
Começa aqui amanhã a publicação de artigos, crónicas e depoimentos sobre os locais de encontro da juventude caldense entre 1945 e 1974. Embora o período escolhido corresponda ao período de actividade do Colégio, coincide com os anos que medeiam entre o fim da guerra e o 25 de Abril. Entre a saída dos refugiados, que mudaram um pouco as Caldas e de que já aqui se falou, e a revolução que iria transformar o País . 

Por tudo isto atrevo-me a pensar que os testemunhos e opiniões que aqui vão aparecer interessarão a um grupo mais vasto do que o dos antigos alunos do ERO que, de forma entusiástica e massiva, têm acompanhado este Blog. Por isso foi pedida a colaboração do Blog da Escola Comercial e Industrial, no sentido de alargar o âmbito desta “consulta”. Até ao fim destas publicações, suponho que durante 3 a 4 semanas, estaremos abertos a incluir as colaborações de todos quantos viveram a sua juventude nas Caldas entre 45 e 74, independentemente de qualquer ligação ao Externato Ramalho Ortigão.

Abrimos amanhã com uma evocação dessa época escrita pelo José Carlos Nogueira. Espero que tenham tanto prazer como eu a lê-la (e como ele parece ter tido a escrevê-la).
Enviaram-nos um velho diário de um colega nosso, teenager durante a segunda metade da década da década de 60, de que vamos publicar algumas páginas, inéditas até hoje. Não há por aí mais diários? Tenho a certeza que sim.
Contribuições do Chico Cera, Miguel B M, São Caixinha, Júlia Ribeiro, João Ramos Franco, Zequinha Pereira da Silva, Luísa Nascimento, Nuno Mendes, Isabel Caixinha, Paulinha Pardal, Margarida Araújo, A J F Lopes e

Na medida do possível irei tentando datar e situar os depoimentos, munido de um “datómetro” que o João B Serra me emprestou. É um instrumento caseiro, de factura e uso manual, que classifica em “mais ou menos”, “aí por volta de”, “entre o ano tal e o ano tal”, “no tempo dos...”, etc.; noções aproximativas, portanto , lê-se nas instruções. Vamos lá a ver como é que eu me desenvencilho com o instrumento, apresentando leituras e resultados satisfatórios.
Encontramo-nos amanhã aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário