ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

RESPOSTA AO "CINEMA EM S. MARTINHO"

por Manuela da Gama Vieira



Pois não fui ao cinema de S.Martinho, mas fui ao Cine-Teatro Tasso na Sertã!
Passava as "férias grandes" -já não se chamam assim- repartidas do seguinte modo: até 15 de Agosto nas Caldas, com idas diárias à Foz do Arelho.

Após, e até 29 de Setembro, na Sertã, de onde minha Mãe é natural, onde meu Pai a conheceu, na sua primeira colocação profissional.

Como a nossa vida era de errância...o que muito gosto nos dava, a mim e a meus irmãos, especialmente quando já não gostávamos da escola da "terra" onde vivíamos...! Lembro-me de perguntar a meu Pai, quando íamos para outra "terra"...

Sertã e Coimbra, onde viviam meus Avós paternos, constituíam para nós, como que a nossa "âncora", para além do "sítio" de onde éramos naturais- eu era de Ovar!

Era aqui, na Sertã, meu berço afectivo, onde gosto imenso de viver, repartindo-me por Coimbra aos fins-de-semana, que nossos Pais nos davam mais liberdade, mas com hora de entrada em casa, religiosamente marcada! Uns minutos de atraso e, no dia seguinte, estava tudo estragado! Dura lex, sed lex!!!

O cinema, com sessões não muito regulares, era uma das nossas distracções.

A sala localizava-se no Cine-Teatro Tasso, e as condições de "conforto" da plateia (não se chamava "piolho"?) e do 2º balcão eram parecidas com a que descreves:
cadeiras de madeira, chão de cimento, e a estratificação social era bem patente no que concerne à ocupação dos lugares. O 1º balcão, já se está a adivinhar, o mais confortável, mas tinha o inconveniente do que era arremessado do 2º balcão cá para baixo, como por exemplo pastilhas elásticas... e mais não digo!

O belo edifício, inaugurado em 1915, foi mandado erigir por um grupo de ilustres cidadãos -assim eram tidos- que desejavam ter um local onde se reunir, contemplava: um belíssimo salão de baile, sala de jogos de mesa, biblioteca, sala de leitura e sala de bilhar onde, mais tarde, foi colocada uma mesa de ping-pong.

O acesso ao Clube da Sertã estava limitado a sócios, mediante proposta de admissão...que podia ser indeferida...sabe-se lá por que motivos...mas não será difícil calcular.

O "livre" acesso ao cinema, talvez fosse uma demonstração de "não exclusão"`, digo eu, à entrada naquela bonita casa cor-de-rosa, hoje pintada de amarelo.

Não me lembro de ter assistido a filmes em que "o resultado não se altera, independentemente da ordem das parcelas", nem a filmes suecos...mais caros...e, por isso, MULHERES NA RUA!!! Muito me ri com esses por...maiores (não pormenores).

Mas, já que falo do Cine-Teatro Tasso, restaurado talvez há uma dezena de anos, com um palco dotado de condições acústicas excelentes,"uma autêntica caixa de viola"( dito pelo Maestro do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra) não posso deixar de referir um belíssimo óleo que Túllio Victorino, natural de Cernache do Bonjardim(freguesia do Concelho da Sertã)e amigo do VOSSO... José Malhoa, ofereceu ao Club da Sertã, e que ainda hoje lá está. A bonita casa-atelier de Túllio Victorino, após obras de restauro, foi aberta ao público no passado domingo.

Em Figueiró dos Vinhos, relativamente perto da Sertã, a casa-atelier de José Malhoa, denominada "O Casulo".

As conversas são como as cerejas...comecei com o cinema, o mote do excelente texto do Jales, e acabo com MESTRES!!!

Manuela Gama Vieira

..................................................................................................................

COMENTÁRIOS

.

JJ disse:
As férias grandes eram mesmo GRANDES. Recordei aqui que tive quatro meses de férias no final do meu sexto ano e um dos comentadores corrigiu-me, mas sem razão, foram mesmo quatro meses.
É curioso referires uma vivência familiar nómada com tanto entusiasmo, a maioria dos meus contemporâneos que passaram por situações semelhantes referiam sempre o facto com alguma amargura, pelo corte abrupto de relações e vivências que originava. Era já esse um sinal desse teu optimismo crónico...
Penso que o “piolho” era habitualmente o 2º Balcão, onde os bilhetes eram mais baratos. A instalação de redes de protecção para evitar a “queda acidental de objectos” originou um outro nome para o 2º Balcão: o “Galinheiro”.
Esperamos por mais textos teus, um deles já está agendado, acompanhado de uma fotografia tua que, desta vez, me foi negada… Bem-vinda ao Blog!

Sem comentários: