ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

O PADRE QUE CONTAVA ESTÓRIAS

.
.
Padre Renato, desenho da São Caixinha
.
.
Mais uma entre as muitas diversas e fascinantes facetas do Padre Renato, no maravilhoso texto do Bonifácio.
.
Tive oportunidade de relembrar com saudade as aulas de desenho, até mesmo aquelas em que ele não estava nos seus melhores dias!
.
Relembrar também a fascinante capacidade de hipnotizar alguns, e as sempre muito por mim esperadas aulas de canto coral.Esperadas e não pelos meus dotes vocais, porque nesses, podia fazer um dueto com o Bonifácio...era sim pelo talento que o Padre Renato tinha de contar estórias . Nos últimos 15 minutos da aula erámos premiados com um episódio que se seguiria na próxima aula!Como ele conseguia manter uma classe de "ruidosos"adolescentes presa naqueles enredos tão simples e cativantes que não se ouvia nada mais que a sua voz , é para mim até hoje um mistério!
.
Personificava o "Zé Manel", rapagão da aldeia, bem humorado e apaixonado pela rapariga dos seus sonhos.Personificava tambem e na perfeição a menina em questão, desde os requebros de voz e coquetteries femininas próprias que acompanhavam o gesto de olhar para as unhas enquanto dizia algo mais ousado, ao pestanejar, entre outros... Prosseguia depois vivendo todos os coloridos personagens, que com muito humor e muita expectativa, nos deixavam sempre com pena que a lição de canto tivesse chegado ao fim.Nunca percebi se ele criava os diálogos na altura, o facto era que pegava sempre o assunto na lição seguinte, onde o tinha deixado.Genial!
.
Há tanto para dizer sobre o Padre Renato que é dificil fazer um" resumo" de memórias! Um homem muito especial que tive o privilégio de ter como professor.
.
Só mais esta ...quando a minha filha nasceu foi visitar-me à maternidade do hospital das Caldas. Ficámos ambos muito surpreendidos, eu pela inesperada visita, e ele pelo nome da bébé - Renata.
.
Isabel Caixinha
.
.
.
............................................................................................................................
COMENTÁRIOS
.
Isabel Xavier disse:
Lembro-me bem das histórias que o Padre Renato nos contava e que a Isabel Caixinha aqui veio revisitar num texto tão ternurento. Eram histórias com um fundo moral e de transmissão de valores: se o protagonista comprava um carro, era um modelo muito simples por fora, mas de muita qualidade quanto ao motor. E é verdade, tinha uma mímica muito expressiva: pestanejava, muito dengoso, quando "fazia de rapariga"!
Um dia propôs-nos um novo sistema de comunicarmos, com maior economia de palavras; por exemplo, se quiséssemos que alguém acendesse a luz, deveria dizer apenas: "fogo"!
À Isabel foi visitá-la ao Hospital quando ela teve a filha; quanto a mim, tocou órgão quando casei e baptizou o meu filho, derramando-lhe tal quantidade de água por cima, que eu temi que o bébé se afogasse ali mesmo, à minha frente.
Obrigada, Isabel, por estas recordações, que vivemos em conjunto. Saudades e um beijinho.Isabel Xavier
.
JJ disse:
Sim, o texto da Isabel mostra a grande ternura que ela e todos quantos conviveram com o Padre Renato por ele sentiam. A descrição da forma como ele contava a estória, os gestos, as poses, é realmente um momento de inspiração da autora.
A excelente ilustração torna esta colaboração familiar particularmente tocante. O nome da bébé é um final de Hollywood, mas ainda por cima é verdade!
A Isabel promete voltar a esta série, ficamos à espera.
.
Isabel Esse disse:
Quanto a mim,talvez por estar ligada à imagem,penso que não foi suficientemente salientado o magnífico desenho da São,de que se desprende uma grande humanidade e bondade,tão características do Padre renato.Embora o traço seja bom,a alma do retratado está lá,e isso é ainda melhor e só os artistas o fazem!!!PARABÉNS

1 comentário:

Isabel Esse disse...

Quanto a mim,talvez por estar ligada à imagem,penso que não foi suficientemente salientado o magnífico desenho da São,de que se desprende uma grande humanidade e bondade,tão características do Padre renato.Embora o traço seja bom,a alma do retratado está lá,e isso é ainda melhor e só os artistas o fazem!!!
PARABÉNS