ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

ALUNOS E PROFESSORES EM 1948/49





Prometemos esta semana, e correspondendo a alguns pedidos e interrogações ( a sério!), publicar um pequeno texto em que se fará uma abordagem da história do ERO, com a sucessão cronológica dos locais e acontecimentos que marcaram os quase trinta anos da sua existência. Durante a nossa pesquisa têm “aparecido” várias fotografias dos seus primeiros tempos, como a que aqui apresentamos. Se na excursão a Ceuta em 1966 eu andava de calções, imaginem nesta, no ano lectivo de 1948/49… não me lembro de nada!


Mas dizem-me que é uma imagem de professores e alunos no recreio, nas traseiras do nº 56 da Rua Miguel Bombarda, e sei que nela está o mais carismático dos professores dessa época. Refiro-me a Rosa Bruno, alentejano nascido no Redondo em 1917, licenciado em Matemáticas pela Universidade de Coimbra, professor de Matemática e Físico-Química, mas homem multidisciplinar, apaixonado pelas artes, entusiasta de Teatro, poeta, todos os seus alunos falam dele com os olhos a brilhar. Continuo à espera que um deles, e são vários, pegue na pena e brinde todos os leitores deste Blog com as mesmas palavras e sensações de entusiasmo, admiração e carinho que me transmitiu oralmente e que eu, que não tive essa convivência, não consigo reproduzir.


Essa eventual crónica tem aqui um espaço reservado desde a publicação das fotos do Dr. Lopes (que afinal não eram de uma excursão ao Norte em 1948, nem o teatro era de 1949, voltarei a este tema quando falar das suas aulas de Geografia, será a minha vingança por essa sabotagem…). O que me daria muito prazer seria ver aqui um ou mais textos de jovens septentões (inventei esta agora) antes de aparecerem as dos tímidos, e ausentes, cinquentões (esta já existia). Aqui fica o desafio.


Pensei que seria apropriado recordar aqui um poema de Rosa Bruno, precisamente sobre o Parque das Caldas, que a Guidó me disse estar no Blog da Isabel Castanheira (Cavacos das Caldas). Como a Isabel já me disse que não lê estas pepineiras nostálgicas, se vocês não lhe disserem, ela nem chega a descobrir que lhe roubei lá esta.



ACONTECER POESIA


de LUIS ROSA BRUNO



"O Parque é um tesoiro ..."


"Vulgar moldura ... casario tristonho,

Ao fundo a Mata, num perfil tristonho,

O Parque ao meio, assim guardado e posto,

Bucólico sossego, do meu gosto ...

.


E algo que flutua, é no ar,

Que é leve, diferente, singular,

No sol tão claro, só de luz na cor

Doce que tudo tem, e no frescor ...
E é tão simples, isto ... Destes plátanos

.


Guardam segredos as caladas sombras ...

E, mais além, num lago circular,

Uma ilha florida e uma ponte,

Patos de neve, em ronda, a navegar

Sobre azuis, brancos, malhados, vermelhos

Peixes alegres, às voltas, a bailar ...

.


E há meninos rindo ... Se disserem

Haver melhor, eu ficarei pasmado ...

E uns barquinhos dormem ...

Que postal Inglês, romântico na paz claustral...

.


Roseiras frágeis, enlaçadas, velam

Uma donzela em leitura calma,

Velhinhos, um caso, revivem alma

E amores, sós, em sonhos se desvelam ...

.


Uma aguarela assim é raridade!

Ó Caldas da Rainha! Ó cidade

De Leonor e de Malhoa e outros

Que na pedra e no barro e no papel

Que nome alevantaram, a tão alto!...

Grito, princesa de viçosos bens:

O Parque é um tesoiro que tu tens!"


Luis Rosa Bruno
[Edição do Autor. Composto e Impresso nas Oficinas Gráfcas de "O Riomaiorense", Rio Maior. MCMLVII. 80 Páginas numeradas + capas.]



(Roubado no blog da Isabel, Cavacos das Caldas)

.



1-Para visionar melhor a foto numa janela separada, cliquem sobre ela. Para voltar ao Blog usem « anterior. Ou podem ir ao Álbum de Recordações, onde consta com melhor resolução.
2-Só alguns dos retratados estão identificados, como em relação a todas as outras fotos ficamos à espera de contribuições dos colegas, não me digam que não navegam na Net porque eu sei que não é verdade.
3-Sei que Mário Braga também merece uma menção especial, descansem que o Blog não acaba hoje.


Sem comentários: