ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

A fotografia oficial (?)

NOTA: Para melhor visionamento clique na imagem e obtenha-a numa janela isolada.


Este blog estimulante continua a ajudar-nos a desenrolar o ténue fio da memória, permitindo-nos reviver momentos incontornáveis da nossa história comum.

Acabo de descobrir a mais que provável fotografia oficial da Turma, seguramente tirada com a intenção de servir a posteridade com a magnífica colheita de 70-71!

O quadro não poderia ser mais fiel à memória daquele tempo em que o austero Padre Albino, ocupando o lugar central de grande educador, temperado na forja da ortodoxia cristã, velava pela prudente separação dos sexos, qual intrépido curador da castidade adolescente.

Por descobrir, a não ser que alguns dos próprios tenham agora a ousadia de desclassificar tal segredo, fica o critério de selecção dos sortudos instalados logo atrás do friso escaldante das nossas queridas colegas.

É fácil imaginar a excitação com que aqueles olhares conspícuos percorreram os pescoços torneados à distância de dois curtos palmos da vista; que movimentos aleatórios desenharam aquelas mãos irrequietas ajeitando a posição do corpo em frente, em benefício do enquadramento ideal; que piropos cirúrgicos terão brotado da imaginação momentânea em busca de um sinal de adesão na projecção do futuro...

E eu, pobre de mim, entalado entre o poder e os proscritos da sorte, estava longe de imaginar que, 36 anos depois, viria a ter o papel de editor daquele momento fugaz, mas tão simbolicamente captado.
...................................................................................................................................
comentários
.
Victor disse...
Luis
Penso que deve tratar-se do 6º ano 1969-1970 pois em 70-71 eu já não estava no ERO. Para obviar as traições da mamória(...) teria piada legendar a foto com referência aos artistas.
VG
.
JJ disse :
Essa legendagem já está solicitada ao Miguel BM, que tem um disco rígido fiável e de grande capacidade. Esperamos que chova, para que um intervalo no ténis permita o serviço.
.
Miguel BM disse:
Atrás,da esq. para a drt: J Jales, Rogério, Malinha, Tó Zé Hipólito , Miguel BM , Henrique, Nobre, Zeca, Guerra, Fialho, Zé Alberto, Rui Pila, Tomás e Semilha. Fila da frente - Luísa N, São M, Ofélia Patriarca, Anabela Garcia, Lena, Ana Isabel, Dália, Guida, Flores, Gil, Neto, Malaca e Matias.
.
JJ disse:
1 -O ano da foto tem que ser necessáriamente 1969/70 mas tens razão, juntamente com a do baile de Finalistas, esta é a imagem mais completa da grande colheita de 1971 .
2- Estando eu "logo atrás do friso escaldante" tenho que perguntar à Luisa e à São, que estão à minha frente, se se lembram dos meus "olhares conspícuos, movimentos aleatórios ou piropos cirúrgicos" porque, se aconteceu como dizes (e acredito que sim!), a Alzheimer varreu-me tudo da memória...
.
8 Dezembro, 2007
Miguel B M diz:
"O jogador"
O futebol,como fenómeno sociológico que é, não deixa ninguém indiferente ,quer se goste ou não. É um jogo delicado,praticado por rapazes bem formados que evitam a todo o custo tocar no adversário e que até chegam a equipar de cor de rosa. Pois eu tive o grande prazer de jogar com o jogador mais duro que encontrei.Este jogador costumava acabar os diversos verões de canadianas devido a uma sucessão de fracturas nos dedos dos pés provocadas por entradas pouco ortodoxas sobre as canelas dos adversários.Um dia fomos jogar pela turma do 7ºano ao Entroncamento contra o colégio local.Eu era o guarda-redes e durante o jogo levei um toque no braço perfeitamente normal.Nessa altura o protagonista da história disse-me com ar soturno " eu trato dele ".E então seguiu-se uma torrente vertiginosa de golpes de karaté,pontapés de kick boxing,golpes altos e baixos que terminaram com a impossibilidade do outro jogador comparecer no tradicional lanche de convívio inter turmas. Adivinhem de quem se trata.Era um jogador a sério.R:selaJ oãoJ
.
Guida disse:
Que diabo de ideia essa! Não tens uma fotografia de grupo sem o "simpático" que está ao meio?
.
Miguel B M disse:
Johny: O photoshop não consegue retocar a foto,de acordo com o comentário da Guida? Já o Estaline ia eliminando os seus inimigos das fotografias à medida que os eliminava na realidade ( porque será que me lembrei do Estaline ?) MBM
.
Zé Carlos Faria disse: A foto, com o seu colorido «retro» de quase meio século, gera uma certa nostalgia. Pena é o borrão preto, mesmo ao meio... (ficava muito melhor sem ele!).
.
Alfredo disse... Bonita fotografia da primeira metade da década de 60 do século XX. Bem vincada a separação entre rapazes e raparigas na chamada educação politicamente correcta de então. E para que isso não suscitasse dúvidas lá está o separador austero e rígido.
A.Justiça
.
Guida Sousa disse...
Esta fotografia é um exemplo feliz (simbolicamente falando)do Externato Ramalho Ortigão numa época e num momento.É solene(e divertida) a pose de TODOS os fotografados. Proponho um jogo: onde está o JJ? Abraço a todos!
.
Laura M disse:
Tenho pena que a foto da camioneta com colegas da minha turma tenha saído do blog tão rapidamente. Mas gosto muito desta e vou entrar no jogo proposto pela Guida Sousa. O JJ é o primeiro jovem que está atrás da irmã da Ana Nascimento (da esquerda para a direita). Bjs Laurinha
.
Luisa disse:
O JJ é o primeiro à esquerda atrás!
.
Luis A disse:
Bela fotografia! E que saudades... LA
.

Sem comentários: