ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

COM O MAR NOS OLHOS

.

2º ENCONTRO DE VERÃO (2009)


.


.


COMENTÁRIO


É comovente como a vontade pode contaminar fazer algo de tão extraordinário!
.
Estive a ver atentamente as fotos do vosso encontro na Foz e encontrei faces desconhecidas, com alguns laivos de familiaridade. Exceptuado a São e a Isabel Caixinha, que reconheceria sempre mesmo com milhares de anos de vida lavrados na face. E é lavrar a palavra exacta.
.
Todos estes rostos carregam a vidas. Não são apenas imagens, ou gente anónima, mesmo que os não consiga identificar. Cada um trás inscrito em si a sua história. São traços de gente que viveu intensamente, e que ainda é capaz de um gesto de busca do outro, talvez para nele se encontrar. Creio que foi isso que fiz, com o meu “bisbilhotar”.
.
Tenho lido os vossos textos deliciada, mas sinto-me sempre a espreitar o buraco da fechadura. Eu não pertenci ao ERO. Passados todos estes anos, continuo a sentir que as mudanças de espaço nem sempre são coerentes. No fundo, cada vez que vos leio, continuo a sentir que pertenço, ainda, ao outro lado da ponte, que divide a cidade, onde vi um comboio pela primeira vez, empoleirada no bico dos sapatos novos de verniz. No meio dos vossos rostos de festa, foi bom redescobrir a serenidade dos olhos São Caixinha.
.
Há coisas que se perdem pelo caminho, outras que se ganham. Mas a essência permanece. É essa essência que leva à activação da vontade em actos concretos. Como este Blog. Como o vosso jantar de sábado. Que a contaminação não encontre anti-vírus!
.
Laurinda
.

.

____________________________________________________________

C O M E N T Á R I O S

Guida disse...
Que tristeza! Entre tantas caras, lembro-me de meia dúzia...

João Ramos Franco disse...
Ao ver todas fotografias, é uma carga emocional, para mim, que é difícil descrever.O passado no presente foram constantes e até de uma futura ida para as Caldas se falou…A recordação de cada momento do Encontro está tão viva que transportar para palavras o sentimento de alegria e amizade que ainda está presente é me impossível.

Um abraço amigo para todos. João Ramos Franco

Luís disse:
Pelo que percebi este foi um encontro aberto a banhistas do nosso tempo e não apenas a antigos alunos do Colégio.Foi um prazer ver as fotografias embora tenha ficado um pouco confuso em relação a algumas caras:não os reconheço ou não as conheço?Não haverá hipótese de legendar as fotografias?
O texto da Laurinda(quem é?)é excelente e retrata uma divisão social e económica que existia nas Caldas efectivamente e que aqui tem aparecido sempre de uma forma um pouco ambígua…. Sem querer com isto abrir qualquer polémica!LS

Fernando Santos disse (em SMS):

(…) Já vi as fotografias do jantar no Blogue. Estão todos muito bem, contudo A Isabel Cx e a Júlia Ribeiro são as mais fotogénicas!
Um abraço
Fernando Santos

João Jales disse:
O comentário do Fernando Santos chegou em SMS e eu decidi publicá-lo esperando que o autor não se zangue com isso… As duas meninas citadas não se zangarão seguramente e, em relação às outras, esclareço o Fernando que são todas mais bonitas e simpáticas do que parecem nas fotos; convido-o desde já a comprovar isso comparecendo pessoalmente ao próximo encontro!
Um abraço.
JJ

Ana Carvalho disse:
Olá João só agora vi as fotos, estão lindas, e cheguei a uma conclusão:
" Eu não fico mal nas fotos, sou mesmo assim....não tens foto-shop?"
Bjs PP

JJ respondeu:
Se perguntares aos colegas do ERO todos dirão que és uma das pessoas mais bonitas que conhecemos na nossa vida: photoshop para quê?
(não mostres isto ao Cajó…).
Bjs. JJ

Fernando Santos disse:
Olá!
Confesso que não esperava ver o meu SMS publicado no blog mas claro que não fiquei zangado. Porém sinto-me na obrigação de pedir perdão às restantes senhoras que estiveram presentes. Tal como o J.J. refere, todas são simpáticas e bonitas.
Quando citei apenas duas, penso que foi pelo facto de já as conhecer através de anteriores fotografias e também devido às suas constantes presenças no blog.
Um abraço para todos, e um até breve.

Julinha disse:
Começo por fazer um comentário ao "Comentário" da Laurinda que não conheço e que não foi aluna do ERO mas teve a gentileza de nos escrever estas palavras tão amáveis. Sim, realmente, o nosso blog está extraordinário e os encontros que tivemos têm decorrido sempre muito bem e muito divertidos.....Começámos por reencontrar colegas que não víamos desde os tempos de estudante, conhecer outros...,mais velhos....mais novos (naquela altura), agora somos todos da mesma idade ...e tem sido um convívio maravilhoso ! Um muito obrigada à Laurinda.
Quanto aos outros colegas que se sentem "tristes" ao ver as fotos e não conhecerem muitas caras faço um apelo, um convite......venham ao próximo encontro !
Eu também conhecia poucos colegas no início, nem o nosso "Dinamizador Mor" JJ me tinha, alguma vez, sido apresentado, mas à medida que o tempo decorre, vamos convivendo, fazendo almoçaradas, jantaradas.....algumas a prolongarem-se até um pouquinho mais tarde !!!!!.... E assim se vai reconstituindo a Família ERO !
Portanto, meninas e meninos, senhoras e senhores...venham ao nosso próximo Encontro de Antigos Alunos do ERO que é já a 14 /11/2009...registem já na vossa agenda e verão que se não arrependerão !
Um Abraço a todos.
Júlia R

Manuela Gama Vieira disse:
O local, sobranceiro ao mar, muito bem escolhido! Tão bem, que inspirou o Jales intitulando a (numerosa) série de fotografias- "Com o Mar nos Olhos".
A boa disposição e a alegria do reencontro estão bem patentes nos sorrisos dos convivas do ERO.
Os rapazes muito charmosos, as raparigas muito giras e chiques.
Muito obrigada pelas excelentes fotografias. MV

NOTA: "Com o mar nos olhos" é o magnífico título que Laurinda deu ao seu comentário, não é meu. JJ

RP disse...
Vi e revi as fotografias do jantar no Inatel.Do meu tempo reconheci três colegas...de entre tantos jovens...!
RP

JJ respondeu:
RP, pelas minha contas. deve ter nascido em 52/53. Serão seus contemporâneos no Colégio os nascidos entre 51 e 54 (da sua idade ou com um máximo de um ano de diferença), certo? Estavam as manas Nascimento, a Benilde, eu, o Zequinha, o Miguel BM, a Amélia Monteiro, o Neto, a Aida Mesquita, a Anabela Castro, o Carlos Branco, a Paulinha Pardal, uma dúzia se pessoas à vontade…. Receito-lhe aqui uma inscrição para o jantar anual no dia 14 de Novembro, vai ver que isso melhora!
Espero que continue a “aparecer” por aqui. JJ

RP disse...
JJ,agradeço o convite para o jantar a 14 de Novembro próximo.Irrecusável,até pela forma original de prescrição médica.Porém,há um grande impedimento...o de já me ter proposto estar presente,no mesmo dia e local para um almoço!Estou certa que compreende...RP

Maria João disse:
"Tenho pena de não ter ido ao encontro de verão ...........rever e reviver....."

São Caixinha disse:

Desta vez é mesmo verdade! Por mais que me esforçe não consigo encontrar as palavras que expressem o que senti ao participar neste encontro d...e verão! Direi então simplesmente que me deu muito prazer reencontrá-los a todos!! Adorei rever os nossos queridos professores, os amigos de sempre, os amigos novos...e saber dos que não poderam estar presentes! Sei que irei muitas vezes voltar a ver as fotografias e recordar todos os momentos...sei que renovadamente se me enternecerá o coração! Sei que a serenidade que a Laurinda viu nos meus olhos é a mesma que lhe vai na alma! Sei que sem ter regressado...voltei a casa!

Beijinhos a todos

São Caixinha

5 comentários:

Unknown disse...

Que tristeza! Entre tantas caras lembro-me de meia dúzia.

João Ramos Franco disse...

Ao ver todas fotografias, é uma carga emocional, para mim, que é difícil descrever.
O passado no presente foram constantes e até de uma futura ida para as Caldas se falou…
A recordação de cada momento do Encontro está tão viva que transportar para palavras o sentimento de alegria e amizade que ainda está presente é me impossível.
Um abraço amigo para todos
João Ramos Franco

Belão disse...

Não sei quem é a Laurinda, mas é muito bom saber que se delicia a ler os textos deste espectacular blog. Tal como todos nós.
O jantar foi excelente, o local também, e nós, ainda melhores. As fotos demonstram-no. Também concordo com a eleição das fotogénicas,feita pelo Fernando, mas o JJ também tem razão no que diz.
A Paulinha pergunta pelo fotoshop.
Não tinha graça nenhuma o Fernando vir ao próximo jantar e dizer que fora enganado, quando nos visse ao vivo e a cores!

Anónimo disse...

Vi e revi as fotografias do jantar no Inatel.Do meu tempo reconheci três colegas...de entre tantos jovens...!
RP

Anónimo disse...

JJ,agradeço o convite para o jantar a 14 de Novembro próximo.Irrecusável,até pela forma original de prescrição médica.Porém,há um grande impedimento...o de já me ter proposto estar presente,no mesmo dia e local para um almoço!Estou certa que compreende...
RP