tinha neste um local de eleição para as alunas passarem os tempos livres. As duas fotografias que abaixo mostramos foram lá tiradas, uma junto às grades e outra à porta do Museu.
As legendagens (provisórias e ainda incompletas) esperam as vossas contribuições. Apreciei especialmente a da Belão, referente à foto no museu, porque lembra um pouco aqueles labirintos do “ajude o ratinho a encontrar o queijo”, para trás e para a frente, para cima e para baixo, em busca do caminho…Mas é colorida e elucidativa e eu decidi não modificar (isto de ser preguiçoso é uma arte e depende muito da forma como justificamos a inactividade).
A da prisão, melhor, das grades, é legendada também pela filha de uma das fotografadas, a Guidó. Inclui algumas “estrelas de cinema”, com penteados sensacionais, que me fazem lamentar ter nascido tarde de mais para ir ao Parque nessa altura (espero que estes comentários não caiam mal nas visadas e, sobretudo, nas nossas colegas dos anos 60; escrever o que se pensa é sempre um exercício arriscado).
.
.

Belão:
Aqui vai o que consegui saber.
Começando da esquerda para a direita, em cima :
- Contínuo do colégio; à frente, estão duas meninas - a mais pequena é a Beatriz Rodrigues e a de cabeça inclinada é Sami(prima do Vera Jardim); ao lado(brinco branco) Mª dos Anjos e logo atrás Graciete Ferreira; ao lado desta Teresa Galinha que tem à frente Mª Lucinda Igrejas e atrás Salete Afonso( filha do Caetano Afonso da Havaneza);à frente da Salete Afonso é a Bé que tem à frente dois homens - o indiano é o prof. Silveira e o outro o prof Jorge Morais;a minha mãe, que tem atrás a Helena Faria e a Isabel Girão e ao lado a Mª Berta Mesquita; atrás desta não sei o nome, mas ao lado é Mimi Bolotinha; o Sr gordo é o capitão Dario e ao lado, a senhora da gola branca é a prof de Moral, Alice Bruno; ao lado desta é a irmã da Mª Berta, a Helena Viriato; os senhores de bigode são respectivamente um prof de Matemática e o que está mais destacado é o prof Macedo. Ao lado deste está uma estrangeira chamada Helga.
Quanto à fila da frente, isto está fraco. Só consegui a Lurdes Teixeira( fato branco, sandália branca e laço branco), ao lado, de casaquinho, é a Margarida Botas, a seguir é a Fernanda Reis , depois é uma desconhecida e a seguir a Odete Subtil.






Guidó:

Da esq. para a direita.
Em baixo:
Valentina (prima da Isabel Castanheira), Ciló, Mila Marques, Mªa dos Anjos, Aida Moreira (filha do Capitão Justino Moreira), ?
2ª fila:
Bé Viriato, ?, ?, ?, Esmeralda Henriqueta (veio a casar com o Prof. Perpétua, acho que ela era prima do meus sogro), ?, ?, Maria Guilhermina, Isabel (veio a casar com o Girão), Letícia.
Presas, melhor, atrás das grades:
?.?. Terezinha Dario (filha do Capitão) Dario, irmã, Bé Castro.



-----------------------------------------------------------------------------------------------

comentários


2008-02-11
Ana Nascimento disse:
Oh cachopas que delícia de fotografias ……ADOREI !!!!!.As “piquenas “ estão giríssimas… desde o penteado à fatiota uns verdadeiros figurinos... daqui a fama das Caldas ser uma cidade de mulheres bonitas e elegantes.!!!!!!!
Além das vossas mães, reconheci outras Lusitanas mas, com muita pena minha, apenas aquelas que já estão identificadas.
A minha mãe também foi uma delas, mas creio que não tem fotos dessa altura, de qualquer modo talvez nos dê uma ajuda para a legenda ficar completa.
Obrigada Belão e Guidó por terem partilhado comigo este pedacinho da história das vossas famílias. Beijinhos Ana

2008-02-11
JJ disse:
Esclareço que as fotos são uma contribuição do nosso colega José Mesquita de Oliveira, a Belão e a Guidó contribuíram com as legendas.

2008-02-11
Ana N disse:
Meu querido Zeca
Vi agora que as fotos são suas, obrigada meu amigo. Sim senhor… um grande exemplo para os mais novos que ou nem têm tempo, ou desconhecem (e aí ainda se desculpam) ou então andam a dormir na forma (o que não abona nada em seu favor…)..
Fiquei muito contente e orgulhosa por ver que foi um dos primeiros do seu tempo a aderir a este projecto, contribuindo para que não se percam as memórias das Caldas.
Um beijinho muito grande da Ana

Sem comentários: