ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

MÁRIO BRAGA - 90 ANOS ( post 7 )


.
António José Lopes disse:

É muito bom, depois de termos ultrapassado os 80, ter ainda vivo, com a bonita idade de 90 anos um professor que em tempos que recordamos com saudade nos tentou ensinar filosofia. Óptimo professor com um convívio excelente com todos nós e que nos compreendia como ninguém.

Pouco dado que era às filosofias, devo ter-lhe dado algumas, se calhar muitas, dores de cabeça. Por isso mesmo e com os meus parabéns e votos de felicidades… as minhas desculpas. 

A. J. F. Lopes  



Nos 90 anos de Mário Braga fica a marca de um homem que se bateu contra as plumas servis (de autores de baixa cerviz), por uma Literatura decente e asseada, imune ao bedum rançoso que, num país parado no tempo, vinha lá da sarjeta de fundo do quintal do século XIX.
Que o ERO tenha sido prestigiado por contar com a sua presença no quadro docente é privilégio de todos nós (e os Parabéns que daqui lhe enviamos apenas uma modesta forma de o demonstrar).
.
João Jales disse :


Foi com especial empenho, e prazer, que procurei ter hoje aqui no Blog uma saudação ao nonagésimo aniversário de Mário Braga. Não com a intenção de prestar ao escritor a homenagem que ele merece, não tenho para isso engenho nem arte, nem este Blog tem dimensão para tal. Esse reconhecimento teve lugar no Museu do Neo Realismo em Vila Franca de Xira, conforme aqui relatou a nossa colega Mila; a intenção hoje foi relembrar que da história do ERO faz parte um ilustre intelectual, que recorda com saudade o ano que aqui passou, pai de duas amigas e valiosas colaboradoras do Blog e sogro de um antigo colega nosso. 
Um homem notável que comemora noventa anos, rodeado do afecto de familiares, amigos e antigos alunos, e é dessa história que este Blog trata .
Parabéns a Mário Braga e a toda a sua família .
JJ  
.
Luisa disse:

Não foi no meu tempo que o Dr. Mário Braga foi professor no Colégio.Mas é sempre um motivo de orgulho saber que um tão insigne Homem de Letras tenha feito parte do ERO.A ele e a toda a Família envio parabéns e o desejo de muitas felicidades!L
.
Manuela Gama Vieira disse...
Imagino os sentimentos que "percorrem" a Ani pela passagem dos 90 anos de seu Pai-tantos quantos o meu Pai perfará em Abril próximo.Deduzo,por isso,que tenham sido contemporâneos em Coimbra,embora em cursos diferentes. Tenho para mim,que há vozes que nunca deveriam calar-se! Ani,neste dia tão significante para si e sua Família,ofereço-lhe estas "Capas Velhinhas".  As nossas capas
Canto d'Alma 

  • Mário Braga, um dos sobreviventes da geração neo-realista, faz hoje 90 anos. Na sua obra soube aliar uma problemática social com uma vocação de cariz existencialista, pelo que a dissecação do eu, embora normalmente alicerçada numa contextualização social, ganha autonomia e encaminha-nos, por vezes, para os temas da incomunicabilidade e do absurdo. Um autor injustamente hoje pouco lido, embora a sua obra tenha uma dimensão actual.
    Ao escritor e sobretudo ao grande amigo, um abraço de parabéns.
    • São de intensa felicidade, para todos que amam a leitura, estes 90 anos de Mário Braga.
      É a casa Neo-Realista ainda de mais vivo olhar quando a recordação perdura. Parabéns e longevidade.

1 comentário:

Manuela Gama Vieira disse...

Imagino os sentimentos que "percorrem" a Ani pela passagem dos 90 anos de seu Pai-tantos quantos o meu Pai perfará em Abril próximo.Deduzo,por isso,que tenham sido contemporâneos em Coimbra,embora em cursos diferentes.
Tenho para mim,que há vozes que nunca deveriam calar-se!

Ani,neste dia tão significante para si e sua Família,ofereço-lhe estas "Capas Velhinhas".
As nossas capas
www.youtube.com
Canto d'Alma