ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

D. Clarisse - Óbidos 1954-1955

por Júlia Ribeiro
.
.
.

Não podia deixar de escrever algo sobre a pessoa que me iniciou nas minhas lides escolares em Óbidos, a D.Clarisse.

Foi minha professora primária de 1954 a 1958, preparou-me para o exame de admissão ao liceu ,ou antes ,para entrar para a grande familia do ERO. Não foi só professora mas também uma amiga,só tinha um "defeito"......quando eu dava mais que 2 erros no ditado, nesse dia à noite o meu pai era logo informado, pelo marido,,no café.Dá para ver que sempre dei poucos erros,caso contrário que seria de mim !!!!

Tive ,na verdade ,uma excelente professora que, após a minha ida para o colégio,era a 1ª pessoa a saber as notas no final dos periodos (vê-se mesmo que ainda não havia telemóvel) para ligar aos meus pais......Saia da camioneta,tocava à sua porta ,que ficava a caminho da minha casa e a D. Clarisse ficava radiante por a "sua menina" ter essa atitude e, claro está, também com as notas !!!!!!!!Ela merecia-o pois interessava-se pela evolução dos seus alunos...

A foto que envio é de 1954/55, a Professora com os alunos. Eu sou a 4ª na fila de baixo a contar da esquerda....quem me conhece ,o que diz?
.
Júlia Ribeiro
................................................................................................
C O M E N T Á R I O S
.
Manuela Gama Vieira disse:
Eu digo que não a conheço, pessoalmente, mas que gosto muito dos seus contributos no blog, posso dizer. "Aquele" da Praça... e do seu Avô, quanto encantou, fiquei a conhecer alguma "coisa" de si. Pode ser que no próximo almoço de Antigos Alunos, venha a ter o prazer de a conhecer pessoalmente. Entretanto...mando-lhe um abraço! MGV
.
João Jales disse:
Lembro-me perfeitamente das meninas, muito bem comportadas, sentadas nas escadas da igreja, à espera do: "passarinho!"(hoje dir-se-ia smile ou cheese, sinal dos tempos...).
A Júlia era muito "quica" e a aluna favorita da D. Clarisse, haviam de ver os ciúmes que as outras colegas tinham dela! Repararam que elegante (soquettes brancas com as sandálias, batinha passada a ferro e penteado que demorava meia-hora a fazer de manhã) e que saudável e bem nutrida estava a nossa colega?
Só não me lembro do nome do fotógrafo, estou a vê-lo, sério e compenetrado, dando instruções para que todas ficassem bem na "chapa" e não se movessem para não estragar o resultado final. Tenho o nome debaixo da língua, mas a memória já não é o que era.
(Espero um prémio por este comentário, já que no último que escrevi num artigo da autora fiquei de castigo...)
Boas Festas, Júlia! JJ
.
Amélia Viana disse:
Eu digo que está muito parecida, seria reconhecível em qualquer parte....lembro-me muito bem dela com aquela idade,bonita, de soquete branco, de olho azul e muito loura!
Sempre teve este ar muito aprumado de menina bem comportada. Tinha razão a D. Clarisse por a preferir entre as demais. Sempre foi boa aluna, sempre foi amiga de seu amigo, respeitadora e solidária.
Da D. Clarisse tenho boas recordações, não como minha professora, porque o não foi, mas sim por ser professora da prima Júlia. Era uma senhora muito simpática, que me inspirava respeito e admiração e, como professora, sempre ouvi desde miúda de todos aqueles que a conheciam, palavras elogiosas.

BOAS FESTAS para todos os E R O(S)! Amélia
.
Luisa disse:
Todas as meninas estão muito aprumadinhas e arranjadas, suspeito que houve aviso que era "dia de fotografia"... Acertei?
Não fui aluna da D. Clarisse, ela chegou ao E.R.O. já no final da década. Mas tinha fama de não ser pêra doce... mas quem foi aluno dela é que deve saber.
A fotografia é muito bonita, não me canso de olhar para ela.
.
Júlia Ribeiro disse:
Joãozinho!
Estás assim com tanto medo de levar um castigo.....não percebo porquê, só dou castigos quando as pessoas merecem !!! Vendo bem, merecias, porque eu enviei o texto como comentário ao do João Licínio e tu pregaste-me a partida e puseste como artigo. Enfim com tantos "elogios" à minha pessoa, QUANDO EU ERA PEQUENINA, estás perdoado e desta vez escapas ....podes beber ginjinha...comer bolo rei...filhozes...o que quiseres … mas olha a barriguinha !!!
Quero agradecer a todos os colegas que tiveram a pachorra de ler os artigos que enviei e escrever os agradáveis comentários; também aos colegas que com os seus artigos me proporcionaram bons momentos e recordações, que me levaram até àquela grande casa que, julgo, todos nos orgulhamos a ter "habitado": ERO .... ERO ... ERO ...
Desculpem, mas um OBRIGADO especial ao João Jales porque sem ele......nada disto seria possível.
Como diz a Manuela G. Vieira, não nos conhecemos pessoalmente, mas julgo que já nos vamos conhecendo todos um bocadinho, não acham?
BOAS FESTAS para todos
Um grande ABRAÇO
Júlia R
.
São Caixinha disse:
(.....) Mas o que não quero mesmo esquecer é de agradecer à Júlia a maravilhosa fotografia do grupo de meninas com a D. Clarisse, que eu não tive como professora, mas que fico agora a saber que foi pena, e dizer-lhe que a teria facilmente reconhecido no grupo! Era mesmo bonitinha a nossa Júlia! E que sorte que já te levantou o castigo!!
Beijinhos e Boas Festas para todos! São Caixinha

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu digo que não a conheço, pessoalmente,mas que gosto muito dos seus contributos no blog,posso dizer."Aquele" da Praça...e do seu Avô, quanto encantou, fiquei a conhecer alguma "coisa" de si.Pode ser que no próximo almoço de Antigos Alunos, venha a ter o prazer de a conhecer pessoalmente.
Entretanto...mando-lhe um abraço!