ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

António José Figueiredo Lopes

Caricatura feita pela São Caixinha na Holanda, texto enviado pela João Gomes de Moçambique, artigo editado nas Caldas da Rainha, para os leitores de todo o Mundo.
Este é finalmente o Blog Global!
Não se esqueçam de ler os outros comentários abaixo, actualizados todos os dias.
.


Que pena, não poder ter lá estado, a distância não mo permitiu. Um grande beijo António José, e obrigado pelos ensinamentos académicos e pelas lições de vida.

Foi o professor que recordo com mais saudade. Sempre teve a capacidade de me fazer sentir o respeito que, à época, se devia ter por um professor e o carinho que se tem por um amigo.

Tenho vários episódios, nas aulas de Matemática e Desenho geométrico, dos quais me recordo com um sorriso.Não consigo passá-los para o “papel” de modo a darem uma daquelas estórias divertidas com que nos presenteiam alguns dos meus amigos, mas ao meu jeito, aqui vão.

Na disciplina de Matemática eu era aluna regular, mas com uma particularidade: exercícios com todo o raciocínio e cálculos a efectuar perfeitos, e as contas todas erradas! De tal forma isto era habitual que, na entrega dos pontos, ele dizia: “quando te formares ofereço-te uma Tabuada do Ratinho encadernada”.
Enfim, promessas … ainda hoje estou à espera dessa lombada para completar a minha biblioteca (se ficaram com dúvidas, claro que sim, isto é uma cobrança).

O facto de eu ter tido aulas de Desenho Geométrico, por estranho que pareça, teve um grande contributo para a disciplina de fisico-química ou ciências, já não me lembro bem em que cadeira é que o assunto era estudado, mas assumamos que era fisico-químicas.

No Desenho Geométrico o material, compasso, tira-linhas, etc, deveria chegar ás aulas devidamente preparado e limpo, sob pena de termos falta de material. Um belo dia numa inspecção do material antes de dar início à matéria, o Dr. Lopes encontrou o meu tira-linhas enferrujado e aí começou o inquérito:” o que é isto? Como que é que deixas que isto aconteça? É um Kern, lavaste-o com água?” E eu, penso que atrapalhada, mas incapaz de deixar alguém sem resposta, em tom de grande erudita sobre a matéria expliquei:” não, nem pensar, até tive mais cuidado do que habitualmente, depois de fazer o TPC, fui limpar o material e até usei água oxigenada, que é melhor que o álcool para desinfectar as feridas. Aí sim, o Dr. Lopes inicia uma dissertação sobre a “oxidação”, qual Serafim, terminando: “agora perceberam, o tira-linhas da João é o exemplo de uma oxidação” (escusado será dizer que, de presumível versada sobre o assunto, tinha passado a ignorante “bombo da festa”).

Mas o acontecimento foi de grande utilidade para todos porque, no ponto de Física que se seguiu a este evento, na pergunta “dê um exemplo de uma oxidação”, houve quem doutamente respondesse “o tira-linhas da João”.Ainda hoje não percebo porque que é que os compêndios o não referem…Quem sabe se não foi pela brilhante explanação do Dr. Lopes sobre a matéria, que alguns dos que tiveram o privilégio de terem sido figurantes nesta comédia são hoje ilustres engenheiros da nossa praça.

Ainda sobre as aulas de Desenho Geométrico há que dizer que o Dr. Lopes não tinha uma plateia fácil de gerir, as réguas, os esquadros, os bicos dos compassos e as ferramentas afins eram usados em “troca de mimos” entre colegas, de que eu o Gérinho éramos bastas vezes protagonistas. Isto para não falar da “troca de carinhos” em que os protagonistas eram dois rapazes.

Quando os as estrelas da companhia eram os filhos dos amigos, o que lhe permitia agir como se seus filhos fossem, as coisas eram rápida e sabiamente sanadas:
- Não quero ouvir nem mais uma mosca.
No microsegundo seguinte ouvia-se o estalar da minha régua em cima da cabeça do Gérinho. Acto contínuo um caldinho na João e um caldo no Gérinho; enfim, vantagens de ser mulher…

MJoãoGomes

Sem comentários: