ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Homenagem do Rotary Clube das Caldas da Rainha ao Dr. Mário Gonçalves




O Dr. Mário Gonçalves foi homenageado como profissional do Ano 2008, pelo Rotary Clube das Caldas da Rainha. A homenagem decorreu no restaurante Lareira, no passado dia 27 de Outubro, durante o jantar. À grande quantidade de rotários presentes, juntou-se uma ainda maior quantidade de amigos, que o Dr. Mário Gonçalves foi fazendo ao longo da vida, nas diversas actividades a que esteve (ou está) ligado.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara das Caldas da Rainha que integrou a mesa principal onde se sentaram o homenageado, o presidente do Rotary Clube das Caldas, as respectivas esposas e a homenageada do ano de 2007, a livreira Isabel Castanheira.

Após a saudação das bandeiras, o rotário mais antigo do núcleo caldense, Dr. Rogério Caiado, leu o notável currículo do Dr. Mário Gonçalves e a Sra. D. Isabel Castanheira leu o” suporte de linho” oferecido ao homenageado.

Tomou, então, a palavra o Dr. Mário Gonçalves que destacou a missão solidária e o carácter humanista dos rotários e agradeceu a todos os presentes em geral, e aos rotários em particular, a homenagem de que era alvo. Neste contexto, referenciou a proximidade da Comemoração (10 de Dezembro) dos Sessenta Anos da Declaração dos Direitos Humanos. Agradeceu ainda, comovidamente, à sua família e, de modo especial à esposa, Sra. D. Ana Maria, o apoio com que sempre tem contado. Falou em “Tesouro de Afectos” para referenciar o valor que a amizade tem na sua vida.

Seguiram-se várias intervenções: Dr. Vogado; Dra. Marinela; Dr. Vasco Trancoso; Dra. Isabel Xavier; Dr. Gaspar; Sr. Hermínio de Oliveira e Sr. Presidente da Câmara, Dr. Fernando Costa. Todos e cada um destacaram as qualidades humanas, cívicas e profissionais do Dr. Mário Gonçalves, que a todos abraçou e agradeceu emocionado as palavras amigas que haviam proferido.

Houve ainda um momento alto, protagonizado pelo Grupo Coral do Pessoal do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, que cantou um alegre reportório muito aplaudido pelos presentes e, uma vez mais, agradecido pelo homenageado.



Foi uma noite de emoções, amizade e festa, bem demonstrativas da justiça e oportunidade desta homenagem e consequente momento de convívio proporcionado pelos rotários caldenses. Como alguém disse na sua intervenção, para além do “Profissional do Ano”, todos nos encontrávamos ali a homenagear o “Cidadão de Sempre” : o Dr. Mário Gonçalves.
.
..........................................................................................................................
COMENTÁRIOS

João Jales disse:

Mesmo que assim não fosse, teria todo o cabimento mencionar aqui no Blog mais esta justa homenagem ao Dr. Mário Gonçalves, mas ele é, como todos sabem, um antigo aluno do Externato Ramalho Ortigão. E isso faz com que partilhemos todos um pouco desta honra, já que ele foi formado no mesmo Colégio que todos nós. É uma partilha abusiva, já que o mérito é pessoal, mas estou certo que ele nos desculpará.

Ana Maria e Mário Gonçalves em 1948 no ERO (fila inferior, 2 e 3 ).
António José Lopes, ao meio em cima.
Encontro de Antigos Alunos do ERO em 1988, no Parque.
......................................................................................................................

Gostaria de remeter todos os interessados para um artigo publicado pelo João Bonifácio Serra , Cidadão Mário Gonçalves ,
onde há também uma menção à bibliografia disponível sobre este Cidadão e Médico a quem as Caldas tanto devem.
.

Sem comentários: