ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Comentários e esclarecimentos ao "Diário" 9 de Janeiro

O "datómetro" indica que o texto foi escrito entre 1966 e 1970. 9 de Janeiro de 1965 e 9 de Janeiro de 1971 são Sábados, portanto estes anos não seriam possíveis. A abertura da pista de carrinhos da Maratona é precisamente em 1966, o que exclui datas anteriores. Não há discos novos de Simon & Garfunkel depois de 1970, o que exclui datas posteriores. Mas sem outras indicações (o título do LP,por exemplo) não consigo ser mais preciso.

Todos os locais referidos existem ainda hoje, excepto a Floresta, tasca que tinha acesso por um corredor perto do actual Centro Comercial da Rua das Montras. A porta ainda lá está.

Os professores referidos são a Drª Cristina (Ciências e Geografia), conhecida por Madame Inc. porque, nos pontos por ela corrigidos, as respostas ou estavam mal, e eram riscadas, ou tinham a indicação M. Inc. (muito incompleto). Especulava-se qual seria a notação quando considerasse uma resposta completamente certa, mas tal nunca aconteceu. A Super era a Dra. Deolinda Rodrigues, como todos sabem. As suas aulas de Filosofia depois de almoço adormeceriam até o Speedy Gonzalez encharcado em anfetaminas. Podem consultar: A SUPER

O “intervalo grande” era de 40 minutos (entre as 10h50m e as 11h30m, havia até missa) e permitia efectivamente estas saídas. Mas não às raparigas, que precisavam de uma boa desculpa para o fazer (aqui não ficamos a saber qual foi).

Os vendedores da praça usaram animais até muito tarde para transportarem os seus produtos. Escreveu um dos especialistas na época (Nuno Mendes), quando consultado para ajudar a datar e esclarecer o texto: Penso que as "garagens dos burros" (o termo é meu) eram na Travessa do Parque (onde hoje é o Oliveira das mobílias, ao lado da outra loja do Baptista) e na Rua Capitão Filipe de Sousa, esquina com a Coronel Andrada Mendoça (Robbialac); na subida do Colégio lembro-me apenas do ferrador. Mas o autor do diário refere a ladeira do Colégio, terá feito confusão?

O Sr. Diogo era uma espécie de gerente da Tália, supervisionando pessoalmente algumas secções, como os livros e discos. Também a mim me “tentava” sempre que chegavam “novidades” nessas áreas.

O duo (Paul) Simon & (Art) Garfunkel foi lançado para a fama por “Sounds Of Silence”(o princípio do Folk-Rock), Mrs. Robinson (tema de “The Graduate”- A Primeira Noite- de Mike Nichols), “Bridge Over Troubled Water” (LP que que Nixon ofereceu a Mao na 1ª visita de um presidente americano à China). Músicas e letras fantásticas de Simon e a voz divinal de Garfunkel tornaram-nos inesquecíveis. Separaram-se em 1970 e nunca mais, eles ou a sua música, foram iguais.

O Turita era irmão do Sr. Nogueira da Tália, portanto tio do José Carlos Nogueira. Tinha uma loja na R. das Montras (onde actualmente se situa a Ornatus). Vendia material fotográfico, electrónica, malas, etc. Aproveitou a abertura da pista da Maratona para comercializar carros de corrida. Estive com ele há pouco tempo, vive actualmente em Torres Vedras.
.
Mais esclarecimentos? Escrevam nos "comentários", nós temos vários especialistas dispostos a responder. E gostaria de saber se vale a pena decifrar mais algumas páginas, aguardo a vossa opinião.
JJ
.
Outros comentários:
.
2008-03-20
Neco disse:
Como é bom recordar, e que pena não nos termos lembrado antes de registar as nossas memórias. O texto é um espectáculo, há situações que tb vivi, nomeadamente as da pista da Maratona. Juntamente com o Zé Manel Pais, o João Branco Lisboa, eu era um dos Jotas Racing team. Pena não ter conseguido identificar o autor do diário... (nem a Luisa...).
Vale a pena tentar a recuperação. Força João.
Neco
.
2008-03-21
Conceição Caixinha disse:
Que prazer ler este diário onde creio que todos invariávelmente nos reencontramos, e que agradável surpresa constatar que mesmo ao reler a cena das chamadas da Dra. Cristina já não apresento nem vestígios dos habituais sintomas de PTSD (post traumatic stress disorder) que essas cenas me provocavam! Quem teria sido o misterioso autor?

Sem comentários: