ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

WALT DISNEY

.






Olhando um pouco para trás, para o tempo em que fomos meninos no Externato Ramalho Ortigão, penso que será difícil encontrar um criador mais popular do que Walt Disney. Desde Mickey à Bela Adormecida, de Donald a Bambi, dos filmes aos “quadradinhos”, ninguém deve ter passado a sua infância e juventude longe do fascínio das suas criações.

A sua história pessoal confunde-se com a história do cinema, começando com curtas-metragens, que já antecediam a projecção dos filmes nos anos vinte. A grande aventura, entre 1934 e 1937, foi a realização de Branca de Neve, que quase arruínou a produtora. Mas a atribuição de um Óscar (e sete miniaturas…) consagrou a visão e a ambição de Walt Disney e, a partir daí, o sucesso comercial, artístico e financeiro estava garantido.

A Fantasia (de 1940), “ilustrando” música de Bach, Tchaikovsky, Igor Stravinsky, Beethoven, Amilcare Ponchielli, Mussorgsky e Schubert, apesar de mal recebida pela crítica norte-americana da época, viu o seu estatuto crescer ao longo dos anos e transformar-se numa das obras-primas do cinema de animação.

Além das imagens do vídeo acima, acrescentei uma lista datada das longas-metragens de Disney até ao encerramento do ERO.

Comentários?

.
Título em português (Título original) Data de lançamento
.
1 Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs)
21 de Dezembro de 1937
2 Pinóquio (Pinocchio) 7 de Fevereiro de 1940
3 Fantasia (Fantasia) 13 de Novembro de 1940
4 Dumbo (Dumbo) 23 de Outubro de 1941
5 Bambi (Bambi) 13 de Agosto de 1942
6 Olá, Amigos ( Saludos Amigos) 6 de Fevereiro de 1943
7 A Caixinha de Surpresas ( The Three Caballeros) 3 de Fevereiro de 1945
8 Música, Maestro! (Make Mine Music) 20 de Abril de 1946
9 Batalha de Gigantes ( Fun and Fancy Free) 27 de Setembro de 1947
10 Tempo de Melodia (Melody Time) 27 de Maio de 1948
11 As Aventuras de Ichabod e o Sr. Toad (The Adventures of Ichabod and Mr. Toad)
5 de Outubro de 1949
12 Cinderela (Cinderella) 15 de Fevereiro de 1950
13 Alice No País das Maravilhas (Alice in Wonderland) 28 de Julho de 1951
14 As Aventuras de Peter Pan ( Peter Pan) 5 de Fevereiro de 1953
15 A Dama e o Vagabundo (Lady and the Tramp) 16 de Junho de 1955
16 A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) 29 de Janeiro de 1959
17 Os 101 Dálmatas (One Hundred and One Dalmatians) 25 de Janeiro de 1961
18 A Espada Era a Lei (The Sword in the Stone) 25 de Dezembro de 1963
19 O Livro da Selva (The Jungle Book) 18 de Outubro de 1967
20 Os Aristogatos (The Aristocats) 24 de Dezembro de 1970
21 Robin dos Bosques (Robin Hood) 8 de Novembro de 1973
.
.
C O M E N T Á R I O S
.
Cecilia Travanca disse:
E como nos sentiamos bem com esse mundo de fantasia apesar de, mais tarde, se falar muito na "violência" dos desenhos... Se vissem alguns de agora...
.
Luis disse:
Não posso dizer que tenha sido uma admiração que me tenha acompanhado ao longo da vida,mas as minhas primeiras recordações de cinema e leitura estão realmente ligadas a Walt Disney.E não sei se musicais,com as canções dos filmes...
Mas ao contrário de outros autores que reencontrei com prazer ao acompanhar as novas gerações não me aconteceu isso com a obra deste homem.Tenho que rever a Fantasia,ver se é como dizes...
Abraço.L
.
Belão disse...
Vi todos! Em pequena, mais tarde com os meus filhos e há pouco tempo com o meu neto. As cores, a música, o movimento... nada tem a ver com o que hoje a criançada devora.
Mas os meus desenhos animados preferidos eram os do coiote e do Beep Beep, que até nem são da autoria de Walt Disney.
Quanto aos "quadradinhos", a minha preferência ia sem dúvida para o pato Donald.
.
João Ramos Franco disse...
Apesar de ter visto algumas longas-metragens de WALT DISNEY, o que mais recordo da juventude são as curtas-metragens que passavam antes da projecção do filme principal. Na realidade o momento de boa disposição provocado pelos desenhos animados era, para mim, quase que imprescindível.
João Ramos Franco

2 comentários:

Belão disse...

Vi todos! Em pequena, mais tarde com os meus filhos e há pouco tempo com o meu neto. As cores, a música, o movimento... nada tem a ver com o que hoje a criançada devora.
Mas os meus desenhos animados preferidos eram os do coiote e do Beep Beep, que até nem são da autoria de Walt Disney. Quanto aos "quadradinhos", a minha preferência ia sem dúvida para o pato Donald.

João Ramos Franco disse...

Apesar de ter visto algumas longas-metragens de WALT DISNEY o que mais recorda na juventude é as curtas-metragens que passavam antes da projecção do filme principal. Na realidade o momento boa disposição provocado por os desenhos animados, era para mim, quase que imprescindível.
João Ramos Franco