ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Os Locais da Guidó

GUIDÓ











Mais um depoimento extra-ERO, de uma caldense adoptiva. Ou talvez ela prefira uma alfacinha com "dupla nacionalidade".






Apesar de ser uma alfacinha de gema, estava sempre desejosa de vir para casa dos meus avós nas Caldas. Portanto infância, adolescência e por aí fora, foram sempre muito Caldas.






Em pequena o café era, sobretudo, o “Capristanos”. Porta de entrada giratória, grandes espelhos e um ar muito moderno para uma estação de camionetas. Havia o Sr. Zé que nos servia à mesa e gostávamos muito um do outro (veio mais tarde a dar-me aulas de condução e ainda ontem o vi todo airoso). Também havia um senhor que eu achava que era um dos actores da série Bonanza.





Depois era mais Central, com a minha avó que achava a Zaira um “ninho de víboras”. Também Machado, muito Parque, Esplanada. Também Maratona, com amigos.





Apesar de frequentar com regularidade os cinemas de Lisboa, aqui também via algumas "fitas". 4 horas (acho) nas duras cadeiras no Salão Ibéria a ver "E tudo vento levou" (o Ibéria também), não dão para esquecer. Mais tarde lembro-me dos filmes do Tarzan e o "Joelho de Claire", que tem tudo a ver. No Pinheiro Chagas o que me recordo melhor é do "Oliver Twist", em que eu soluçava alto e bom som e o Henrique Sales (filho) tentava em vão acalmar-me. Ainda hoje nos rimos daquela cena.




Bailes: Casino, Lisbonense, Bombeiros, Ferro-Velho e muito, muito, Inferno da Azenha, nossa casa de aventuras, músicas, conversas e despertar político.

Neste último local fui feliz; eu e muitos outros.

O Inferno da Azenha fica na Quinta de St. António. Antiga azenha desactivada começou por ser nos anos 60 aquilo a que se chamava na altura, à francesa, uma “boite”. Assumia-se a Azenha como espaço semi-privado onde cada um dava o que entendia ou podia. Para tal existia um enorme porco de cerâmica (F.S.?) onde se depositavam os escudos para ajudar as despesas dos proprietários. A Fana e o Luís Barreto faziam deste local uma extensão da sua própria casa, sala aberta a amigos e a amigos dos amigos. Do conhecimento geral (inclusive da PIDE) eram as suas convicções políticas. Não filiadas, mas nitidamente de esquerda e, sobretudo, anti-regime.

Mas voltando um pouco atrás no tempo. A Azenha era para nós (Guida, Luís, Manel Barreto e Henrique, Zizi e Zé Sales Henriques – núcleo duro + primos e amigos)
um dos muitos locais de aventuras da Quinta. Já que nem sempre nos deixavam entrar à noite, por sermos pequenos, entrávamos durante o dia através de um dos braços da engrenagem da azenha. A altura era considerável e lembro-me de ter um certo medo. Mas como os meus amigos me acusavam de ser menina da capital, lá tinha que pôr de lado os tremeliques e partir para brincadeiras de polícias e ladrões. Nesta altura o convívio com o ambiente infernal ainda era reduzido.


É esta uma das vias das minhas amizades com os alunos do ERO, a Guida e o Luis andaram lá. Quem não se lembra dos jogos de mata junto à eira, Guida Rego, Nami, Paula Jales, Mena Gomes, Zé e Clara, faltam-me nomes, faltam-me nomes, e das descidas em carrinhos de rolamentos. Muito joelho esfolado, algumas cabeças partidas.Também me lembro do Pedro Freitas com uma bicicleta motorizada admirada por todos.


Fomos crescendo e o espaço do Inferno da Azenha foi nos sendo aberto. Por essa altura convivi com o Luiz Pacheco (ó Artur Alves eu não fiz um elogio fúnebre ao Pacheco na Gazeta, daqueles: agora morreste e és um gajo porreiro. Estás a ver mal a coisa. Quem escreveu sabe bem o que ele foi como pessoa e o que por aqui nas Caldas fez. Deixa obra singular, disso não duvido). Também muito com o mano Ferreiral, que decorou com muitas das suas obras o espaço, outros artistas locais e de quando em vez cantores, como o Adriano Correia de Oliveira, o Zeca Afonso…


A par dos bailes que íamos fazendo, próprios da idade, havia este outro lado que penso que quem frequentava a Azenha se lembra.

Da dinâmica do espaço todos se lembrarão do baixar da cabeça na subida das escadas, gesto nem sempre bem sucedido. Com aquelas luzes baixas os galos eram constantes. E as músicas....



Do “Je t'aime... moi non plus” Jane Birkin e do Serge Gainsbourg, música mais esperada para os slows da época. Porque seria?

Os Beatles sempre presentes. Pink Floyd , Genesis, Rolling Stones, The Who, Janis Joplin, Bob Dylan, James Taylor, Bee Gees ( a esta altura o datómetro do João já está aos pulos porque eu não estou a seguir uma ordem cronológica, mas sim o que vem à cabeça).



Lá, do outro lado do Atlântico começava a chegar-nos uma das melhores músicas cantadas em português: Vinicius e Tom Jobim.

Muito mais haveria para dizer, mas já me alonguei nas memórias. Resta-me dizer que pelo Inferno da Azenha e pela Quinta de Stº António ainda continuo a ser feliz e nas Caldas da Rainha... olhem, também.
.
Margarida Araújo

Sem comentários: