ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

CORRESPONDÊNCIA , por João Bonifácio Serra

Janeiro e Fevereiro de 1964: durante aqueles dois breves meses, Mário e Eva, alunos do 5º ano do Externato Ramalho Ortigão, corresponderam-se intensamente. Separados por turmas, corredores, recreios e horários, recorriam à escrita para comunicarem, animando o sentimento forte que os tocara. Faziam-no às ocultas – dos professores, dos contínuos, dos pais – servindo de intermediário um colega do 3º ano (onde a separação de alunos por sexo ainda não se processara). Extractos da correspondência trocada entre os dois jovens:
De Eva para Mário: «Hoje na aula de Geografia, o Dr. Lopes disse que houve um problema qualquer que só tu conseguiste resolver. Toda a gente olhou para mim e eu senti-me muito corada. (…) A Júlia faz colecção de fotografias assinadas e conseguiu uma do Dr. Kildare. Estou a pensar escrever a pedir uma do Bonanza, que achas?»
De Mário para Eva: «No próximo sábado, na Tertúlia, o poeta David Mourão-Ferreira vai dizer poemas. A Dr.ª Rita falou-nos disso na aula. Gostava de ir, mas à noite não tenho transporte. (…) Hoje saio às 4 e meia. Talvez pudéssemos encontrar-nos na Tália, por volta das 5.»
De Eva para o Mário: «Este fim de semana vai no Ibéria um filme com a Marisol. Vais? Eu já vi, quando fui a Lisboa, não achei muita graça, mas vocês rapazes é que gostam muito dela… Hoje, no intervalo grande, estivemos a falar do Carnaval. Parece que há um grupo que quer preparar um assalto a casa do Vasco. Que é que vocês rapazes dizem?»
De Mário para Eva: «Vou mandar-te um poema que fiz esta manhã na aula de História ( estavam todos a bocejar enquanto o Meia Leca soletrava o Mattoso). O Carnaval não é a minha especialidade. Diz a malta do 6º e 7º que os bailes do Lisbonense são os mais divertidos (provavelmente porque os pais preferem os do Casino…)»
De Eva para Mário: «Ontem à tarde fui a casa da Júlia estudar para o ponto de inglês e estivemos a ouvir discos no gira-discos que o Pai lhe ofereceu no Natal. Ela tem o último disco dos Shadows, que é bestial. Já ouviste? Ou tu és daqueles que só gostam de Sylvie Vartan?»
PS. Recebi os teus versos. Mas já me disseram que há uma outra rapariga aqui na aula que recebeu versos teus e não tenho a certeza se isso me agrada».
De Mário para Eva: «Não leves muito a sério nem os versos nem a nossa correspondência. Dos primeiros não ficará nem uma palavra na tua memória e da segunda não rezará história alguma».
.João Bonifácio Serra
Nota: Publicado na Gazeta das Caldas e incluído na compilação de crónicas de 50/60 "Continuação" de João Bonifácio Serra. A página do autor pode ser consultada em http://www.cidadeimaginaria.org/
............................................................................................................................................................
comentários
.
5 Dezembro, 2007
Margarida Araújo disse...
Afinal parece que não terá sido bem assim. Das palavras talvez tenham ficados algumas na memória da tal "Eva" e agora ficam certamente na nossa. Da correspondência terá rezado por certo uma bonita história.
A quem ainda não leu as crónicas do João Serra, na Gazeta, ou depois compiladas em livro que aqui se cita, fica a garantia de uma escrita viva e as recordações de uma memória comum. Fiquem atentos!
Beijos da Guidó

Sem comentários: