ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

POSTAL DE DJERBA (Belão)

No bar do turco fumando chicha


Djerba é uma ilha colonizada pelos franceses no século XIX que foi fenícia e romana. Os árabes chegaram lá no século VI. Eu cheguei lá no século XXI, mais propriamente no dia 15 de Agosto de 2009.
Decidira que queria uma semana de sol e água quente, longe das panelas, da máquina de lavar, dos chapéus de sol e pára-ventos em cima de mim, das horas infinitas para estacionar, dos supermercados, das horas para isto e para aquilo. Enfim, decidi fingir que era rica durante uma semana. E digo-vos que é mesmo bom! Há de facto vidas mais baratas... mas não prestam.
Chegada a Djerba instalei-me no”Djerba Golf Thalasso & Spa”, uma coisinha pequena com, por exemplo, campo de golf, piscina exterior e interior, thalasso, 5 campos de ténis(2 relvados e 3 de terra batida), 4 restaurantes, 3 bares... e um serviço impecável, daqueles que nos ajudam a desfrutar em pleno do “dolce fare niente”. Ah! A praia privativa fica a 200m de distância, não sendo preciso sair do resort para lá chegar, como é obvio e conveniente. Foi aí que passei maior parte do tempo, ora de molho, ora deitadita na espreguiçadeira, com a extenuante trabalheira de, de quando em vez, ter de levantar o braço para chamar o empregado e pedir uma bebidinha, não fosse desidratar. Também não era mau de todo, pois o enfermeiro do hotel era daqueles que até dava vontade de desidratar, torcer um pé, cortar um dedo, desmaiar.... sei lá. Mas estive sempre de perfeita saúde.
Houmt Souk é a capital da ilha, repleta de casas branquinhas com portas azuis e desenhos feitos com tachas. Visitei-a numa manhã que dediquei às compras.
E se comprar dá trabalho! Ao inicio tem uma certa piada regatear os preços, mas ao fim de algum tempo, perde-se a paciência. É que para alem do regatear, os tunisinos adoram galantear as mulheres, desfazem-se em elogios e não se coíbem de até querer saber se os maridos as amam e se elas são felizes. Um bocado “melgas”, mas simpáticos.
O resort ficava a 5 minutos de Midoun, localidade onde predominam os “menzel”, casas típicas, fortificadas, com um poço exterior feito de troncos de palmeira., importantes na época das pilhagens.
Visitei ainda a marina, zona muito frequentada por turistas, pois as suas agradáveis esplanadas, rodeadas de canteiros de flores e muito limpas, são de facto convidativas.
Frequentada sobretudo por estrangeiros (ricos), Midoun tem ainda um casino onde fui jantar uma noite. Rodeada de mordomias, sempre tratada por “madame”, com direito a dança do ventre e música durante o jantar, paguei o equivalente a 22 euros. E o vinho era muito bom. Nas salas de jogo, só euros. Dinar não entra.
Na segunda noite que faltei no bar do turco, o bar mais simpático do resort, com música ao vivo (flauta e alaúde), uma decoração magnífica e onde fumei chicha, saí para ir à discoteca mais famosa da ilha. Enorme, com dezenas de “gorilas” à porta e circulando por todo o espaço, fui toda revistada à entrada. É prática comum, bem como o pedido de identificação a quem aparenta não ter 18 anos. Achei piada, pois de facto não vi crianças na discoteca, como por cá acontece. Quanto à música, o mesmo de cá. Aquela sensação de ouvir a mesma falta de melodia desde que entrei até que saí, tipo pista 2 do Green Hill. Aquele tum tum tum sempre igual, que só aguentei hora e meia. A era disco era de facto maravilhosa, se quisermos comparar.
No hotel, a animação era direccionada para uma faixa etária bem acima da minha. Preferi sempre o alaúde do bar do turco.
Quanto a comidinhas, a variedade é muita. Há a cozinha europeia, sempre, para quem não gosta das delicias tunisinas: cuscuz e tajine, por exemplo. Para quem aprecia picante, harissa é do melhor que há. A cerveja é fraquinha mas escorrega bem e Thibarine é a aguardente típica da Tunísia, bem forte, mas muito agradável. Logo à segunda fiquei sem forças, eu que até aguento bem. Talvez a PDI me esteja a fazer perder qualidades!
Mas a maior parte do tempo, passei-o na praia. E é ela que me deixa saudades. Areia branquinha, fininha e limpinha. Espreguiçadeiras, toalha fornecida à chegada, água cuja temperatura oscila entre os 27 e os 29 graus e totalmente transparente.
Três vezes já fui à Tunísia e continuo a só saber dizer “chukran” - obrigada e “maa salama”- até logo. Escrever nem tento sequer. Também não é importante. Toda a gente fala francês.
Foi muito bom para carregar baterias e recomendo.
“Maa salama”


.

Belão

Praia às 7 e meia da manhã

.
____________________________________________

C O M E N T Á R I O S


Júlia Ribeiro
Olá Belão!Então passeando pela Tunísia!! Boas férias.


Margarida Santos
Estive na ilha Djerba em Abril de 2006. Adorei. Fumei shisha, bebi óptimos chás, atravessei om deserto, estive nos locais onde foram filmados "O Paciente Inglês" e "Guerra das Estrelas", apanhei boa praia e fartei-me de andar de camelo.

Luisa disse:

Grandes vidas!!! Que inveja.... L

Inês disse...
Qual inveja, Luísa! Só aquela mania de nos obrigar a regatear preços irrita, não há pachorra! e então quando alguém comprou o mesmo e pagou metade… lá se vai o prazer “Maa salama” tá bem... o resto, contado pela Belão, eu também queria! :)

Ana Carvalho disse:
Eu quero ir já amanhã para a Tunisia! É o que me apetece fazer depois de ler o postal da Belão.
Bjs PP.

jorge disse...

este ano houve poucos postais de férias.já em 2008 a belão publicou dois ou três muito interessantes e escritos com humor.também fiquei com vontade de ir à tunisia embora conheça algumas estâncias do indico que recomendo a todos.jorge

Belão disse...
Olá!Quem já foi à Tunísia sabe bem do que falo. A quem não foi, dou um conselho: vão que vale a pena. Eu já fiz o circuito do deserto há dois anos, também fui aos locais das filmagens da Guerra das Estrelas e do Paciente Inglês, dormi num acampamento de luxo.... e é fantástico. Descanso e boa praia é em Djerba. Quando forem, digam-me que eu vou logo outra vez!Bjos a todas e todos.

3 comentários:

Inês disse...

Qual inveja, Luísa! Só aquela mania de nos obrigar a regatear preços irrita, não há pachorra! e então quando alguém comprou o mesmo e pagou metade… lá se vai o prazer “Maa salama”

tá bem... o resto, contado pela Belão, eu também queria! :)

Belão disse...

Olá!
Quem já foi à Tunísia sabe bem do que falo. A quem não foi, dou um conselho: vão que vale a pena. Eu já fiz o circuito do deserto há dois anos, também fui aos locais das filmagens da Guerra das Estrelas e do Paciente Inglês, dormi num acampamento de luxo.... e é fantástico. Descanso e boa praia é em Djerba.
Quando forem, digam-me que eu vou logo outra vez!
Bjos a todas e todo.

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!