ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Dra. Irene Trunninger Albuquerque

.
.
Foi, curiosamente, numa das fotografias que recebi durante a evocação aqui feita da D. Esperança que encontrei umas das professoras que mais vezes me foi referenciada como uma das mais marcantes dos anos 50: a Drª Irene Trunninger Albuquerque.
Aqui fica a referida imagem, bem como um curto texto que o João Ramos Franco escreveu.
.
Sei que dois filhos da Drª Irene foram alunos do Colégio, será que algum deles vê o Blog e poderá contribuir com, pelo menos, mais algumas imagens? JJ
.
A imagem que ainda mantenho presente é a de uma Senhora alta e elegante, com uma personalidade talvez um pouco afastada da sociedade em que vivia, mas que se dedicava com amizade aos seus alunos.

Escolher a Professora que do 1º ao 7º ano me acompanhou, em Francês, Inglês e Alemão, de entre todos os outros, durante a minha longa passagem pelo ERO, é o fruto da procura de alguém que esteve presente e me marcou pelo seu saber e o modo como o transmitia ao aluno.

Apesar de reter na minha memória muitas das palavras dela durante as aulas, (canções como “Frère Jacques” e outras que no 1º e 2º ano cantávamos na aula), transcrevê-las não é muito o meu modo de redacção, quando tento fazer o retrato de alguém que me marcou desde muito novo com o prazer de estar nas suas aulas. Aprendi, (talvez pelo modo como decorriam as suas aulas), com esta professora o que era compreender quase sem ter que se decorar. Em cada ano ela ia abrindo o livro do seu conhecimento e cultura e mostrava o quão fácil era aprender, mesmo não falando e escrevendo na nossa língua materna, nas suas aulas. Sentia as nossas dificuldades noutras disciplinas e fazia delas tema para o ensino do Francês ou Inglês, ajudando e indo ao encontro do aluno.

Falo-vos, hoje, de alguém que para mim foi um exemplo no bom modo e método de ensinar. Num amanhã próximo trarei outros professores.

João Ramos Franco
.
__________________________________________________
COMENTÁRIOS
.
Wicca disse:
Não foi só nos anos 50, ela foi minha professora de inglês e francês até ser substituída pela Papi a inglês e Madame Loureiro a francês.Alta, ruiva, carregava nos rrr e adorava tricotar quando tínhamos exercícios escritos, mantendo sempre um olho na turma. Se apanhava alguém a cabular, apontava uma agulha e dizia: "Considere-se com as orelhas puxadas!". Muito compreensiva e óptima professora. Despertou em mim o gosto pelas línguas.
E que dizer da nossa professora de educação física, mãe do Zé Carlos Faria, a elegante e distraidíssima D. Rosa? Uma ternura de pessoa. Guida
Roberto
.
João Ramos Franco disse...
A Drª Irene Trunninger Albuquerque é a senhora que está a tocar piano na fotografia.
João Ramos Franco

1 comentário:

João Ramos Franco disse...

A Drª Irene Trunninger Albuquerque, é a senhora que está a tocar piano.
João Ramos Franco