ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

OS DESENHOS DA SÃO CAIXINHA












TEXTO E DESENHO: CONCEIÇÃO CAIXINHA

Antes de entrar para a escola primária já eu me dedicava com muito empenho à prática do desenho. Não havia quadradinho de papel que permanecesse imaculado na minha vizinhança, sem que tivesse muita importância (para mim!) se era documento, prata de chocolate ou papel de embrulho. Ao entrar para a escola foi uma agradável experiência poder desenhar com material destinado a esse fim...e nem o desproporcionado castigo da professora Joana, que me levou a estar meses sem ter acesso aos meus primeiros lápis de cor, diminuiu de alguma forma o meu interesse.

Alguns anos mais tarde, desenhar tornou-se ainda surpreendentemente útil, ao retratar os rostos felizes dos meus ídolos, já que comprar posters dos mesmos não estava no âmbito das minhas opções! E foi assim que da ponta do lápis desceram com entusiasmo para o papel todos os prestigiosos membros dos Beatles, o independente James Drury (cowboy sem nome da série "O homem de Virginia"), o glorioso Simon Templar, o agoirento Richard Kimble, a destemida Sandie Shaw e para finalizar, limitando-me a mencionar apenas um pequeno número, o nobre cavaleiro Mestre Baptista (por este vocês não esperavam…).

Daqui até me ver entretida a desenhar a caricatura dos nossos professores foi um pequeno passo, o que obviamente acontecia muito à socapa durante as aulas (não era só sonhar, portanto). Depois de algum tempo as pequenas e ingénuas figuras não se limitaram a preencher uma folhinha tímida no fim do caderno mas começaram a espalhar-se com segurança por todas as folhas, a crescer em tamanho, a experimentar posições, a saltar com convicção para outros cadernos, a dizer abertamente algumas palavras...e a encontrar-se em grupo!

Foi nesta fase que, numa tarde azarenta, o meu comedido recolhimento despertou a atenção da Dra. Cristina e, em estado de choque, fui forçada a dar-lhe conhecimento do invulgar movimento que se desenrolava nos meus cadernos. Apreciou calmamente, em silêncio (daquele com peso e temperatura), para depois objectar que "aquilo", para além de ir ser submetido à apreciação de todos os professores, iria seguramente ter sérias consequências. Como adivinham foram dias de agonia os que se seguiram, até à temida tarde em que me encontrei confrontada com os resultados. Os professores tinham achado graça ouvi, ainda petrificada e com enorme alívio. Mas, pela parte que lhe tocava, resignava-se, com dificuldade, a concluir que eu devia ser inteligente! Ainda hoje não sei bem se isto foi um elogio ou um insulto...mas nada de consequências para mim, portanto!

Agora vejam a caricatura que se segue, acompanhada por uma saudação muito especial a todos os meus professores.

São Caixinha
(Cliquem sobre o desenho para o ver melhor)


...............................................................................................................................

Comentários

2008-03-02
LFS disse:
O texto que introduz a belíssima caricatura da Drª Cristina é bem revelador do prazer que a São tem nesta forma de expressão e o Blogue terá certamente orgulho em poder ser instrumento de partilha com uma audiência cada vez mais estimulante.


2008-03-03
Luísa disse:
Até me assustei! E há lá mais professores nesses cadernos? Parabéns .


2008-03-03
Z C Faria
Já tinha tido a oportunidade de transmitir ao João Jales (quando ele teve a gentileza de me dar a conhecer o desenho antecipadamente), o quanto prazer me deu o confronto com um , para mim, insuspeitado talento de caricaturista da nossa amiga São Caixinha. Notável! (um beijo para ela).


2008-03-03
Vasco disse:
:-)


2008-03-04
Isabel disse:
Mas afinal é ou não é proibido fumar em locais públicos...???


2008-03-04
JJ disse:
Pode ser que sim, mas eu é que nunca lhe diria… Partilho ainda, quarenta anos depois, o susto da Luísa! Belo desenho, todos quantos o viram antes da publicação ficaram entusiasmados com a qualidade deste novo material a chegar ao Blog.

2008-03-05
Ana Nascimento disse:
Oh São eu desconhecia esta tua faceta, fiquei deveras surpreendida … Tens um bom traço !!!!. apanhaste a Drª Cristina na perfeição….…. desde o cabelo, óculos, mão, passando pelas unhas (se fossem a cores seriam encarnadas…ihihih ….) até à posição dela a fumar … bem ….estão tal e qual !!!! Eu faço ideia a cara com que ela ficou quando te apanhou o caderno !!!!! … fez um ar muito sério mas depois nas tuas costas, deve ter rido com gosto com os outros professores …e conhecendo-a eu como conheci (a austeridade que mostrava era apenas uma capa para esconder a carência de afecto), estou certa que, quando tos devolveu, o comentário que fez foi um elogio.
E agora diz-me … quem é o senhor que se segue? Aguardo com ansiedade que nos mostres esse teu talento guardado há 40 anos….. obrigada cachopa.
Beijinhos Ana


2008-03-06
Carlos disse:
Bom desenho, lembro-me da minha irmã falar do jeito que a São tinha para desenhar mas nunca vi antes. Ela diz na carta que há mais professores nos cadernos.


2008-03-08
anónimo disse:
Vi logo quem era, embora só fosse minha profa 1 ano. No meu tempo apareceram também umas caricaturas num jornal do colégio, Alguém sabe disso?


2008-03-08
São Cx disse.
Quero agradecer aos colegas as generosas, simpáticas e engraçadas reacções ao meu artigo...e dizer-lhes ainda que é de facto com enorme prazer e evidente orgulho que contribuo, ainda que modestamente, para a realização do nosso extraordinário blog!
Bjs a todos. São X

2008-03-11
Anabela Miguel
Fiquei impressionada com a caricatura da Dra. Cristina, está perfeita!!! Todo o seu físico foi muito bem caricaturado, mas não posso deixar de referenciar as suas pernas, que estão o máximo.
É bom saber que entre a nossa geração, existem talentos como o da São Caixinha.Gostaria de ver mais caricaturas dos nossos professores, pois segundo ela, muitas mais foram desenhadas. Beijinhos . Anabela Miguel

Sem comentários: