ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

AS FOTOGRAFIAS DOS MAGUSTOS

Amigos:
O prometido é devido!
Quando enviei as primeiras fotografias, logo avisei que tinha uma do Tó-Quim com a boca no trombone, mas que não a tinha encontrado.
É mais uma fotografia do famoso magusto de 71, em que muitos chegaram a casa bem mais alegres do que saíram.
Boas Festas para todos, já que não duvido que este nosso blog vai ser um caso sério no ano que se avizinha.
Oscar Oliveira
.

As anteriores fotografias enviadas pelo Óscar estão no artigo "Mais Duas Para o Álbum de Memórias"' juntamente com a sua mensagem na altura. As duas fotos seguintes são também do mesmo magusto.















Depois de publicado a mensagem do Óscar e as 3 fotografias acima, foi enviada pela Isabel Caixinha, da Holanda, uma mensagem e mais uma fotografia que reproduzimos abaixo, num update sempre possível, e desejável, de tudo quanto é aqui escrito:


Falando em recordações...numa fotografia de hoje, do Magusto, onde está a João, a Amália, a Rosa, a Eugénia, a Ana Luisa (na fila de baixo) eu e a Anabela estamos todas muito direitinhas, em fila, concentradas a cortar sistemática e cientificamente as castanhas (ao contrário de outros colegas que se divertiram à grande, como me apercebi através do blog!). Também eu tenho uma fotografia desse Magusto que explica de certa forma este comportamento tão exemplar...Tinhamos pela frente a TEMÍVEL Dra. Cristina, mesmo á frente dos nossos transpirados narizitos... tão perto que até deu para ver que o que parecia falta de lábios era só a côr do baton!!!

Isabel Caixinha

Ouço sempre com alguma estranheza e distanciação recordar os magustos do Colégio, como aquele a que se referem as fotos acima, porque eu lembro-me bem dos magustos…mas da Escola Comercial e Industrial! Lembro-me da pressa com que saíamos nesses dias das aulas, lembro-me até de um pequeno grupo mais aventureiro faltar a uma ou duas numa soalheira tarde de Novembro para ir para a Escola (como lhe chamávamos por oposição ao Colégio) e participar numa série de brincadeiras e jogos, acompanhados por castanhas assadas, claro, no dia de S Martinho de 1968. Se não me falha a memória, a festa realizava-se no recreio Sul e havia baile no ginásio.
A Escola tinha MONTES de alunos, achávamos nós, habituados a um universo que nunca atingiu as 300 pessoas. Era sem dúvida um mundo mais ruidoso, movimentado e aberto que o ERO, o simples facto de nós estarmos presentes sem grandes problemas (uma ou outra “boca” um pouco mais hostil era excepção) mostra isso mesmo. E a festa, sempre muito animada, durava até às tantas…
Na Escola chegou a haver também festas nos Santos Populares, com música, sardinhas assadas e fogueiras, penso que numa organização dos seus Finalistas, coisa a que eu, no vetusto e católico Externato Ramalho Ortigão, nunca assisti.
O magusto de 1970 do
ERO, o único de que me recordo, foi completamente
diferente desses eventos. Penso que a diferença está bem patente no ambiente bucólico das próprias fotografias, que não tendo sido alvo de qualquer escolha ou manipulação, parecem ilustrações de um qualquer romance do Júlio Dinis... O principal motivo de festa foi a saída de todos os alunos do Colégio e a anulação das aulas da tarde. Depois, julgava eu que na Quinta da Boneca, dizem-me agora alguns colegas que numa propriedade relacionada com a família da D. Esperança, assaram-se calmamente umas castanhas, num pacato convívio que incluíu os professores; nas duas fotos que guardei, e aqui partilho, vêem-se a Inês (a nossa mini-profa de Inglês, como alguém já lhe chamou) e a Ana Vieira Lino (no único ano que lá foi professora). O ambiente de verdadeira “Festa de S. Martinho” (ajudado por algumas cervejas, não me recordo se legais ou contrabandeadas) que se vivia nos magustos da Escola, esteve aqui completamente ausente.
É pois com alguma surpresa que vejo todas estas fotos desse 11 Novembro de 1971, onde o álcool parece ter “rolado” em abundância e provocado alguns estragos. Diz a Luísa Pinheiro: “a minha irmã chegou a casa num estado lastimável nesse dia”, e as palavras do Óscar parecem indicar que não terá sido a única… Eu não sei, já estava em Lisboa nessa altura, não fui testemunha desse magusto, posso é garantir que não foi nada parecido com aquele em que participei!
Se alguém quiser aproveitar para fazer as legendas das fotos, que já estão no Álbum de Memórias, agradecemos.


JJ

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: