ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Uma visita a “José Relvas, O Conspirador Contemplativo”

.
.
por Manuela Gama Vieira
Apresso-me a descansar o Jales, que pensa que a Sertã se situa por trás-do-sol-posto … cheguei sã e salva!
Um dia de sol quente e radioso este o da visita à Exposição, até S. Pedro colaborou.
Quanto à Exposição, fantástica! O Comissário, João Bonifácio Serra, guiou-nos através do percurso da interessante vida de José Relvas: inteligente, revolucionário, contemplativo, e de requintado bom gosto!Percebo agora melhor, porque….contemplativo. Conspirativo, já sabia, e fiquei a saber muito mais, pelas palavras do nosso colega e ilustre historiador/investigador.

Fui também em funções “institucionais”….A família paterna de José Relvas é oriunda de Relvas, freguesia de Ermida, concelho da Sertã.O Presidente da Câmara da Sertã, um ilustre autarca de quem o Concelho bem se pode orgulhar, ao saber que eu ia visitar a Exposição, pediu-me que fosse portadora de alguns livros editados pela Câmara, para oferecer ao João Serra. Pedido irrecusável, que de imediato aceitei, com honra e orgulho (apesar do peso do saco…)!

Passo agora à parte do “matar as saudades!” A vida ensinou-me a não chorar por alegrias…por isso não chorei…nem parti nenhuma costela à “princesa”- Anabela Miguel, nem à Luísa Nascimento, com o esfusiante e apertado abraço de saudade que lhes dei, onde couberam(?) 40 anos!!!

Quanto a ex-coleg(os)… estavam lá: O simpatiquíssimo e bem-disposto João Miguel, que escrevinhava muito e tirava fotografias. Interessadíssimo e atento visitante e também, pareceu-me, repórter, de bloco de notas e máquina fotográfica em punho. O Nuno Mendes que reconheci depois de olhar bem para ele, ao vê-lo caminhar, com “aquele arrastar de pés”, o estilo de há 40 anos.

Duas características tinham eles em comum: mais barrigudos….do que há 40 anos…a simpatia, essa, a mesma!

O João Serra que não conhecia pessoalmente, tem que mudar de fotógrafo! Nas fotografias que tenho visto dele, aparenta ser bastante forte e afinal não é assim (tão) gordo.
Balanço: as raparigas ao pé deles….elegantíssimas; eles…continuam simpáticos e charmosos como eram, até se esquece a barriga….
Uma nota final e, por ser final, não menos importante, muito pelo contrário: A falta que o João Jales lá fez; assim como a de todos os outros(as) ex-colegas, o único lamento. Afinal, esta visita foi especialmente agendada e meticulosamente preparada para os ex-alunos do ERO, um privilégio e uma honra, convenhamos!

Ao João Bonifácio Serra, um agradecimento especial! É que, não obstante a sua agenda ocupadíssima neste dia, como se dispusesse de todo o tempo do mundo para nós, não deixou de, serenamente, nos explicar tudo, e é tanto, o que os “objectos” de José Relvas encerram: a VIDA de um homem notável!

Ao João Jales e ao João Miguel Azevedo Santos, muito e muito obrigada, pelo empenho esforçado na preparação e concretização da visita


Manuela Gama Vieira

............................................................................................................
COMENTÁRIOS
.

Anabela Miguel disse:
Tendo feito parte dos visitantes do Ero à exposição de "José Relvas, o Conspirador Contemplativo", e sentindo-me uma privilegiada, não podia deixar passar sem enviar um muito obrigado a todos os que organizaram esta bonita e cultural visita. Visita esta que me fez conhecer melhor este grande homem e parte do seu enorme e rico espólio.
Um agradecimento muito especial ao João Bonifácio Serra, pela sua disponibilidade, simpatia, empenho e principalmente a serenidade que transmitiu em toda a visita.......numa tarde linda de Outono, que não irei esquecer.........Anabela Miguel.


Sem comentários: