O miúdo com a bóia não pertencia ao grupo, foi apanhado por acaso
Agosto de 1969
Estamos na Foz do Arelho …. são 10 horas … há sol… o mar está calmo e o banho irresistível…
Ouve-se o pregão da Sra.Guilhermina:
-“Há bolos da Frami “
Logo seguido pelo do Justiça:
“Vai já, vai já! Olha o Rajá fresquinho…. há frut'ó chocolate…. Olha a bola de Berlim e o pastel de nata….Vai já, vai já!”
Aqui e acolá, entre o mar e a lagoa, pequenos grupos de banhistas desfrutam desta manhã sem nevoeiro
Julho de 2008
Estamos na Foz do Arelho…. são 10 horas… há sol …. o mar está calmo e o banho irresistível….
Não se ouvem pregões…. as bolas de Berlim e os pastéis de nata só existem nos bares…
A praia está repleta de gente … como iremos encontrar os banhistas de 1969 no meio desta multidão ? Onde estarão as manas Bonacho, as manas Gama Vieira ?
Apareçam e venham desfrutar desta manhã sem nevoeiro…..
Ana Nascimento
.............................................................................................................................
COMENTÁRIOS
João Jales disse:
Lembro-me perfeitamente da Guilhermina e do Justiça a vender bolos, gelados, percebes, pevides, etc., na praia. As Bolas de Berlim vinham polvilhadas com mais ou menos areia, conforme as condições climatéricas.
O Justiça gritava o seu pregão "Vai já, vai já" com uma urgência que sugeria estarem vários clientes a reclamar os seus serviços simultâneamente, o que raramente, ou nunca, era o caso. Mas eu, ao ouvi-lo ao longe, parecendo tão atarefado, temia sempre que se tivesse esgotado o bolo que eu queria antes de ele chegar à minha barraca...
Manuela Gama Vieira disse:
Só vos digo, em manhãs de nevoeiro, ainda que nas Caldas estivesse um sol radioso, constituía tarefa árdua...convencer meus Pais a ficar na praia!
Hoje até concordo com eles, mas naquele tempo não havia vento nem nevoeiro que nos demovesse de desfrutar de uma manhã de convívio com colegas do ERO.
Têm dúvidas?
A actual foto do blog ilustra isso mesmo!
A escolha musical do João Jales, primorosa como sempre!!!
Júlia disse:
"Vai já, vai já!"
Uma Bola de Berlim agora (meia-noite...), se calhar não caía muito bem! Mas este ano no Algarve, lá no Vau, havia Bolas de Berlim e eu comi uma. Mas as do nosso tempo eram melhores e lembrei-me, inclusive, da chegada dos tabuleiros com aquelas Bolas maravilhosas, no Colégio, com a Menina Alda a não dar conta do recado, connosco quase todas a pedi-las ao mesmo tempo no intervalo. Aí disse: minhas ricas Bolas ao pé destas!
Mas ainda bem, porque assim não voltei a tentar-me...
1 comentário:
Só vos digo, em manhãs de nevoeiro,ainda que nas Caldas estivesse um sol radioso,constituia tarefa árdua...convencer meus Pais a ficar na praia!
Hoje...até concordo com eles,mas naquele tempo...não havia vento nem nevoeiro que nos demovesse de desfrutar de uma manhã de convívio com colegas do ERO.
Têm dúvidas?
A actual foto do blog ilustra isso mesmo!
A escolha musical do João Jales,primorosa como sempre!!!
Enviar um comentário