ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

D. ANITA NASCIMENTO

.


Nesta nossa já vasta série de professores, há que referir ainda uma nossa querida professora que julgo fazer parte do imaginário feminino de várias gerações que passaram pelo ERO.
Trata-se de uma senhora que dedicou grande parte da sua vida ao nosso colégio, primeiro como professora de Lavores e posteriormente como funcionária da secretaria.
Bonita, simpática, de porte elegante e de fino trato, foi uma figura igualmente presente na maior parte das excursões de finalistas.
Esteve cerca de 50 anos ao serviço do Colégio, tendo começado a sua actividade quando este se situava ainda frente à casa da Família Calisto.Já perceberam com certeza que estou a falar da Sr.ª Dona Anita.

Caricatura de São Caixinha

.

Julgo que muitos meninos se recordarão também da sua pessoa, embora seja mais marcante a sua lembrança no universo feminino, por motivos óbvios, pois era nas suas aulas que nós, meninas, tomávamos contacto com todo aquele estranho e misterioso mundo dos pontos e nós Era nas suas aulas que a “luta” se desenrolava, dum lado nós, cabecitas de sonhos vagos, pensando em tudo menos em agulhas e linhas, do outro, a professora tentando abrir as mentes para que as suas alunas pudessem vir a ter créditos firmados na arte dos bordados.
Alguma coisa julgo que foi conseguida, pois cada uma de nós terá, porventura, lá no fundo do baú, uma toalhita, um pano de tabuleiro, em ponto cruz ou outro, ou talvez, quem sabe, uma botinha ou casaquinho de malha feito por alturas do Natal, que ao não sair “direito”, ficou guardado a aguardar que o tempo corresse e que, anos mais tarde, serviria de modelo ao primeiro casaco dos primeiros bebés daquelas que um dia foram meninas do ERO. Os bonitinhos serviam para aquecer os bebés mais desfavorecidos de então, conforme já foi referido neste blog. Estas peças serão hoje o testemunho de quanta paciência, quanta compreensão e dedicação a Dona Anita teve ao longo dos anos e ao longo de várias gerações para nos ensinar e.... aturar.

Recordo-a com saudade e ternura, primeiro como professora e mais tarde incumbida já de outras funções, mas sempre com o seu sorriso fácil, espirito de ajuda e ombro amigo para o bem e para o mal, e ainda como tia das colegas e queridas Manas Nascimento, que todo o mundo tão bem conhece.
Era também presença assídua nas nossas excursões de finalistas e soubemos há pouco, que tinha como missão “tomar conta” das meninas... que dos meninos tomava o Padre Albino.
Soubemos por exemplo duma vez em que havia decidido não participar, não lhe dava jeito despender aquele dinheiro naquela data (sim porque a viagem era a expensas suas) e que foi “obrigada” a fazê-lo, a pedido de várias meninas, alegando estas que os pais só permitiam a sua ida se tivessem a companhia da Dona Anita.
Tivemos o prazer de a encontrar no 1º Encontro de Bloguistas, de boa saúde, igual simpatia e óptima memória. Embora sem a agilidade doutrora, que os anos já vão sendo alguns, nota-se que mantém um espirito jovem uma cara bonita e a elegância de sempre.
Por tudo o que nos “deu” de bom, um grande Bem-haja e um abraço do tamanho do mundo, onde possam caber todas as recordações, memórias e saudades, daquelas menininhas de então que o tempo ajudou a tornar nas mulheres do presente.


.


Mélita Teotónio
.
________________________________________________________
COMENTÁRIOS
.
Emiliana Filipe disse:
Falar da D.Anita? Recorda-me a minha toalha de pagodes chineses bordada a ponto cruz, o lençol de bainha aberta que nunca terminei...mas também o meu vestido de malha azul ou o meu casaco encarnado que,como tudo o que saía das suas mãos,foram por ela primorosamente tricotados.
Cresci a ouvir a minha mãe falar da D. Anita(e da familia Nascimento) com grande amizade e a ouvir contar os bons momentos passados nos tempos de mocidade.Além da professora de quem guardo uma terna recordação gosto de pensar na amiga e no afecto que sempre nos uniu.
Foi uma boa surpresa revê-la no almoço dos bloguistas e foi bom podermos disfrutar de alguns momentos de agradávelconvívio.
Para si D. Anita um grande beijinho.
Emiliana
.
Manuela Gama Vieira disse:
Recordo o seu vivo olhar, a leveza, ligeireza e jovialidade do seu “andar”, a maestria com que as suas habilidosas mãos dominavam a agulha, o bastidor dos bordados, o jogo das cores, num compromisso persistente e paciente para com as suas alunas e os “Lavores Femininos”.
Apesar da esforçada Professora, do meu desempenho…não vou falar! Para mim, agulhas e linhas…sempre tiveram segredos que nunca logrei desvendar!
Manuela Gama Vieira
.
Julinha disse:
Com que ternura a Mélita descreve a D. Anita ! Este texto faz um retrato muito completo duma professora que me foi, e continua a ser, muito querida.Mantém ainda o seu ar sereno,afável,paciente..... caracteristicas estas que nos levam a recordar com alegria e saudade aquelas aulas de Lavores.
Gostei muito de a rever no Encontro de Bloguistas e constatar que ainda hoje mantém traços da sua" juventude". Contei-lhe, nesse dia, um episódio que aconteceu no Natal de 2007 e que vou compartilhar convosco. Aquando da distribuição de presentes abro um embrulho e qual não é a minha admiração quando dentro vejo uma toalha que tentei fazer em 1965, a ponto de "matiz", nas aulas da D. Anita e que não me recordo sequer se terei chegado a terminar o primeiro ramo. Foi ponto que nunca consegui aprender,seria da professora? Não,de certeza,foi mesmo da aluna. Então esta toalha que andou perdida durante 42 anos , teve a sorte de ir parar às mãos de uma tia minha com muito jeito para bordados que a terminou e me fez a surpresa na Noite de Natal. Deliciei-me.....recordei a D.Anita que tanto se esforçou... e agradeci com muito carinho à minha Tia Guita.
Um Grande Beijinho. Júlia R
.
João Jales disse:
Boa memória, ideias claras e coração nas mãos são características dos textos da Mélita. Este é mais um, desta vez sobre alguém que eu conheci mal enquanto frequentei o Colégio, como a maioria dos alunos masculinos.
Foi curiosamente o Blog que me fez conhecer melhor a D. Anita, cuja excelente memória tem contribuído para muitos dos textos que aqui tenho escrito. Ainda hoje de manhã partilhámos algumas ideias e recordações!
As caricaturas da São continuam a ser uma mais valia deste blogue, ilustrando e valorizando os textos com o talento dos seus desenhos. JJ
.
João Ramos Franco disse...
A D. Anita
É difícil falar da Senhora que toda minha vida considerei como pessoa da família. Amiga da minha tia Leonarda Calisto e da minha Mãe (Maria Veridiana Calisto Ramos Franco), falavam mais sobre assuntos referentes ás minhas primas, mas quando era necessário, também a nós rapazes, dava o seu conselho amigo. O afecto que e o respeito que tenho por a D. Anita é como se fossemos família.
João Ramos Franco

1 comentário:

João Ramos Franco disse...

A D. Anita
È difícil falar da Senhora que toda minha vida considerei como pessoa da família. Amiga da minha tia Leonarda Calisto e da minha Mãe, (Maria Veridiana Calisto Ramos Franco), falavam mais sobre assuntos referentes ás minhas primas, mas quando era necessário, também a nós rapazes, dava o seu conselho amigo. O afecto que e o respeito que tenho por a D. Anita é como se fossemos família.
João Ramos Franco