ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

COMENTÁRIOS AOS ARTIGOS SOBRE O DR. JOÃO VIEIRA PEREIRA
( escritos por João B. Serra e Mário Gonçalves)

José Carlos Abegão disse:
.
Continuo a ler com muito interesse os comentários que têm sido publicados, que na sua maioria nos dizem algo sobre a história da nossa cidade ou sobre lembranças da infância dos bloguistas Caldenses. Hoje aprendi mais um pouco das Caldas, na vida desse médico, cidadão exemplar que foi o Dr. João V. Pereira.
Espero que continuem com o blogue, e os meus agradecimentos ao J.J. por continuar a enviar-me notícia dos artigos aí publicados, embora eu nunca tenha sido aluno do ERO.
Cumprimentos. J.Carlos Abegão.
.
João Jales disse:
.
Esta efeméride foi a forma ideal de introduzir a nossa série sobre Personalidades caldenses que se inicia no final de Setembro.
Não conhecia, confesso, a faceta de jornalista do Dr. Vieira Pereira pelo que li com especial interesse o excelente artigo do João. Fico, como todos , à espera que ele ponha à nossa disposição as tais notas da conversa de 1986. Conheci ou, como já aqui disse e repeti, tive o privilégio de conhecer o casal João e Ofélia Vieia Pereira e de, apesar de mais novo, ser amigo dos seus filhos.
Foi um prazer e uma honra ter aqui um artigo assinado pelo Dr. Mário Gonçalves, também ele um antigo aluno do Externato Ramalho Ortigão. Esperemos que não seja o único.
Um beijo para "as meninas" e um pensamento de grande saudade para o Toni e os seus Pais. João
.
João Ramos Franco disse:
.
João Serra, ao ler transportas-me no tempo, fazes reviver toda minha infância e a ligação de amizade à família Vieira Pereira. A emoção é grande e as palavras que poderia escrever fogem-me,tenho muitas saudades do Toni e dos seus Pais.
Um abraço forte para todos Vieira Pereira, estarão para sempre presentes em mim
João Ramos Franco
.
Manuela Gama Vieira disse:
.
Dos anos que vivi nas Caldas,guardo o "nome" de algumas personalidades; ficou-me gravado,precisamente pelo prestígio que as suas competências pessoais e profissionais lhes permitiram,com todo o MÉRITO, grangear.O Dr. Vieira Pereira foi sem dúvida, uma dessas personalidades.
Não sou caldense,mas trouxe sempre comigo um pouco de cada terra por onde passei.Por esse motivo,curvo-me com o maior respeito perante a memória de Dr. Vieira Pereira.
Curioso que recordo uma entrevista televisiva,conduzida não me lembro por quem,já o Dr.Vieira Pereira tinha uma respeitável idade,e fiquei fascinada com a sua personalidade.
Lembro-me perfeitamente das filhas Helena,Isabel e Manuela, minhas contemporâneas no ERO.
.
JBSerra disse:
.
Fui à sessão de homenagem efectuada na Câmara Municipal. O salão nobre estava repleto, o que diz bem da simpatia e carinho com que o Dr. João Vieira Pereira é recordado nas Caldas. Vários oradores lembraram a sua acção, em especial o seu colega Dr. Mário Gonçalves, que falou do médico que conheceu bem, no Montepio, na Misericórdia e no Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.As palavras que ouvi evocaram também as singulares qualidades humanas do Dr. João Vieira Pereira. Nele de facto coincidiram, não apenas as capacidades intelectuais e até artísticas (comuns a outros médicos da sua geração), a curiosidade e o espírito científico que a Medicina instiga, mas sobretudo uma vocação médica entendida no sentido de uma dedicação integral ao combate contra o sofrimento e a doença.
O Dr. Vieira Pereira chegou à cidade das Caldas em 1938, exercendo actividade no Montepio. Trazia consigo já uma experiência de 4 anos como médico rural, em Alvorninha e Alfeizerão. Essa experiência moldou o seu comportamento ao longo da vida, cumprindo os valores que definiram o médico de aldeia exemplar: a disponibilidade 24 horas sobre 24 horas, a total confiabilidade, e, sobretudo, a compaixão (essa qualidade, essa atitude, tão difícil de definir, que é o resultado mais autêntico do humanismo). O médico rural não era visto, sobretudo não era desejavelmente encarado, como um profissional de saúde, ou apenas como um profissional de saúde, mas como alguém a quem se recorria em busca de conforto e de alívio.O Dr. Vieira Pereira foi um médico de aldeia na cidade grande. Continuou aliás a visitar doentes na zona rural deste concelho. Simplesmente deixou de andar num cavalo para passar a andar num 2 cavalos.J. Serra
.
J. L. Reboleira Alexandre disse:
.
Depois deste comentário de João Serra ao Sr Dr Vieira Pereira, como era conhecido lá em casa, pouco mais posso dizer.
Não sei se era da humidade do Chão da Parada, mas era raro o Inverno que eu não apanhasse uma gripe qualquer, ou até outras doenças bem mais graves.Apesar de não haver na altura telefone lá em casa, era certo e sabido que o Dr Vieira Pereira lá aparecia, dia de semana ou Domingo, de noite ou de dia, com o seu famoso 2CV vermelho, se a memória não me atraiçoa no que concerne a côr.Bastava a sua presença para o miúdo que eu era, ficar melhor e poder voltar a brincar e sujar-me na areia da rua, para desgosto de minha mãe.
Uma das grandes figuras do nosso concelho.
.
Margarida Araújo disse:
.
Gostei muito de ler o texto do JoãoBS e de relembrar as pesquisas que fiz no jornal "O Progresso".
Fica aqui, sobretudo, o reconhecimento das qualidades humanas do Dr. Vieira Pereira. Lembro-me muito bem dele no seu 2 cavalos de um lado para o outro. Margarida Araújo
.
Laura Morgado disse:
.
Ao ler a descrição feita pelo Bonifácio transportei-me até à minha juventude e à amizade que ligava a minha família ao Dr. Vieira Pereira.
Recordo um excelente profissional e um HOMEM de uma extraordinária humanidade. Sempre pronto a ajudar todos, mesmo os mais desfavorecidos, sem esperar nada em troca.Quando era requerida a sua presença nos domicílios, medicava os pacientes e fazia questão de permanecer pela noite fora, aguardando a evolução do seu quadro clínico.Faltam as palavras para descrever todo o perfil do Dr. João Vieira Pereira.
Apenas como curiosidade, recordo que, como o nome do meu pai é Clemente, o Dr. Vieira Pereira sempre que me encontrava dizia “olá Clementina”, o que no meu entender era um miminho que ele me dava.
Beijinhos para as manas Vieiras Pereiras que partilharam comigo o ERO, mas um especial para a Isabel que foi da minha turma. Laura
.
Júlia Ribeiro disse:
.
DR VIEIRA PEREIRA - GRANDE HOMEM,GRANDE MÉDICO
Há dias em que me sinto bem e o dia da homenagem ao Grande Homem e Médico que foi o Dr. Vieira Pereira foi um deles.
Desde os meus 10 anos, quando entrei no ERO, que comecei a ouvir falar nesse Grande Senhor. Nunca tive muito contacto com ele mas, ao longo dos anos, fui nutrindo uma certa afinidade e empatia; ao ouvir as palavras que lhe foram dirigidas, compreendi e fiquei a conhecer realmente o Dr.Vieira Pereira. O doente não necessita apenas de um médico meramente prescritor de medicamentos, mas também daquela palavra amiga, da disponibilidade e compreensão que, muitas vezes, são tão importantes como o medicamento. E por saber e praticar isso, ele era amado por todos.
Aqui uma palavra de agradecimento para a D. Ofélia, sua esposa, que de certeza, também contribuiu com o seu apoio para o Homem e o Médico que ele foi.
Quando entrei na sala de Rx e vi o novo aparelho disse para a Teresa :
-Tanto que o teu pai fez, e com tão pouco, comparando com as novas tecnologias de que dispomos agora!
Por coincidência frequentei o ERO numa altura em que todas as manas V. Pereiras também lá andavam e assim tive contacto com todas, embora de maneira diferente, pois as idades variavam. Felizmente fui-me cruzando, ao longo dos tempos com elas, mais com a Manela e, ultimamente, com a Isabel. Foi com imensa alegria que as reencontrei todas num dia que lhes era tão especial. Para mim também foi um dia muito especial....Nunca o esquecerei! Às Manas Vieira Pereiras e Família um MUITO OBRIGADO.
Júlia R
............................................................................................................................

Sem comentários: