ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

ALGUMAS NOTAS ADICIONAIS À "BREVE HISTÓRIA..."

1-Estas são notas para ler depois da "BREVE HISTÓRIA DO ERO 1945-1973".
2-Alguns computadores apresentam as imagens lado a lado, outros criam espaços
em branco. Tem a ver com as "definições" de cada um , não é opção de edição nossa.


A dimensão da “Breve História…” , não tão breve como era suposto, obrigou a que houvesse um desdobramento em duas partes, porque o Blogger não permitia tanto texto e imagens num só artigo. Mesmo assim algumas fotografias e "recortes" de jornais ficaram de fora, mas eu penso que são suficientemente interessantes e informativos para merecerem ser mostradas a todos.
Por outro lado não cabiam já os agradecimentos que era imperioso fazer. Tudo somado nasceram estas Notas Adicionais.

1- AGRADECIMENTOS- À Dª Anita que me recebeu com grande cortesia e infinita paciência partilhando comigo factos e informações preciosas, sem as quais esta história não seria possível. Invejável memória na sua idade (não sei ao certo, ensinaram-me a não perguntar a idade às senhoras).

Ao Dario (da Secretaria) por alguns esclarecimentos fundamentais, só possíveis por alguém que tinha outra visão do ERO.

Aos nossos colegas (se me permitem que os trate assim) António José Lopes, Mila Marques, José Mesquita de Oliveira, Ana Maria e Mário Gonçalves que, com muitas informações e um brilho nos olhos ao falar do COLÉGIO, me convenceram definitivamente que valia a pena contar esta história.

Ao Tó Freitas que, apesar de uma gripe, conseguiu dar-me "o cheiro e a cor” do período dos anos cinquenta que me faltava. A notável listagem de p’raí 500 nomes (completos!) de colegas que debitou durante a nossa conversa, incluindo turmas inteiras desde a sua entrada no Colégio até aos seus dois ou três sétimos anos, fica em arquivo para uma iniciativa posterior.

A todos os citados no texto, pelas suas colaborações: Acácio Leite, Alberto R Pereira, Filipe Oriol Pena, João Miguel A. Santos, Nami e São Caixinha.

A todos os que por email, telefone ou pessoalmente me ajudaram a montar este puzzle. É impossível citar todos, são meus amigos, considerem-se todos agradecidos.

2 - IMAGENS-Estes são anúncios de estabelecimentos de ensino na Gazeta das Caldas (anos 20, 30 e 40) que nos permitem saber quem, quando e onde. Só escrevi sobre os que originaram o ERO, mas como vêem há aqui outra história por fazer. Este comentário da Guidó que acompanhava o último scan que me enviou diz tudo:

E diz que também havia um no vão de escada da... e outro nas águas-furtadas da.... e um na sub-cave do..... e outro no quintal da .... e mais um no anexo da..... e ainda outro no sotão..... Foi muita educação, por isso é que as Caldas têm tantos letrados pelo mundo fora.
Noves fora
acho que as contas batem certo.
Ou não?
Guidinha, a que escreve redacções

































































3 - FOTOGRAFIAS - Todas as fotos são da Margarida Araújo, excepto a do colégio na Diário de Notícias (que é do Flores) e a do Sr. Ulisses (autor desconhecido).

As aqui apresentadas são do interior e da vista das janelas das instalações do Lusitano na Rua de Camões. É o único dos edifícios que mantém um interior semelhante ao que tinha quando funcionava como Colégio (com a óbvia excepção do novo).

Todas as fotos da Margarida eram a cores, como a que está abaixo, a "culpa" de aparecerem a P&B é minha, pareceu-me que assim se harmonizavam melhor com o texto.















































------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: