.
Faleceu hoje, 4ª feira dia 3, o Sr. Dr. Manuel Valente Sanches (86 anos). Estava doente e internado no Montepio há algum tempo.
.
Foi professor no ERO durante as décadas de 60 e 70 e era pai dos nossos colegas Antonieta (Eca) e José Carlos Sanches, a quem enviamos um abraço de condolências e solidariedade.
.Recordo o pai dos meus colegas como uma pessoa sempre gentil e afável, um professor sempre paciente apesar da aridez da O.P.A.N. que me leccionou entre 1969 e 1971 (ele perdoar-me-ia a "aridez"). Obtive quinze no exame, penso que ambos cumprimos a nossa tarefa.
.
Muito conhecido e estimado nas Caldas, desempenhou vários cargos de serviço público, de que publico um curto resumo retirado de um PDF publicado pelos serviços da AR (peço desculpa por qualquer lapso, a que sou alheio).
.Data de nascimento
1925-01-20.
Localidade
Aldeia da Ribeira / Sabugal / Guarda. Licenciatura em Direito.
Profissão
Advogado; Carreira profissional
.
Preceptor da Casa Pia de Lisboa; .
Aspirante de Secretário do Asilo da Mendicidade de Lisboa (Alcobaça);
Professor no Externato Ramalho Ortigão nas Caldas da Rainha;
Chefe da Secretaria do Hospital Rainha D. Leonor, na mesma cidade;
Membro da Mesa da Santa Casa da Misericórdia das Caldas (1965);
Presidente da Comissão Instaladora do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.
Deputado na Assembleia Nacional
Carreira parlamentar Legislaturas | Círculo | Comissões |
X Legislatura (1969-1973) | Leiria | Trabalho, Previdência e Assistência Social. |
XI Legislatura (1973-1974) | Leiria | Trabalho, Previdência e Assistência Social. |
COMENTÁRIOS
Maria Helena Arroz disse...
Ao meu amigo Sanches um grande abraço, neste dia triste. Lena Arroz
.
Anónimo disse...
À Antonieta e ao Zé Carlos envio os meus sentidos pêsames.Recordo também com saudade o meu prof de organização política. Luis
.
Isabel Trüninger de Albuquerque
Que notícia tão triste. Adorava o Dr.Sanches, criou em mim uma paixão pela filosofia e nessa altura não havia meios áudio visuais a não ser o quadro. Nada mais fazia falta ao Dr.Sanches. Nem a nós. Passeava, relacionava, levantava questões, interrogava-se e interrogava-nos com um entusiasmo sem fim. As suas aulas eram um verdadeiro prazer. Um amigo e uma excelente pessoa, com um sentido de humor inteligente, fino...a minha mãe falava do Dr Sanches com tanta admiração a afecto. Fico muito triste porque na minha imaginação iria reencontrá-lo um dia destes, digo baixinho, a 8 de Outubro...estou triste...muito triste. Um beijinho e abraço à Eca e ao Zé Carlos. Felizmente um Pai permanece nas nossas vidas para sempre, mas a perda e o sofrimento por mais que formulemos argumentos intelectualmente complexos ou simples, são uma dor imensa...
António Fialho Marcelino disse...
Lembro-me, como se fosse hoje, das aulas de OPAN, que achávamos uma grande chatice e que eram dadas com muita convicção pelo Dr. Sanches. Os Sentidos pêsames a toda a família, em especial ao Sanches.
Tó-Quim
Apesar do Dr. Sanches não ter sido meu professor, recordo-o com simpatia. Que noticia triste. Os meus pêsames aos familiares e amigos.
Julinha disse:
Ao abrir hoje o blog ficámos muito tristes... faleceu o Dr Sanches . Sempre o recordaremos com muita saudade, foi nosso professor de OPAN no 6º e 7º ano e as suas aulas deixaram-nos boas recordações.
Enviamos sentidos pêsames a toda a Família e em especial aos nossos colegas e amigos Eca e Zé Carlos.
Júlia R e Oliveira
4 comentários:
Ao meu amigo Sanches um grande abraço, neste dia triste.
Lena Arroz
À Antonieta e ao Zé Carlos envio os meus sentidos pêsames.Recordo também com saudade o meu prof de organização política.Luisa
Lembro-me, como se fosse hoje, das aulas de OPAN, que achávamos uma grande chatice e que eram dadas com muita convicção pelo Dr. Sanches. Os Sentidos pêsames a toda a família, em especial ao Sanches. Tó-Quim
Os meus sentidos pêsames ao José Carlos - só hoje tomei conhecimento. Abraço apertado.-
Enviar um comentário