ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

CANNES , JULHO DE 1969

por Inês Figueiredo

-----------------------------------------------------------------------------
BREVES NOTAS


Malcom McDowell e Lindsay Anderson fariam em conjunto, depois deste magnífico e perturbante "If...", "Oh, Lucky Man" em 1973. Em 1971 Malcom seria o psicopata de "A Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, baseado numa novela de Anthony Burgess. É difícil imaginar um início de carreira mais auspicioso mas o actor desbarataria tudo isto não conseguindo mais nenhum grande papel. Acaba recordado pela novas gerações por ter representado o Dr. Tolian Soran e assassinado o Capitão Kirk num dos inúmeros Star Trek (em 1994). Não foi um Lucky Man...
Outro filme premiado foi "Z", uma alegoria à ditadura militar grega, do francês Costa Gravas que, com um cinema engagé, seria um dos nomes grandes da 7ª arte na década de setenta. Mas após "A Confissão"(1970), "Estado de Sítio"(1972)e "Missing" (1982) viu o seu empenhamento político sair dos favores do público e da crítica.
Vanessa Redgrave é outro caso. Apesar da sua pública militância trotskista, oposição à guerra do Vietnam e apoio à causa palestiniana (que a transformou num ódio de estimação dos sionistas), a sua carreira é artisticamente brilhante, sendo aqui recordada a sua participação em "Blow Up" de Antonioni, O Melhor Filme dos Anos 60 (votado por mim) e um dos grandes filmes do Séc. XX (votado por quase toda a gente). "Isadora Duncan" é um filme sobre a grande bailarina e valeu-lhe um prémio no Festival de Cannes, em 1977 Julia (com Jane Fonda) valeu-lhe o Oscar. Tem hoje 72 anos e continua a representar e a bater-se pelas suas convicções. Uma mulher notável.
Alguém quer acrescentar alguma coisa? JJ
.
.
.
João Ramos Franco disse...
Comentar os filmes do Festival de Cannes, Julho de 1969, é um pouco arriscado, apesar de ter visto os filmes mencionados no recorte jornal.
Apenas uma opinião, os actores mencionados abrem o caminho para um novo rumo do cinema que se retrata em filmes mencionados pelo João Jales, dos quais cito quatro como exemplo: "If..." e "A Laranja Mecânica" no caso de Malcom McDowell e Lindsay Anderson, Vanessa Redgrave em "Blow Up" e "Isadora Duncan".
Um abraço
João Ramos Franco
.
farofia disse...
JJ, venho acrescentar links de 2009, para 'dar cor' ao recorte de 1969, esperando que funcione :)
Z
if...

2 comentários:

João Ramos Franco disse...

Comentar os filmes do Festival de Cannes, Julho de 1969, é um pouco arriscado, apesar de ter visto os filmes mencionados no recorte jornal. Apenas uma opinião, os actores mencionados abrem o caminho para um novo rumo do cinema que se retrata em filmes mencionados pelo João Jales, dos quais cito quatro como exemplo: "If..." e "A Laranja Mecânica" no caso de Malcom McDowell e Lindsay Anderson, Vanessa Redgrave em "Blow Up" e "Isadora Duncan".
Um abraço
João Ramos Franco

Anónimo disse...

JJ, venho acrescentar links de 2009, para 'dar cor' ao recorte de 1969, esperando que funcione :)

Z http://www.youtube.com/watch?v=7E3QUHUMe5I

if... http://www.bbc.co.uk/gloucestershire/films/if.shtml