ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

MEU PAI - MENINO (post 5)

(pelos 90 anos do meu Pai - Ani Braga)
.
MEU PAI – MENINO

Álbum da família Freitas Morna/Braga 
publicado por Ani Braga
(basta clicar AQUI)


Aquele menino de caracóis loiros com carinha de anjo,
tão meigo e diáfano, envergando um fato,
era o meu pai, em pequenino,
muito quieto, sentado num banco,
bem aconchegado, dentro de um retrato.

Colaram a imagem num grande papel,
com vidro por cima, moldura ao redor.
Não fosse o anjinho escapar e fazer disparate.
Com muito cuidado, num gesto de amor,
ali o puseram, bem manietado, no seu escaparate.

Mas um belo dia, o menino loiro, com cara de anjinho,
Saltou do retrato, começou a andar,
e mãos de mulher, logo se estenderam para o amparar.
Mãos de mãe, de avó, de tia, criada.
Depois…
de mulher, de amiga, de amante, de fada.

O infante fez-se homem, cresceu,
correu, desenhou e foi desportista,
alguém de talentos, com alma de artista.
Tornou-se escritor, foi pai, foi amigo,
foi   homem de letras, também professor.

Mas de vez em quando, ao longo da vida,
o menino loiro, com carinha de anjo,
salta lá de dentro, domina o adulto, consegue vencer.

E agora o meu pai, regressa ao passado,
assume a figura daquela criança
de caracóis loiros, sentada num banco
e retoma os gestos que outrora fazia,
procurando em vão
a mãe e a avó, a criada, a tia.

E ao ver, que esse grato mundo
já não mais existe,
lá torna o menino p’ra sua moldura,
tão quieto e triste.

   
Ana Braga
.
COMENTÁRIOS 
.
Isabel Vieira Pereira disse...
Não tenho o gosto nem a honra de conhecer essa ilustre figura que é Mário Braga, nem sequer as suas filhas, mas, depois de ler o poema "Meu Pai – Menino", não resisto a cumprimentá-lo pelos seus 90 anos, embora com um dia de atraso (mas que é um dia em 90 anos?). 
.
Parabéns à autora do poema; comoveu-me até às lágrimas. Agora sei de onde lhe vem a arte dos seus escritos que leio neste espaço.  Isabel V. P. 
.
 
Muito Bonita esta Homenagem ao Vosso Professor de Filosofia, Dr. Mário Braga. 
É sempre um gosto ler, seguir e Sentir as Vossas Memórias e o Vosso extraordinário blogue. Bjs a Todos. 
:)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenho o gosto nem a honra de conhecer essa ilustre figura que é Mário Braga, nem sequer as suas filhas, mas, depois de ler o poema "Meu Pai – Menino", não resisto a cumprimentá-lo pelos seus 90 anos, embora com um dia de atraso (mas que é um dia em 90 anos?).
Parabéns à autora do poema; comoveu-me até às lágrimas. Agora sei de onde lhe vem a arte dos seus escritos que leio neste espaço.
Isabel V. P.