ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

C O M E N T Á R I O S

.
Isabel X disse...
Também fui aluna da Dra. Margarida e concordo plenamente com o Dr. Serafim. Aliás, a minha turma dividia-se, para as aulas de Matemática, em dois grupos: os repetentes, que eram da matemática antiga, tinham aulas com o Dr. Serafim e os da Matemática moderna, que era o meu caso, tinham aulas com a Dra. Margarida. Sempre fui mais das letras do que das ciências, embora aprendesse todas as disciplinas com gosto. Do que melhor me lembro das aulas da Dra. Margarida era a constante disponibilidade para voltar a explicar alguma questão mais obscura. Quando eu lhe dizia que não tinha compreendido qualquer exercício que tentara resolver em casa, a Dra. Margarida respondia: "Isso é porque escreveste a preto sobre branco. Vem aqui ao quadro e verás que percebes logo tudo quando escreveres a branco sobre preto!" E não é que assim acontecia? Um beijinho para a Dra. Margarida. Fico feliz por saber que está bem. Há muito tempo já que não a vejo!
- Isabel Xavier -
.
Júlia disse:
Não resisti a ler e reler o artigo do Dr. Serafim .Deliciei-me! Estou fascinada pela maneira como escreve, ao correr da pena, como conta aqui todo o seu percurso escolar e a difícil tarefa da escolha da profissão que tão bem, e com tanto entusiasmo, viria a exercer. Isto fez-me reflectir o porquê de haver tão bons e tão maus professores. Estes últimos não souberam escolher ou não tiveram a oportunidade de trabalhar na arte que verdadeiramente gostavam.
O Dr. Serafim, como professor, inspirou-se na Drª Margarida, que conheci embora não tivesse sido sua aluna e de quem tive sempre as melhores referências. Aprendeu com certeza graças aos seus pais que, como os meus (desculpem repetir-me), se sacrificaram para que a filha estudasse. Graças a eles somos hoje o que somos.
Entretanto ficámos a conhecer mais uma das especialidades do autor pois, pela leitura, parece-me que também faz "pão caseiro". Será verdade? Ai que bom, a sair do forno quentinho, com a manteiga a escorregar pelas mãos....inscrevo-me já, até prefiro às filhoses!!! O que virá a seguir??? Aguardamos...
Um Grande Beijinho
Júlia R.
.
LFS disse...
Há quem diga que o problema nº 1 do país é a Justiça. Outros preferem acentuar que é a Educação, a Economia ou até mesmo a Saúde. Pela minha parte, se ainda estivesse na fase de selecção, optaria imediatamente pela Educação depois de ler este belo testemunho do Dr Serafim.
É claro que a experiência extraordinária de um professor marcante é multiplicativa.
Não tivemos nós, meia geração depois, os ecos desse modelo competente e cativante de ensinar da drª Margarida (que não conheci), nas lições e na amizade que recebemos do nosso professor Jaime Serafim? Não andamos aqui há dois anos neste blog a reflectir o que éramos e no que nos transformámos, em resultado da gratificante influência daquela fase crucial da nossa formação?
Desejarei apenas que eu próprio possa não desmerecer, na quota parte de responsabilidade que me cabe de humilde influência noutros mais novos, o património herdado dos meus melhores professores, na primeira linha dos quais figura desde sempre o próprio Dr Serafim.
LFS
.
João Ramos Franco disse...
Se permite, meu caro Jaime Serafim, entrou para o ERO na mesma época que eu, também fui aluno da Dr.ª Margarida Ribeiro Rodrigues a Físico-Químicas e Ciências Naturais, mas a mim tocou-me mais o Dr. Azevedo porque, como sabe, davam as mesmas disciplinas.
Mas o que ainda hoje ando a pensar, desde do dia do almoço, é como a cara de um colega se apagou assim na minha memória!...Bem, eu sei que pertencia ao grupo da malta mais irreverente, mas sinto que passar-me assim o nome e cara de um colega. é uma falta minha grave. Peço que me desculpe.
Sempre amigo. João Ramos Franco
.
farofia disse...
Vinha comentar que o Serafim não mudou nada, que a agilidade e a graça do seu contar encantam como há 40 anos. Que a eterna paixão pelos afectos é a mesma marca de água.Mas eu só o conhecia de ouvido nesse tempo de palavras leva-as o vento.
Leio agora a sua ‘autobiografia’ com o mesmo encantamento e com uma imensa admiração pelo autor.
.
Laura disse:
Não fui aluna da Dra. Margarida Ribeiro, mas sempre ouvi os alunos da Escola Industrial dizerem muito bem das suas aulas.
A clareza do texto do meu querido professor de Fisico-Quimica, deixa perceber que as aulas da sua “musa inspiradora” eram de excelência.
A partir de agora comece a tomar nota, para não se esquecer, pois fica-nos a dever duas lições: a das filhós, já prometida, e agora a “arte de fazer pão caseiro.”
Dr. Serafim, deve continuar as suas colaborações, pois o texto está uma perfeição, é muito agradável ler o que escreve.
Um beijinho com muita amizade para si.
Laura
.
Manuela Gama Vieira disse:
Os excelentes textos do Dr. Jaime Serafim nesta nossa "sala de estar", confirmam a recordação que guardo dele: inteligente, generoso, amigo, paciente, bem-humorado e de espírito jovem.
Gostei muito, mais uma vez, da clareza, vivacidade e simplicidade com que partilhou connosco as suas memórias de infância e juventude. Que delícia...como descreve a sua Professora, a Drª Margarida, ao ponto de se lembrar do seu perfume...fantástico!
Quanto ao seu sonho...ser padeiro, não se esqueça do que dizia António Gedeão- "eles não sabem que o sonho/é vinho, é espuma, é fermento,/bichinho álacre e sedento,/de focinho pontiagudo,/que fossa através de tudo/num perpétuo movimento"!
Manuela Gama Vieira
.
wicca disse...
Fui aluna do Dr. Serafim a Físico-Química (assim se chamava naquele tempo). Ouvi-o contar algumas histórias interessantes para criar um certo ambiente na aula. Mas, sinceramente, não fazia ideia que ele fosse tão bom cozinheiro. (E essas filhós, "stôr", quando é que vêm à prova?) Muito menos que tivesse esse desejo de ser padeiro. Sobretudo acho que escreve melhor ainda do que falava. Já agora .... quando é que sai esse livro para nos deliciar?
Guida Santos
.
Ana Carvalho disse:
Eu não fui aluna da Drª Margarida mas depois de ler o texto do Dr Serafim tenho alguma pena. Eu conheço a Dta Margarida, da Maratona, e sempre me pareceu uma pessoa muito simpática. Quanto ao Dr Serafim acredito que tenha aprendido muito com ela mas o mérito é muito dele. Sempre foi um excelente professor de fisico-quima, com ele aprendia-se imenso e ficou para o resto da vida, quem pode esquecer aqules apontamentos que ele nos dava e que quase bastavam para se saber o que era necessário.
O Carlos diz muitas vezes que foi o melhor professor que teve e do qual guarda muito boas recordações. Obrigado Dr. Serafim... ah é verdade continuamos à espera das filhós, das Fatias de Resende e agora do pãozinho...quentinho...com manteiga.
Paulinha Pardal
.
São Caixinha disse:
Deliciei-me com o texto do Drs. Serafim sobre a Dra. Margarida, que fiquei a conhecer melhor visto que não a tive como professora. A descrição corresponde certamente á ideia que fazia dela pois sempre me pareceu uma senhora muito simpática e alegre. As memórias de momentos importantes da sua vida, conta-as como sempre, de uma forma tão enternecedora quanto divertida. Que preciosa participação!!
.
RockyBalbino disse...
Passei por aqui e vi as fotografias do meu antigo professor de Ciências Físico-Químicas, Jaime dos Reis Serafim, que não teve culpa nenhuma de eu ter sido sempre um nabo nessa disciplina :)Um abraço para si, estimado Professor. Sempre simpático, sempre aprumadinho, e sempre engraçado, até quando perdia a calma (e com muita razão!) por alguns alunos lhe entregarem os testes feitos em folhas soltas.Espero é que já tenha deixado de fumar, pela sua saúde! :)

Sem comentários: