ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

REACÇÕES,MENSAGENS E COMENTÁRIOS À PUBLICAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS DE "SALA DE AULAS (1965/1966) "

Uma chuva de emails (e até telefonemas), o "regresso" da Ana e centenas de visitas nestes dois dias mostram que esta publicação foi um êxito! JJ
.........................................................................................................
.
Amélia Viana disse:
.
Olá JJ
Estou recém chegada de Macau, onde fui em "romagem de saudade" (vivi lá de1988 a 92) e ainda ando com os sonos baralhados ,efeitos do jet lag. Fiquei bastante emocionada ao ver a foto da turma. Não chegou a sair a lágrimazita porque envergonhada,ficou escondida ao canto do olho.
Quando me propunha dar resposta ao teu apelo com um pequeno contributo,(porque a memória já não é o que era) para a identificação,eis que surge o esquema da aula feito de forma brilhante, graças a ti e à prodigiosa memória dos colegas que felizmente ainda não foram visitados pelo "primo alemão". És de facto um génio,tens conseguido mexer com tudo e com todos!!!A tua iniciativa, o teu dinamismo, o teu empenho, a tua capacidade de ir ao encontro das emoções e recordações de todo mundo ,dos mais novos aos mais velhos, tem sido inexcedível.As tuas estórias e as dos outros, que tens arrastado para nosso conhecimento, têm-me deliciado.Queremos mais!!!
Foram e continuam a ser momentos maravilhosos, estes que nos tens proporcionado ao longo da já longa vida do nosso blog. Parabéns e um grande Bem Haja.
Um beijinho para ti e um abraço do tamanho do mundo para todos os colegas.
Amélia
.
................................................................................................................
.
Sabendo que não publiquei, ou só publiquei parcialmente, algumas mensagens, e omiti várias identificações erradas (até entre irmãos, as partidas que a memória nos prega!), a Guida Santos repreendeu-me severamente. Ela que foi, justiça lhe seja feita, a grande animadora de todo este assunto:
.
Guida Santos disse:
Fazes mal não publicar isto no blogue, JJ. Estas coisas até têm graça e dão uma lufada de ar fresco ao nosso blogue.
Não sejas tão "sério". Um pouquinho de inconveniência dá um certo tempero à coisa. Fala a sagitariana.
Já agora, eu também era de letras como a Graça e passámos bons momentos por lá com o Toscano que era o único macho da turma. Pobrecito! Fizemos-lhe a vida num inferno.
A Isabelinha também pertencia à turma de letras, agora é enfermeira no IPO em Lisboa. Não a vejo há milénios.
Também fiz parte da turma da Lena Arroz, Bonifácio, Júlio, Emiliana (que andou comigo desde a 1ª classe), Lena VP, Ilda e João Lourenço, Chico Vieira Lino, etc. Acontece que chumbei a letras na oral do 5º ano e fiquei um ano atrás. Mas tudo bem, ainda apanhei o Anacleto Batata e o Zé Mendoça (ganda maluco!). E conviver com os mais novos foi muito fixe.
Sinceramente, gostava muito de reencontrar o Carrilho. Espero que ele cá venha em breve. Assim como o Preto Ramos, o Fiandeiro, o Batata, o Zé Mendoça, enfim, nunca mais acabava.
.......................................................................................................................
.
António Araújo Carrilho disse:
.
Caro João Jales:
Não sabes a alegria que me deste neste dia cinzento de Madrid.Confesso que não me lembrava de alguns nomes, mas a Guida Santos fez uma identificação perfeita e refrescou-me as neuronas.Parabéns pelo teu trabalho ao serviço da recuperação da memória da nossa juventude.
Beijos e abraços para todos os meus companheiros e companheiras de turma.
Um abraço, António Araújo Carrilho
.
Ana Nacimento respondeu:
.
Oh Carrilhinho ou melhor … oh menino António Araújo Pires Carrilho Tomás, então e tu não terás por aí umas fotos?Alguém disse que eras “o dos olhos bonitos” e eu acrescento: - um dos melhores alunos que pode não ter fotografias mas diplomas tem de certeza…..Amigo, que contente fiquei quando vi que finalmente entraste no blog…. tenho saudades vossas e não esqueço os bons momentos que passei com vocês.Beijinhos para ti e para as tuas meninas.Ana

..........................................................................................................
.
Ana Nascimento disse:
.
Olha miúdo, estas fotografias não foram tiradas pelo Padre Xico, embora ele fosse o nosso fotógrafo oficial, mas sim pelo Padre Fernando Maria de Carvalho que nos dava Religião e Moral ,ou teria sido Filosofia? Já não me lembro… mas uma coisa retive … é que dava as aulas sempre a olhar para os cantos da sala e só pontualmente é que olhava para nós… talvez por isso nos tivesse tirado as fotos…. Heheheheh. Bjs da “retirada”.
.
JJ respondeu:
.
Esse "olha miúdo" agrada-me, faz-me sempre sentir mais novo... Mas é uma pequena repreensão ao "retirada", suponho. Bem (re)aparecida, menina Ana!
Já agora, há alguém que tenha tomado os comprimidos e se lembre o que é que o tímido Sr. Padre Fernando Carvalho leccionava?
.
Ana Nascimento disse:
.
Olha que o "miúdo" não foi repreensão… foi carinho…. Já sabia que tinhas ideias brilhantes mas esta foi uma jogada de mestre,,,,,, Agitaste o pessoal …. E a minha retirada do blog fez com que a Guida Roberto aparecesse… estupendo… já há mais um elemento da minha geração a “bulir” …. valeu a pena a minha ausência !!!!!! Já emendei o teu esquema.
Deolinda, que bom voltar a encontrar-te por aqui…. mas olha que a foto é do meu 6º ano e tu já estavas no 7ª cachopa, daí não encontrares a Isabel Castanheira. Estou a estalar para ver as tuas fotos, por favor tu vai a Almeida e desencanta-as…

..........................................................................................................
.
Manuela V P disse:
.
Olá João
Finalmente dou um arzinho da minha graça...Então e não é que não estás completamente enganado? - Embora não haja irmãs, estou lá eu!Esta era a nossa turma do 6º ano (que saudades!) que tu (com ou sem ajuda?) conseguiste legendar. Enfim, dei os retoques possíveis na grelha que fizeste e que te mando de volta com as alterações que aquele "amigo alemão" deixou! O Vítor era da turma do Nicolau, do Pimentinha,... (também da minha irmã Lena) mas este é seguramente o Pimentinha! Bjs para ti .
Manela
..............................................................................................................
.
Higino Rebelo disse:
.
Olá João
Para quem se interessou pelas histórias à volta do Museu Malhoa vou confessar hoje, por ser o momento ideal, quem foi a minha namorada - a tal do namoro proíbido e não impossível - por que volvidos 43 anos reencontramo-nos no passado mês de Julho e, pela minha mão, acaba de chegar ao Blogue - a Guida Santos.
E claro que já falamos de tudo e mais alguma coisa inclusivé do nosso segredo que aliás só o foi enquanto a madrinha, e tia por parte do pai, e este, foram vivos. Assim, com a morte daqueles o tal segredo já não é mais segredo e o Tony já não é mais Tony mas sim Higino Rebelo.
Já agora os nossos principais cumplices foram a Ilda Serrenho e o Froes Fiandeiro também grandes apreciadores do Museu Malhoa.
1 abraço- Higino
P.S: E com o apoio moral do Padre Paulo Trindade Ferreira meu professor de religião e moral, prematuramente transferido para Escola Marquês de Pombal, na Junqueira.
.
...................................................................................................................
.
NOTAS SOLTAS DE MENSAGENS QUE NÃO FORAM COMENTÁRIOS
.
"O esquema da aula está 5 estrelas e os comentários chovem…conseguiste mexer com o pessoal do “ meu tempo”… …. BRAVO"
.
AINDA HÁ GENTE COM BOA MEMÓRIA:
.
"António Araújo Carrilho Tomás - o nome completo do Araújo, o menino de olhos bonitos e barba cerrada." (risos)
.
“O padre Fernando Maria foi nosso professor de Filosofia no 6º ano e também de Religião e Moral. De facto quase nunca olhava para nós, fixava o canto superior direito do fundo da sala e era assim que dava a aula toda. Devíamos ser muito feios!!!!! “
.
“Nome completo do Pimentinha: Vitor Manuel Pimenta Coutinho “
.
“… é o Pimentinha, grande craque do ping pong juntamente com o Nicolau…. “
.
MAS JÁ HÁ ALGUNS A QUEM A MEMÓRIA FALHA...
.
“O Sério, lembro-me agora, era José.“
.
“O Sério era Luís, Luís Sério. “
.
“Acho que o Sério era João…ou António…“
.
“Lamento, mas conheço tão poucas caras nas fotografias. E nomes? Isso ainda é pior. “
.
“Atrás do Nicolau a Guida diz que é o Vítor , desse não me lembro…“
.
“Alguns pouco tempo andaram por lá e eram pouco comunicativos. “
.
“Do Nicolau, sinceramente, só me lembro desse apelido. Tenho uma ideia muito vaga que seria António mas não me atrevo a confirmar. “
.
“… lembro-me da Ana Vieira Lino, pouco mais, mas quem não se lembra da Ana Vieira Lino? “
.
“As caras estão cá quase todas dentro mas os nomes, os nomes desapareceram numa qualquer formatação, já há uns anos…“
.
E HÁ OS EXIGENTES,CLARO,PARA A PRÓXIMA VAMOS LÁ A CASA MOSTRAR AS FOTOGRAFIAS E IDENTIFICAR AS PESSOAS:
.
“Uma sugestão: será possível pôr os nomes como legenda às fotografias? É que não dá jeito nenhum estar a ler a fazer 'scroll' permanentemente para ver as ditas caras."
.
“HOUVE UM PEDIDO NÃO INTEGRALMENTE ATENDIDO:
.
“...veio-me uma lágrima aos olhos……. não falto ao próximo encontro…… mas não divulgues, isto não tem jeito nenhum…. “
.
E OUTRO PEDIDO AINDA COM RESPOSTA INCERTA:
.
Ainda não perdi a esperança do João Licínio aparecer… ele tem montes de episódios para contar …assim esteja na disposição de o fazer…
...............................................................................................................
.
Manuela Gama Vieira disse:
.
Olha, estive este fim de semana em Coimbra. Os meus Pais acharam imensa graça à foto do blog e reconheceram LOGO o meu irmão. Não deixaram de comentar a sua pose algo "desafiadora". O colégio, os nossos professores e colegas foram tema de conversa. Só te digo, têm cá uma memória...Lembram-se de ti, da tua irmã, de teus Pais, eu sei lá, acho que cabeças daquelas já não se "fabricam"!
(A Manuela já me perdoou esta "maldade" de usar como comentário esta mensagem pessoal em que ficámos assim a saber que o "jovem desafiador" é o João Lícinio Gama Vieira. Cumprimentos aos teus pais, transmite-lhes a minha satisfação por os saber de boa saúde. JJ)
..........................................................................................................................................
.
Maria de Fátima (FáFá) Gama Vieira disse:
.
Relativamente à identificação da fotografia, a 1ª vez que a vi, na transição do Verão para o Outono, fiquei deveras emocionada ao reconhecer o nosso irmão João, este fim de semana foi realmente engraçado. Haverá alguma da nossa turma? Era giro. Um grande abraço. M.Fátima Gama Vieira - FáFá
.
JJ respondeu:
.
A foto em que a nossa turma aparece mais completa é :
A fotografia oficial (?)
mas tu não estás lá. Idem para as do baile de finalistas, que estão no arquivo. Dentro da sala de aula só conheço uma da nossa turma e tem pouca gente:
SALA DE AULA DO 3º ANO EM 1966 / 67
Não tens fotografias da época da tua passagem pelo Colégio para partilhar connosco?

Sem comentários: