ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

À JANELA DA D. CLARISSE

Fotos de Paula Nascimento
.
.
Esta é a fotografia da turma da D. Clarisse no dia 28 de Junho de 1972, à janela da sua sala de aulas .
Quem são estas meninas e estes meninos ? Que é feito deles ? São leitores do Blog ?

Esta é a turma que iniciou a 1º classe em 1968/1969.

Pedro Vaz Pato, João Carlos Marques, Luis Correia, Jorge Humberto Arroja, Paulo Tuna, Miguel Crespo, Outro Tuna?, Olga Pinto, D. Clarisse, Margarida Feo e Torres, Ana Gama, Paula Nascimento, Helena (Nico) Gama, Isabel Ballu Loureiro, Isabel Canela Lopes, Teresa Paiva e Sousa, Sami Figueiredo Lopes
Adicionada por Paulo Caiado para o grupo EU GOZEI A MINHA ADOLESCÊNCIA NAS CALDAS DA RAINHA NOS ANOS 70 E 80

After school is over you're playing in the park /Don't be out too late, don't let it get too dark



Nesta foto:

João Carlos Marques, Miguel Crespo Caetano, Jorge Humberto Rosário Teixeira, Pedro Vaz Pato, D. Clarisse, Luis Correia, Manuel Tuna, Paulo Tuna






Isabel Canela Lopes , Teresa Paiva e Sousa, Pedro Vaz Pato, João Carlos Marques, Miguel Crespo Caetano, Paula Nascimento, Luis Correia, Jorge Humberto Rosári Teixeira, Ana Gama, D. Clarisse, Helena (Nico) Gama Homem de Barros, Manuel Tuna, Isabel Ballu Loureiro, Paulo Tuna, Olga Pinto, Margarida Feo e Torres, Sami Figueiredo Lopes

Paulo Caiado disse:

O Blog dos ex. Alunos do Externato Ramalho Ortigão constitui hoje o maior depositário das memórias da juventude caldense dos anos 50 a 70.

São testemunhos fantásticos de uma cidade em parte já desaparecida e de um tempo regido por outras realidades sociais, politicas e económicas.

Através de crónicas, descrição de pequenos episódios, poemas, citações e de pequenos comentários ,uma vezes mais humoristicos outras vezes mais emotivos e acompanhando-os por videos de músicas muito ilustrativos, é um retrato fiel de uma parte (a estudantil) da juventude caldense que nos precedeu.

No fundo os ex. Alunos do ERO são os nossos colegas mais velhos. Se todos estivéssemos agora no liceu eu diria que nós somos os caloiros e eles os finalistas.

Mas há muito que as crónicas postadas no blog extravasaram o seu âmbito, muitas das estórias aí contadas são contemporâneas ao Colégio mas não tiveram ligação com este e hoje em dia o blog dos ex. Alunos do Externato Ramalho Ortigão é um espelho da juventude caldense daquele tempo sem qualquer limite que o reporte exclusivamente ao tema Colégio.

Ali são descritos lugares, pessoas e acontecimentos iconográficos daqueles anos e surpreendente é verificar que a maioria desses locais e dessas pessoas foram também nossas contemporâneas e que os hábitos dos jovens também não sofreram muitas mutações. Constatamos assim que as Caldas pouco mudou durante todos esses anos e que de repente nos finais dos anos 90 tudo se alterou.

Pessoas e locais de referência desapareceram em poucos anos e as Caldas perdeu com isso muito da alma que tinha e que lhe dava uma identidade própria.

Infelizmente o pouco que começa a restar da identidade caldense enquanto diferenciada de qualquer outra localidade de provincia começam a ser estes espaços virtuais e as nossas memórias que contribuem para manter a mística caldense.

Paulo Caiado

C O M E N T Á R I O S

Isabel Ballu Loureiro Raimundo disse:
Ai que saudades... da minha inocência e alegria de viver...

José Mota
hehehe, o João Carlos, a Sami, Jorge Humberto de camisola verde, Isabel Balú Loureiro e claro a Paula Nascimento ... alguns não me lembro dos nomes.

diz o que te vai na alma disse...
estas fotos são uma delícia. Uma revisita ao passado cheia de emoções para os seus protagonistas. É incrível como se compararmos fotos dessa época parecemos todos iguais...apesar das diferenças existentes...Obrigado por partilharem momentos tão íntimos e creio que intensos nas vossas memórias.

Paulo Caiado disse...
Olá, eu conheço a maioria dos alunos. São do ano imediatamente anterior ao meu. Vou colocar no grupo do FB mas entretanto vou legendando os que me lembro.Paulo Caiado (Facebook)

Isabel disse...
É engraçado que conheço vários, até suponho que era a minha turma da quarta classe. Mas eu não estou....Isabel Canela Lopes (Facebook)

Ana disse...
Ai estão tão giros... mas a minha boa memória só identifica 4 meninas.
Ana Nascimento

Julinha disse...
Ana! Só 4 meninas!!Não posso crer...tu,a mulher que conheçe toda a gente! Eu conheço muito bem a professora,tinha 6 anos quando a conheci.....foi a minha professora de instrução primária em Óbidos.Júlia Ribeiro

Z C Faria disse...
Ò p'ra ela, a minha querida avó! ☝♥☺♫☼José Carlos Faria

Manuela disse...
Reconheço apenas a saudosa Professora,a Senhora D.Clarisse :-)
Maria Manuela Gama Vieira

8 comentários:

diz o que te vai na alma disse...

estas fotos são uma delícia. Uma revisita ao passado cheia de emoções para os seus protagonistas. É incrível como se compararmos fotos dessa época parecemos todos iguais...apesar das diferenças existentes...
Obrigado por partilharem momentos tão íntimos e creio que intensos nas vossas memórias

Anónimo disse...

Olá, eu conheço a maioria dos alunos. São do ano imediatamente anterior ao meu. Vou colocar no grupo do FB mas entretanto vou legendando os que me lembro.

Paulo Caiado (Facebook)

Anónimo disse...

É engraçado que conheço vários, até suponho que era a minha turma da quarta classe. Mas eu não estou....

Isabel Canela Lopes (Facebook)

Anónimo disse...

Ai estão tão giros... mas a minha boa memória só identifica 4 meninas

Ana Nascimento

Anónimo disse...

Ana! Só 4 meninas!!Não posso crer...tu,a mulher que conheçe toda a gente! Eu conheço muito bem a professora,tinha 6 anos quando a conheci.....foi a minha professora de instrução primária em Óbidos.

Júlia Ribeiro

Anónimo disse...

Ò p'ra ela, a minha querida avó! ☝♥☺♫☼

José Carlos Faria

Anónimo disse...

Reconheço apenas a saudosa Professora,a Senhora D.Clarisse.:-)

Maria Manuela Gama Vieira

Unknown disse...

Já ando a imenso tempo para enviar o meu comentário mas quero escrever o que sinto quando revejo estas fotos que são uma delícia para mim. Revejo a inocência e a felicidade de quem ainda sentia que o mundo era nosso. Obrigada por terem publicado estas fotos e gostaria de deixar uma sugestão: Reunir esta turma e tirar fotos nas mesmas posições ao fim de não sei quantos anos...