ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Breves notas e comentários a "Os Locais do Acácio Leite"

O JJ usou o argumento da proximidade de geração para me propor que comentasse a história de Acácio Leite. Não sendo pertinente o argumento, aceitei o convite para provar a todos nós, admiradores dos seus textos, que ninguém tem nada a ganhar com a troca.

Comecei por lhe pedir o datómetro e o respectivo livro de instruções. Com ele vinha uma nota sobre o Instituto Vaz Serra e o Externato Ramalho Ortigão. Fiquei a saber (insaciável coleccionador de histórias este JJ!) que o Instituto Vaz Serra foi fundado em Cernache do Bom Jardim por iniciativa do comendador Libânio Vaz Serra, em 1950. No final dessa década, dotou-se de instalações próprias e de internato (o nosso amigo Acácio Leite deve ter testemunhado algumas destas mudanças). Tal como no Externato Ramalho Ortigão, o ensino era misto.

Uma personalidade singular, o Dr. Gil Marçal, marcou os tempos de consolidação do projecto do comendador. Foi esse director que instituiu a prática de um passeio anual, momento sempre aguardado com expectativa e preparado cuidadosamente. As Caldas da Rainha foi incluída nesse roteiro, tendo-se cumprido, na segunda metade da década de 50 e princípio da de 60,visitas alternadas do IVS ao ERO e deste àquele. Na origem desta relação parece terem estado alguns estudantes caldenses que passaram pelo internato do IVS, como o Toni Vieira Pereira.

A última visita do IVS às Caldas deve ter ocorrido em 62 ou 63, já o Ramalho Ortigão se achava instalado no edifício da Rua Diário de Notícias.

Tenho uma vaga recordação de um almoço no Ginásio do Colégio. Não me lembro se houve baile, mas parece-me altamente improvável que o cup tivesse mais vinho branco do que gasosa Rical e que as nossas colegas, além de ajudarem a pôr a mesa, se tivessem munido de “bordalinhos” (designação extraordinária, para mim até agora desconhecida) a fim de presentearem os “supersónicos” de Cernache.

As meninas de 1962 ou 1963 eram diferentes das de 1958 ou 1959? Não seriam, mas era diferente a “cultura” da instituição. O colégio mudara de mãos. Acácio Leite foi a última testemunha de um Ramalho Ortigão que, além de futuras doutoras e engenheiras, formava M.s. Isto é formava as raparigas de modo a saberem lidar com o ardor juvenil estimulado por um cup reforçado, uma insinuante lembrança caldense e muitos dias de ansiedade.

J. Serra
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIOS

Sem comentários: