ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

WHITER SHADE OF PALE

.
.
.
São Caixinha disse:
.
Participei em suficientes bailes para me poder reencontrar nesta estória! Eram mesmo assim, os preparativos para a festa...e os "slows", com a excitação e a ingenuidade que os acompanhava!
.
Podia acrescentar a lista com alguns titulos mas, para mim, o absolutamente número um era "A Whiter Shade Of Pale"! Nunca consegui compreender a letra, o titulo sim, e ainda o acho lindo, com a melodia... e a fragância que lhe correspondia!
.
João Jales respondeu:
.
“Whiter Shade Of Pale”, embora assinada por Gary Brooker, líder dos Procol Harum, foi composta realmente por J S Bach: a melodia é da sua “Ária para a 4ª Corda” e o famoso arranjo de órgão é decalcado da “Suite nº 3 em Ré Maior “. O êxito foi tão estrondoso (ainda hoje é um retrato e símbolo do Summer Of Love) que impediu a extraordinária obra posterior dos Procol Harum de ter a visibilidade e reconhecimento que merecia. (A melodia já tinha sido roubada no ano anterior em “When A Man Loves A Woman”).
.
Há aqui uma espantosa coincidência (julgo que não houve intenção) na citação desta canção a propósito de "Hotel California", porque há um ponto inequivocamente comum, de que falarei mais à frente. Transcrevo a letra, que parece confundir a São, da autoria de Keith Reid, letrista extraordinário, que fazia parte dos Procol Harum mas apenas escrevia poemas, não compunha música nem tocava qualquer instrumento.
.
We skipped the light fandango
turned cartwheels 'cross the floor
I was feeling kinda seasick
but the crowd called out for more
The room was humming harder
as the ceiling flew away
When we called out for another drink
the waiter brought a tray
.
And so it was that later
as the miller told his tale
that her face, at first just ghostly,
turned a whiter shade of pale
.
She said, 'There is no reason
and the truth is plain to see.'
But I wandered through my playing cards
and would not let her be
one of sixteen vestal virgins
who were leaving for the coast
and although my eyes were open
they might have just as well've been closed
.
She said, 'I'm home on shore leave,'
though in truth we were at sea
so I took her by the looking glass
and forced her to agree
saying, 'You must be the mermaid
who took Neptune for a ride.'
But she smiled at me so sadly
that my anger straightway died
.
If music be the food of love
then laughter is its queen
and likewise if behind is in front
then dirt in truth is clean
My mouth by then like cardboard
seemed to slip straight through my head
So we crash-dived straightway quickly
and attacked the ocean bed
.
O tema comum com o tema dos Eagles é obviamente a "sombra branca", a cocaína. "You can check out any time you like, but you can never leave", lembram-se? Não me digam que nunca pensaram no que é que queria dizer....
.
"Whiter Shade Of Pale" é pois sobre uma morte de alguém querido com uma overdose (há aqui também referências a Shakespeare e Milton, mas isso fica para outra oportunidade).
.
Esclarecida, cara São? Espantada com o tema da canção que dançava com o nariz na camisa do seu par, cara Fátima? Espero não ter assombrado com fantasmas as doces recordações da adolescência...
.
Enjoy the music.
.
JJ
.
,
_____________________________________________________________
C O M E N T Á R I O S
.
PLB disse...
mais um dica sobre o assunto:
P.Bandeira
.
João Ramos Franco disse...
Eu também me encontrei com esta música. É a que melhor recordo quando, em 1967, tinha acabado de regressar do ultramar e estava de férias em Caldas. Penso até que reaprendi a conviver e dançar ao som dela, na Azenha e no Ferro Velho… A porcaria da guerra tinha-me roubado muito de quem eu era…
Um abraço, do amigo
João Ramos Franco
.
São Caixinha disse:
Estou esclarecida! Já sei porque é que na altura não compreendia a letra, por exemplo, porque é que gostava tanto da melodia (na realidade de Bach) e porque é que estava tão longe de saber o verdadeiro significado do titulo A Whiter Shade of Pale.
Obrigada João, pela riquissima e interessante exposição! E os fantasmas não causaram danos, garanto-te... voltar a ouvir a canção, depois de todos estes anos até me refrescou a memória... suspeito que o perfume era Aramis!
.
Luis disse...
A música é lindissima,não sabia que era inspirada num tema de JS Bach.É sempre um prazer recordar estas canções e os momentos que elas proporcionaram.
Confesso que nunca pensei muito naquela altura no que significavam as letras pelo que também fui surpreendidio e elucidado pelo enciclopédico JJ.
Parabéns por mais uma imaginativa série.
Luis
.
Vasco B disse:
"ESTE É PARA TI"- foi com esta frase pespegada do titulo que recebi "a ordem" para fazer um comentário ao tema - Whiter Shade of Pale dos Procol Harum - significando algo como "através dessas coisas" traduzido do Latim (allô Padre Renato).
Depois das brilhantes intervenções dos meus antecessores pouco resta a acrescentar que não seja esta pequena informação sobre a origem do nome, sugerido pelo empresário do grupo na altura, e também a de que como homenagem ao grupo foi atribuído o seu nome ao asteroide 14024.
O primeiro contacto que tive com este tema foi através do éter e claro, não faltou muito para que tivesse na minha mão o EP com o AWSP, e o Lime Street Blues emcomendado na British Store da qual me servia para ter antes, muito antes as novidades que 6 a 8 meses depois por cá iam aparecendo. Banda de Rock Progressivo tal com os Emerson Lake and Palmer ou os Moody Blues, os PH usaram o èxito e a fama conseguidos com AWSP para produzir aquilo de que mais gostavam ou seja incursões em novas sonoridades e ambientes. A Whiter Shade o Pale, qq coisa como A BRANCURA DA SOMBRA DA ESTACA - poético- é considerado o tema mais tocado dos último 75 anos, segundo o jornalista br Paulo Nogueira. Isto consta num artigo, curioso,onde também está um dos primeiros videoclips do qual deixo o link
para quem quiser consultar. Por último, versões - vulgo covers- do Whiter são ás dezenas e sempre com grande nomes do panorama musical.
Beijinhos e abraços
VB
(música é como a comichão...)
.
Ana Carvalho disse:
Ai Joãozinho, mê rico menino, que esperto que ele é , inteligente.....é o orgulho do nosso blogue não me canso de olhar para ti e dizer a toda a gente,sou tua amiga, eu conheço-o, tão esperto, as coisas que ele sabe!!!!!Foi assim desde pequenino e o jeito que ele tem para explicar as coisas às loiras burras que aqui vêem blogar. Obrigado Joãozinho, passo a vida a aprender muito contigo.
Mais uma coisinha adorei reviver a musica, é linda, e lembra-me qualquer coisa..Cajó, bailes dos manos Castros, sotãos de avós,todos muito agarradinhos, para não cairmos, claro, e também me lembro de ouvir estas e outras belissimas musicas em casa do António Medina.
Bjs pp
.
JJ disse:
Se dúvidas houvesse, espero que a publicação do comentário anterior demonstre a inexistência de qualquer censura neste Blog!
Bjs para ti também, Paulinha.....JJ
.
Isabel Esse disse...
Estes comentários sobre música do JJ,e neste caso do Vasco,são sempre muito reveladores e a Ana Carvalho(?)tem razão,mesmo num estilo brincalhão.
Recebi há dias um link de um amigo que mostra melhor que palavras aquilo que digo.Espero que seja isto:
.
.
Julinha disse:
Obrigada, São, por me teres proporcionado ouvir esta linda melodia! Quanto ao JJ,este homem sabe tudo...e explica muito bem, quer a escrever quer em entrevistas!
Bjs
JuliaR
.

5 comentários:

PLB disse...

mais um dica sobre o assunto:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/6146618.stm

P.Bandeira

João Ramos Franco disse...

Eu também me encontrei com esta música. É a que melhor recordo, quando em 1967, acabado de regressar do ultramar e de férias em Caldas. Penso até que reaprendi a conviver e dançar ao som dela, na Azenha e no Ferro Velho… A porcaria da guerra tinha-me roubado muito de quem eu era…
Um abraço, do amigo
João Ramos Franco

Anónimo disse...

A música é lindissima,não sabia que era inspirada num tema de JS Bach.
É sempre um prazer recordar estas canções e os momentos que elas proporcionaram.Confesso que nunca pensei muito naquela altura no que significavam as letras pelo que também fui surpreendidio e elucidado pelo enciclopédico JJ.Parabéns por mais uma imaginativa série.Luis

vasco disse...

"ESTE É PARA TI"- foi com esta frase pespegada do titulo que recebi "a ordem" para fazer um comentário ao tema - Whiter shade of Pale dos Procol Harum - significando algo como "através dessas coisas" traduzido do Latim (allô Padre Renato).
Depois das brilhantes intervenções dos meus antecessores pouco resta a acrescentar que não seja esta pequena informação sobre a origem do nome, sugerido pelo empresário do grupo na altura, e também a de que como homenagem ao grupo foi atribuído o seu nome ao asteroide 14024. O primeiro contacto que tive com este tema foi através do éter e claro, não faltou muito para que tivesse na minha mão o EP com o TWSP, e o Lime Street Blues emcomendado na British Store da qual me servia para ter antes, muito antes as novidades que 6 a 8 meses depois por cá iam aparecendo. Banda de Rock Progressivo tal com os Emerson Lake and Palmer ou os Moody Blues, os PH usaram o exito e a fama conseguidos com TWSP para produzir aquilo de que mais gostavam ou seja incursões em novas sonoridades e ambientes. The Whiter Shade o Pale qq coisa como A BRANCURA DA SOMBRA DA ESTACA- poético- é considerado o tema mais tocado dos último 75 anos, segundo o jornalista br Paulo Nogueira. Isto consta num artigo, curioso,onde também está um dos primeiros videoclips do qual deixo o link http://colunas.epoca.globo.com/pelomundo/tag/a-whiter-shade-of-pale/ para quem quiser consultar. Por último, versões - vulgo covers- do Whiter são ás dezenas e sempre com grande nomes do panorama musical.
Beijinhos e abraços
VB
música é como a comichão

Isabel Esse disse...

Estes comentários sobre música do JJ,e neste caso do Vasco,são sempre muito reveladores e a Ana Carvalho(?)tem razão,mesmo num estilo brincalhão.
Recebi há dias um link de um amigo que mostra melhor que palavras aquilo que digo.
Espero que seja isto:

http://www.youtube.com/watch?v=wp8F_3aSQpQ