ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

O ALUNO AUSENTE

(cliquem sobre a imagem para a aumentar)








Acertou o autor no "distinto médico" mas não no resto. Não por ser mentiroso, mas por não ser bruxo. E o mais “pintado” dos jogadores, em 1967, teria apostado como ele no tal casamento. E teria perdido…


Esta é uma das caricaturas publicadas na Gazeta das Caldas durante a década de 60 e em que foram “retratados” pelo Dr. Leonel Cardoso, em desenho e verso, muitos caldenses dessa época. A Exposição que lhe dedicou o Museu da Cerâmica em 1989, e o respectivo catálogo, independentemente da sua qualidade, são insuficientes para o que eu julgo ser a dimensão deste multifacetado artista caldense. Continuo a pensar que a obra do Dr. Leonel, que tive o privilégio de conhecer, mereceria uma maior atenção por parte de quem se interessa pelo património artístico e cultural da nossa cidade. E este momento, embora posterior à sua morte, em que se poderiam recolher os testemunhos de muitos que o conheceram e com ele conviveram e em que o seu espólio não está demasiado disperso (ou já estará?), seria seguramente melhor do que quando tal já não for possível.


Ainda recentemente, e a propósito de outras memórias, estive a rever algumas das suas obras em casa de um familiar. Soube que o Museu da Cerâmica tem peças suas não expostas. Não seria bom termos uma perspectiva mais completa e abrangente de tudo o que fez? Tenho visto talentos menores alvo de maior atenção.


Bom, mas o Dr. Leonel Cardoso merecerá um artigo à parte, lembrei-me agora que este texto é sobre o Zé Manel Pais! E porquê o Zé Manel Pais? Porque as fotos da sua excursão de finalistas estão aqui expostas no Blog mas eu não sei se ele as viu, se apreciou a evocação desse momento, se teria ou não algo a dizer sobre o que viveu nessa viagem… Há muitos outros nas mesmas circunstâncias, escolhi-o porque era a caricatura dele que tinha à mão, é só por isso que ele fica aqui a simbolizar o “Aluno Ausente do Blog” de quem nós andamos à procura. É evidente que eu sei que ele é um próspero e atarefado estomatologista ali na zona saloia a Norte de Lisboa (não digo onde, não vão lá aparecer um bando de colegas “borlistas” a precisar de tratar os dentes!), mas gostaria de ter aqui notícias dele e de todos os outros que, não tendo estado presentes no último encontro, espero que estejam no próximo. E, se bem me lembro, o Zé Manel tinha a paixão da fotografia, sabe-se lá o “material” que ele terá e que nós gostaríamos de exibir aqui no Blog?

O Vasco Baptista, o nosso homem das engenhocas cibernéticas, está a planear uma forma de todos nos poderem fornecer os seus contactos (pelo menos telefone e email) inscrevendo-se directamente no Blog mas, enquanto tal não é possível, podem fornecer esses elementos simplesmente através de uma mensagem enviada para
ex.alunos.ero@gmail.com
Já muitos o fizeram, mas não tantos como gostaríamos. E estamos também todos em busca dos nossos professores, que o tempo espalhou pelo país fora… Mas como Portugal é pequeno, deve ser possível encontrá-los todos até 14-11-2009.

.......................................................................................................................................................................
comentários:


7 de Março de 2008


O das Caldas disse...
Lembro com saudade o Dr. Leonel Cardoso que à mesa na Zaira fez, junto a mim, a maioria dessas caricaturas e que portanto tive o previlégio de as ver em primeira mão.Também aí chegamos a trocar impressões sobre uma maqueta de uma medalha comemorativa sobre basquetebol - o meu desporto preferido. Assim como aí me chegou a convidar para integrar a direcção do clube de ténis, convite que tive de recusar por estar envolvido com o Basket. É bom que se lembre também que entre outros, é autor de um livro de poemas - FARRAPOS DE ALMA - cujo manuscrito foi oferecido ao Sporting Clube das Caldas.7/3/2008...Higino Rebelo

Sem comentários: