ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

FÉRIAS !

.
.
.
A nossa proposta de Verão para este Blog é a publicação de fotografias e textos relativos às férias.

Vamos pedir que nos enviem fotografias, textos ou outras recordações das vossas férias nos anos 50, 60 e 70, funcionando a publicação como um postal enviado a todos, e a que todos poderão responder.
Damos como exemplo a foto abaixo, do Padre António Emílio com um grupo de jovens, maioritariamente alunos do ERO, no início da década de 50. A identificação está no verso, por comodidade de visionamento aqui a transcrevemos:
Ajoelhados: João Calheiros Viegas, Rui Américo (Cospe Cospe), José Pratas e Sousa (Minhocas), Fernando Ludovice Santa Barbara, Fernando Figueiredo, Jorge Pratas e Sousa (Minhocas), Pe. António Emílio e Carlos Calisto

Deitados: Rui Ramos Franco, Jorge Calisto, João Ramos Franco e José Avelar

João Ramos Franco disse:

Ajoelhados: ainda não sei a ordem, alguém pode ajudar?
Deitados: Rui Ramos Franco, Jorge Calisto, João Ramos Franco e José Avelar

Ano: 1956 ou 57.
Meio de transporte: a carrinha VW do Dr. Asdrúbal Calisto.
Almoço: Sandes e Fruta.
Horários: manhã na praia e tarde no pinhal.
Recuar no tempo para recordar a minha presença nesta Fotografia e contar-vos os nossos tempos de Férias, é um prazer e uma responsabilidade perante a minha geração. Sem a amizade fraterna que nos une, ser-me-ia quase impossível.
Passeios como este, acompanhados do Pe. António Emílio, eram normais. Refiro-me não só aos presentes nesta fotografia, mas também ao grupo de rapazes e raparigas quase sempre mais numeroso. A existência de poucas máquinas fotográficas, naquela época, é o motivo de não existirem mais fotografias, em que estejam todos.
Se virem novamente a fotografia do Jantar de 1962 em S. Martinho do Porto (já publicada no Blog), vão encontrar nesse grupo muitos que só por simples acaso não estavam aqui neste dia.
Eu estou nesta fotografia, como estou em todas as outras, mesmo actuais, junto a eles. A amizade perdura no tempo, e esta fotografia é uma prova de há quanto tempo ela existe.

João Ramos Franco

O "eu" é o proprietário da foto, Fernando Ludovice, que disse:
Caro João Ramos Franco
Então não reconheces todos que estão na fotografia?Estás com a memória a falhar!
Não reconheces o João Calheiros Viegas,o primeiro de cócoras, à esquerda,nem pelas orelhas?
E não te lembras do Rui Américo,vulgo cospe-cospe? Ao lado do Jorge?
Entre o Fernando Figueiredo e o Pe António Emílio, penso que era um primo do Jorge, que tinha um irmão e eram conhecidos pelos "Minhocas". Pergunta ao Jorge se é verdade!
E do Zé Avelar, também não te lembras? É o 1º da direita,deitado.
E do Carlos Calisto?O 1º da direita.Já agora não te lembras de mim? De chapéu branco(panamá),o Fernando Ludovice Santa-Bárbara!
Olha, eu lembro-me bem de ti e das aventuras que tinhamos nas Férias, pois como se calhar não te lembras, eu só cá vinha nessas alturas, pois vivia em Lisboa.
Lembras-te das "saídas" com o Anglia do teu Pai?Uma vez fomos a Óbidos,à noite, com o Clóvis (que será feito dele?),no Anglia e tu bateste num plátano, no Largo da Igreja de Santa Maria, ao fazeres uma marcha atrás e o pára-choques ficou metido para dentro!
Aqui vai um abraço, deste, que ainda se lembra de algumas coisas, Fernando Ludovice Santa-Bárbara.
.
João Ramos Franco disse:
Resposta ao Fernando Santa-Barbara
Fernando
A memória visual ás vezes falha (estou a fazer tratamentos às cataratas), a outra não. Reconheci quase todas as pessoas, mas não tinha certezas… Tu, com o teu panamá, vi imediatamente que eras tu.
Confesso que aqui houve um bocadinho de malandrice minha, conversei com o Fernando Figueiredo e fiquei à espera que aparecesses no Blog para completar o que faltava na fotografia.
Digamos, foi um puxar para que a malta da nossa geração participe mais. Desculpa, mas ainda faço destas brincadeiras. Tu e todos são bem-vindos, pela amizade que nos une e pela colaboração que podem dar às memórias da nossa juventude.
João Ramos Franco

Sem comentários: