ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

A REPRESENTAÇÃO DE NATAL NO ERO

E quem é que tem fotografias de umas peças tipo "Presépio de Natal", que se ensaiavam nesta altura para serem representadas no último dia de aulas do ano, pondo à prova a paciência e boa vontade de pais, professores e alunos ?

Decorria o memorável ano de 1964 e calhou-me (a mim!) o papel de S José. O cachet era tentador, a memória era outra (já nem me lembro como era ter boa memória), não tinha Blogs para escrever e lá fui eu para cima do palco, contracenando com a Ana Buceta no papel de Virgem Maria. Tinha a peça um narrador, misto de anão da Branca de Neve e Pai Natal, representado pelo Miguel BM que ia tentando contar a história enquanto engolia o algodão que lhe fazia de barba. Percebia-se mal o que ele dizia mas graças a Deus toda a gente já conhecia o enredo (para alguma coisa estávamos num colégio católico); o Miguel, contra todas as expectativas, sobreviveu à ingestão do adereço, acabando tudo em bem.

Embora me lembre de muitos burrinhos e vaquinhas da altura, não sei especificar quais representaram exactamente esses dois papéis na peça em causa. Penso que o Tó Zé Hipólito era um dos Reis Magos, talvez o Obélix (ou esse não era dos Reis Magos? esta memória...).

A Ana, o burro e a vaca estiveram bem, mas talvez por não terem qualquer deixa nem algodão para engolir, não puderam brilhar. Que me perdoem os restantes actores mas a minha interpretação e a do Miguel marcaram tão fortemente todo o espectáculo que todos os outros foram esquecidos!

Vamos ao que interessa, porque eu estou para aqui a divagar sem necessidade sobre coisas de que todos se lembram muitissimo bem, quando o que eu queria era uma fotografia para ilustrar esta evocação! Se possível dessa magnífica celebração da arte de bem representar em 1964 mas, caso não haja, terão de servir imagens de outras pálidas imitações que se realizaram noutros anos. Vão ao baú e vejam lá se descobrem .
...............................................................................................................................
comentários
.
9 Dezembro, 2007
Miguel B M diz:
" Os três pastorinhos"
Na peça de teatro referida havia três personagens principais:um palerminha que fazia de carpinteiro e que era interpretado pelo JJ,um patetinha que fazia de anão sabichão,o tal mutante de fada madrinha e bruxa velha,que era interpretado por mim próprio ,e um anjinho mto delicado que era interpretado pelo ZLAzevedo.Aqui a relação não é subvertida porque fazer figura de anjo qd é preciso não é defeito, é uma arte. No final do embuste ( não sei se cantámos o hino da mocidade ) e perante o gáudio da assistência, composta maioritariamente por mamâs comovidas e chorosas, lá saímos de mãos dadas e em fila indiana, ao estilo de "matámos todas as criancinhas em Mi Lai "Após o show ouvi alguém dizer aos pais Jales que o filho tinha muito jeito e que seria um grande actor no futuro.Não chegou a isso mas que me saiu um grande artista lá isso é verdade.

Sem comentários: