ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

AS ÚLTIMAS FÉRIAS DO E.R.O. ( Junho de 1974)

.
.
Chão da Parada , Junho de 1974


"O último dia de aulas do Ciclo Preparatório foi vivido normalmente, mas, ao terminar, lembrei-me de convidar alguns alunos para um breve passeio até junto de um moinho, no Chão da Parada, de que é testemunho uma fotografia que tive o cuidado de tirar sem que revelasse a ninguém as minhas intenções. Só pouco antes do ano escolar seguinte é que convoquei os encarregados de educação para lhes dar contar da decisão de fechar o Ciclo. Todos deploraram a situação ...."


PADRE MANUEL AUGUSTO NAIA DA SILVA


. . . . . . . . . . .

Este é um excerto de um importante, e muito interessante, texto inédito do Sr. Padre Naia sobre o final do ERO como estabelecimento de ensino Liceal. Decidimos adiar a sua publicação integral para Setembro devido à sua relevância, não o incluindo numa altura em que as FÉRIAS! ocupam o espírito de todos.
Mas queria desde já dar conta da sua existência e da sua próxima aparição neste Blog.

JJ
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .



Padre Renato com uma das últimas alunas (não identificada) do Externato Ramalho Ortigão,

no início das Férias de 1974, último ano de funcionamento do Colégio.


....................................................................................................................................................
COMENTÁRIOS
.
Manuela Gama Vieira disse:
Que saudades me deixou o P.e Renato!!! As suas inesquecíveis aulas de Latim,a sua sabedoria,o seu humor muito especial e inteligente! Quantas vezes me tenho lembrado dele! Claro que as aulas eram animadas pelo Zé Carlos Sanches!!!!
.
Fáfá disse:
Não esquecendo o "Desenho à Vista", "Canto Coral" e o "Orfeon" excepcional.Recordo que numa aula do 1º Tempo da tarde nos contar que tinha tocado orgão numa Igreja em Óbidos, a convite de um grupo de japoneses.Este grupo esteve a realizar um documentário sobre Óbidos e convidaram o nosso Mestre, de quem ainda hoje guardo as mensagens e admiro o saber e a Arte. Genial .

2 comentários:

Anónimo disse...

Que saudades me deixou o P.e Renato!!!As suas inesquecíveis aulas de Latim,a sua sabedoria,o seu humor muito especial e inteligente!Quantas vezes me tenho lembrado dele!
Claro que as aulas eram animadas pelo Zé Carlos Sanches!!!!

Anónimo disse...

Não esquecendo o "Desenho à Vista", "Canto Coral" e o "Orfeon" excepcional.Recordo que numa aula do 1º Tempo da tarde nos contar que tinha tocado orgão numa Igreja em Óbidos, a convite de um grupo de japoneses.Este grupo esteve a realizar um documentário sobre Óbidos e convidaram o nosso Mestre de quem ainda hoje guardo as suas mensagens e admiro o saber e a Arte. Genial