ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

FALECEU O NOSSO ANTIGO PROFESSOR - O DR. SANCHES

.
Faleceu hoje, 4ª feira dia 3, o Sr. Dr. Manuel Valente Sanches (86 anos). Estava doente e internado no Montepio há algum tempo.
.
Foi professor no ERO durante as décadas de 60 e 70 e era pai dos nossos colegas Antonieta (Eca) e José Carlos Sanches, a quem enviamos um abraço de condolências e solidariedade.
.
Recordo o pai dos meus colegas como uma pessoa sempre gentil e afável, um professor sempre paciente apesar da aridez da O.P.A.N. que me leccionou entre 1969 e 1971 (ele perdoar-me-ia a "aridez"). Obtive quinze no exame, penso que ambos cumprimos a nossa tarefa.

.
Muito conhecido e estimado nas Caldas, desempenhou vários cargos de serviço público, de que publico um curto resumo retirado de um PDF publicado pelos serviços da AR (peço desculpa por qualquer lapso, a que sou alheio).
.
Data de nascimento
1925-01-20.
 
Localidade
Aldeia da Ribeira / Sabugal / Guarda.


Habilitações literárias
Licenciatura em Direito.


Profissão
Advogado;


Carreira profissional
.
Preceptor da Casa Pia de Lisboa;

Aspirante de Secretário do Asilo da Mendicidade de Lisboa (Alcobaça);

Professor no Externato Ramalho Ortigão nas Caldas da Rainha;

Chefe da Secretaria do Hospital Rainha D. Leonor, na mesma cidade;

Membro da Mesa da Santa Casa da Misericórdia das Caldas (1965);

Presidente da Comissão Instaladora do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.

Deputado na Assembleia Nacional

 

Carreira parlamentar
Legislaturas

Círculo



Comissões
X Legislatura (1969-1973)


Leiria



Trabalho, Previdência e Assistência Social.
XI Legislatura (1973-1974)
Leiria
Trabalho, Previdência e Assistência Social. 

COMENTÁRIOS

Maria Helena Arroz disse...
Ao meu amigo Sanches um grande abraço, neste dia triste. Lena Arroz 
.
Anónimo disse...
À Antonieta e ao Zé Carlos envio os meus sentidos pêsames.Recordo também com saudade o meu prof de organização política. Luis
.

    • Isabel Trüninger de Albuquerque


      Que notícia tão triste. Adorava o Dr.Sanches, criou em mim uma paixão pela filosofia e nessa altura não havia meios áudio visuais a não ser o quadro. Nada mais fazia falta ao Dr.Sanches. Nem a nós. Passeava, relacionava, levantava questões, interrogava-se e interrogava-nos com um entusiasmo sem fim. As suas aulas eram um verdadeiro prazer. Um amigo e uma excelente pessoa, com um sentido de humor inteligente, fino...a minha mãe falava do Dr Sanches com tanta admiração a afecto. Fico muito triste porque na minha imaginação iria reencontrá-lo um dia destes, digo baixinho, a 8 de Outubro...estou triste...muito triste. Um beijinho e abraço à Eca e ao Zé Carlos. Felizmente um Pai permanece nas nossas vidas para sempre, mas a perda e o sofrimento por mais que formulemos argumentos intelectualmente complexos ou simples, são uma dor imensa...


    • É sempre triste ouvir estas notícias,especialmente quando se referem a alguém com quem privámos e que contribuiu para a nossa formação académica.Relembro as suas aulas na disciplina de O. P. A. N. ao Sábado de manhã.
      Lamento a sua perda e envio aos seus familiares "sentidos pêsames"

    • A Todos os Familiares os meus sentimentos.


.
António Fialho Marcelino disse...



Lembro-me, como se fosse hoje, das aulas de OPAN, que achávamos uma grande chatice e que eram dadas com muita convicção pelo Dr. Sanches. Os Sentidos pêsames a toda a família, em especial ao Sanches.
 Tó-Quim






  •  Apesar do Dr. Sanches não ter sido meu professor, recordo-o com simpatia. Que noticia triste. Os meus pêsames aos familiares e amigos.


  • Julinha disse:
    Ao abrir hoje o blog ficámos muito tristes... faleceu o Dr Sanches . Sempre o recordaremos com muita saudade, foi nosso professor de OPAN no 6º e 7º ano e as suas aulas deixaram-nos boas recordações. 
    Enviamos sentidos pêsames a toda a Família e em especial aos nossos colegas e amigos Eca e Zé Carlos.

    Júlia R e Oliveira

    4 comentários:

    Maria Helena Arroz disse...

    Ao meu amigo Sanches um grande abraço, neste dia triste.
    Lena Arroz

    Anónimo disse...

    À Antonieta e ao Zé Carlos envio os meus sentidos pêsames.Recordo também com saudade o meu prof de organização política.Luisa

    António Fialho Marcelino disse...

    Lembro-me, como se fosse hoje, das aulas de OPAN, que achávamos uma grande chatice e que eram dadas com muita convicção pelo Dr. Sanches. Os Sentidos pêsames a toda a família, em especial ao Sanches. Tó-Quim

    Higino disse...

    Os meus sentidos pêsames ao José Carlos - só hoje tomei conhecimento. Abraço apertado.-