ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

THE GRADUATE (1967)

.



Este é verdadeiramente "um filme dos anos sessenta", incluindo o ócio e a insatisfação da abundância (quão longe estamos disso...), uma geração que não se revê nos valores dos pais, a dissociação romântica do sexo e do amor e os grandes espaços americanos (percorridos num descapotável de sonho, um Alfa Romeo Spider 1600 Duetto).




O filme, realizado por Mike Nicholls em 1967, é também o despontar de um grande actor, Dustin Hoffman, escolhido em detrimento de Robert Redford, abrindo caminho a uma nova geração de actores mais expressivos e menos decorativos, e a consagração de uma grande actriz, Anne Bancroft. É notória na forma de filmar, na construção e no desenvolvimento temático, na alteração da novela original e até no final indefinido, a influência da nouvelle vague francesa.




Por fim o filme tem uma das melhores bandas sonoras de sempre, da autoria de Paul Simon, interpretada por Simon & Garfunkel.


Estreado em Portugal no ano seguinte sob o título "A Primeira Noite" (com pequenos cortes da censura) marcou seguramente todos os que o viram nessa altura e é um dos filmes da nossa juventude. Embora inegavelmente datado, penso que é, ainda hoje, um objecto cinematográfico interessante.







.
____________________________________________________________
C O M E N T Á R I O S
.
São Caixinha disse:
Por esta altura ainda só tinha visto o "Música no coração", mas é sempre um prazer recordar o "Graduate" que só vi muito mais tarde! Lembro-me ainda da voz de Benjamin Braddock naquela famosa frase: "Are you trying to seduce me, Mrs. Robison?"
Por curiosidade, do Capitão von Trapp não tenho memória!!

Sem comentários: