ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

OS PROFESSORES DO "CRESPO" (Armando João)

.
.
Perante o grande laconismo da maioria dos frequentadores do “ERO / Prédio do Crespo”, mantive uma amigável conversa com o Armando João Francês sobre os seus professores na década de 50.
.
Verifiquei que as informações constantes em
BREVE HISTÓRIA DO EXTERNATO RAMALHO ORTIGÃO 1945-1973 1ª parte

estão de acordo com as suas memórias.
.
Foram pois seus professores:
Drª Alda Lopes – Português (e directora na transição da Miguel Bombarda para a General Queirós)
Drª Lídia – Francês
Dr. Azevedo – Matemática, Físico-Química, Geometria Descritiva
Dr. Rosa Bruno – Físico-Química e Ciências Naturais
Padre Teodoro – Religião e Moral
Prof Carlos Silva – Canto Coral
.
Alguns professores foram sendo substituídos, saindo a Drª Lídia para o Bombarral, o Dr. Rosa Bruno para uma falhada tentativa de um colégio e S. Martinho, a Drª Alda para Lisboa e há novos professores na segunda metade da década:
Drª Irene T Albuquerque – Francês, Inglês, Alemão.
Dr. Perpétua – História, Filosofia, OPAN.
Drª Margarida – Matemática, Ciências Naturais.
Drª Teresa – Ciências Naturais, Geografia.
Dr. Serôdio –Fisíco-Química, Ciências Naturais.

.
Pelos vistos a atribuição das disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e mesmo Físico-Química eram, nesta altura, bastante arbitrárias e dependentes mais das necessidades de preenchimento dos horários lectivos do que das habilitações específicas dos professores. Fenómeno semelhante aconteceria com a Geografia durante a década de sessenta.
.
Os alunos não eram muito diferentes dos que eu conheci uma dúzia de anos depois. Contou-me ele que um sempre “ausente” Zé Machado depois de ouvir, distraidamente e pela rama, uma descrição das vicissitudes da travessia do deserto pelos Judeus, passando fome, sede e calor, só reteve a idiomática frase que o professor repetiu três ou quatro vezes nessa hora de aula escrevendo, num ponto posterior, que eles se foram alimentando nesse período de “passas do Algarve”… Enfim, os alunos foram sendo muito parecidos ao longo dos anos!
.
JJ e Armando João
.
________________________________________________________
COMENTÁRIOS
.
João Ramos Franco disse...
As informações dadas pelo Armando João Francês sobre os seus professores na década de 50, vêm acrescentar as minhas, o que concordo, porque sendo mais velho, acompanhou a mudança de instalações e tem uma visão dos Professores que entraram e saíram.
Estas memórias são sempre uma mais valia para o nosso esclarecimento.João Ramos Franco
.
Jaime Serafim disse:
Estive a ler o texto sobre os professores do "Colégio do Crespo", que foi escrito segundo dicas do Armando João. Estão lá algumas imprecisões e algumas omissões.
Poderei tentar uma panorâmica da época acima referida - os sete anos em que fui aluno do Externato - se o Jales entender valer a pena, mesmo nesta rampa final do tema.
.
JJ respondeu:
Estou em busca dessa panorâmica dos anos 50 desde que iniciámos esta série. Escrita por alguém que tem memórias fidedignas e uma grande capacidade de as transmitir, será uma enorme mais valia para o Blog. Ficamos todos a aguardar.
.
João Ramos Franco disse...
ERO “Prédio do Crespo”
Os Professores eram:
Dr. Manuel Perpétua – Director (Português e História), Dr. Azevedo (Matemática, Geografia, Físico-Química e Ciências Naturais), Dra. Lídia Gomes (Ciências Naturais), Maestro Carlos Silva (Canto Coral), Escultor Macário Dinis (Desenho), Dra. Irene Trunninger Albuquerque (Francês, Inglês e Alemão), Dra. Lúcia (Francês), Padre Teodoro e …? (Religião e Moral), Dr. Umbelino Torres (Latim) Dra. Alice Freitas (Português e Francês), Dra. Elvira Bento Monteiro (Grego), Dra. Deolinda (Histórico-Filosóficas), Dr.ª Margarida (Matemática) Capitão Hipólito (Ginástica), D. Dora e D. Anita (Lavores). Na secretaria estava a Dº Eulália e os contínuos eram o Sr. Madeira e a Sra. Albertina.Penso que estando esta lista de Professores mais completa, seria oportuno votar a publicá-la, na medida em com a colaboração do Dr. Serafim, estando a tentar encontrar “essa panorâmica dos anos 50”, talvez desse uma ajuda. João Ramos Franco

2 comentários:

João Ramos Franco disse...

As informações dadas pelo Armando João Francês sobre os seus professores na década de 50, vêm acrescentar as minhas, o que concordo, porque sendo mais velho, acompanhou a mudança de instalações e tem uma visão dos Professores que entraram e saíram. Estas memórias são sempre uma mais valia para o nosso esclarecimento.
João Ramos Franco

João Ramos Franco disse...

ERO “Prédio do Crespo”

Os Professores eram: Dr. Manuel Perpétua – Director (Português e História), Dr. Azevedo (Matemática, Geografia, Físico-Química e Ciências Naturais), Dra. Lídia Gomes (Ciências Naturais), Maestro Carlos Silva (Canto Coral), Escultor Macário Dinis (Desenho), Dra. Irene Trunninger Albuquerque (Francês, Inglês e Alemão), Dra. Lúcia (Francês), Padre Teodoro e …? (Religião e Moral), Dr. Umbelino Torres (Latim) Dra. Alice Freitas (Português e Francês), Dra. Elvira Bento Monteiro (Grego), Dra. Deolinda (Histórico-Filosóficas), Dr.ª Margarida (Matemática) Capitão Hipólito (Ginástica), D. Dora e D. Anita (Lavores). Na secretaria estava a Dº Eulália e os contínuos eram o Sr. Madeira e a Sra. Albertina.
Penso que estando esta lista de Professores mais completa, seria oportuno votar a publicá-la, na medida em com a colaboração do Dr. Serafim, estando a tentar encontrar “essa panorâmica dos anos 50”, talvez desse uma ajuda.
João Ramos Franco