ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Fotografias de Margarida Araújo
......................................................................................................................
C O M E N T Á R I O S
.
Manuela Gama Vieira disse:
Parece que estou a ver a praça!!!Linda, colorida, os "carreiros" das vendedeiras com os seus cestos e cabazes repletos dos mais variados produtos, não esquecendo as deliciosíssimas cavacas! Ai que saudades!!!
A propósito do "regateio" do preço, vou contar um episódio de que fui protagonista, teria uns 14 anos: Na ausência de minha Mãe que esteve fora por motivos de saúde, fui à praça e aprecei as batatas. Responde-me a vendedeira: "2Kg,2$50". Fiquei a pensar...se seria barato ou caro...mas arrisquei regatear...afinal, tinha que dar "ar" de quem não se deixava enganar....e contrapropus: "e se for a 2$00 o Kg?". "Pode ser, menina, abra lá o cesto". Pois pudera....
.
Isabel Knaff disse:
Agora li o teu texto e é aqui mesmo que eu me reencontro! Até estava a pensar em comentar 2 pontos que são tão típicos e hilariantes trazidos aos dias de hoje.
Um era o pavor que eu tinha com a ideia de ter que comprar 1 galinha viva e seguir todo o"trajecto” até a servir ao jantar, á família, assada no forno! Até em calmantes (para a galinha) pensei!
O outro ponto era o "discutir " dos preços...tudo bem na Praça e nos mercados que eu conheci aí, e que eu estava habituada, mas aqui em Haia ..!??! Simplesmente NOT DONE!
O teu texto veio-me lembrar cenas ligadas à praça giríssimas, algumas caricatas, mas que me fazem estar aqui a rir ...a uma hora destas e sozinha!
Foi um prazer a colaboração!
Bjs
Isabel
.
Luisa disse:
Esta praça ainda existe,eu passo lá e faço compras ao domingo,nós é que já não temos a idade que tu tinhas quando te deixaste encantar por ela.
E eu que perdi a caçada ao coelho!!! Duas voltas à Igreja, dizes tu??? E eu não vi...
Espero que te continuem a estimular a memória com mais textos,para podermos ter estes momentos de prazer. Bj, Luisa
.
Anónimo disse:
Eu penso que a praça da fruta foi uma das coisas que menos se modificou nas Caldas - excepto alguns mostrengos que a Câmara Municipal deixou lá construir (a estupidez e a incompetência têm sempre um preço).O ambiente e o aspecto são os mesmos,aliás as fotos usadas são actuais.
Também nunca consegui descobrir exactamente porque nunca foi possível descobrir um sistema que evitasse aos vendedores passar lá a noite!
.
João Ramos Franco disse:
Concordo com que dizes “Havia associações e entendimentos, tanto no transporte como na venda, entre familiares e vizinhos, o que permitia rentabilizar meios e diminuir custos”. Mas como pobre não tinham outra opção, e caso a seus produtos não fossem vendidos, suportavam o custo do transporte na mesma. Eu sei que o que acontecia na maioria dos casos era vender a quem efectuava o transporte, mais barato, porque não podiam arriscar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu penso que a praça da fruta foi uma das coisas que menos se modificou nas Caldas - excepto alguns mostrengos que a Câmara Municipal deixou lá construir (a estupidez e a incompetência têm sempre um preço).
O ambiente e o aspecto são os mesmos,aliás as fotos usadas são actuais.
Também nunca consegui descobrir exactamente porque nunca foi possível descobrir um sistema que evitasse aos vededores passar lá a noite!