ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Os Locais da Isabel Caixinha



















Isabel Caixinha


Finalmente vou responder ao inquérito.Então é assim:

Cafés da Praça

- o Central sobretudo pelas pessoas que o frequentavam e o ambiente...Mentes abertas e tolerantes!

Pastelarias


- Machado devido aos deliciosos bolos, entre eles a tarte de maçã e os russos, que só de pensar até me cresce água na boca!

- Bar Restaurante do Parque - pela música que saía da juke box . Difícil de escolher...uma favorita era sem dúvida “Without You” ( Harry Nilsson ??)





Bailes

- Casino - pelos bailes giríssimos e que normalmente era um ponto de encontro geral. Frequentei pouco porque não tinha autorização do meu pai...

- O Inferno da Azenha - bem, este aqui, não tinha nada de inferno (talvez a temperatura!), só a ideia e tenho que me rir...
Ia aos domingos à tarde e encontrava-me com um grupo muito giro. Lembro-me da Guida Barreto e do irmão dela, o Luís, do Carlos Gouveia (ia-me lá esquecer!), do Brilhante, do Graça, da Anabela...e da música. Desde os Procol Harum aos Credence Clearwater Revival, passando por uma enorme variedade de música `celestial `(foi a ideia que me ficou)! Havia também longos slows é claro! Um sítio com muito queridas recordações onde vivi grande parte do meu primeiro “namoro”!





Livrarias:


- Tália. Pessoas simpáticas, artigos giros e diversos, novidades e ponto de encontro da malta!

Foz do Arelho

- O Caravela , também como ponto de encontro.

- O Félix porque a dona (D. Celeste) era uma querida e porque a montanha russa era a melhor do mundo!


Alfeizerão

– O Pão de Ló era mesmo muito especial (ainda é) , um sítio muito agradável para estar.


Óbidos

- Estalagem do Convento porque era sossegado e confortável, para se poder ter uma conversa e uma tarde agradável.

- A Mansão da Torre pela decoração e ambiente medieval que se adaptava tanto a muito género de brincadeiras.

Lembro-me de um amigo meu descer a escadaria para o Bar, enrolado numa ponta dos pesados cortinados com grande Altivez Real proclamando, durante o percurso, ser a Rainha da Prússia. Isto durante os pequenos espaços de tempo em que o empregado ia ao andar de cima. Claro que o gozo era o empregado não o apanhar nestes propósitos (pouco adultos!).

Esta "personificação", levada ao exagero, dava origem a sessões hilariantes, é claro!
Anos mais tarde, muitos anos mesmo, conheci através do meu emprego um dos Príncipes da Prússia. Quando lhe fui apresentada só conseguia pensar :"Hum, a mãezinha de V.Ex já eu conheço, velhas amigas até..."

A muito custo me contive de desatar a rir, com a aparatosa imagem do meu amigo, cheio de salamaleques, constantemente na ideia!

Como vês uma estória típica de miúdos, a que acho graça pela coincidência deste encontro, mais tarde.


Esta foi uma ideia muito gira.


Bjs
Isabel C

................................................................................................................................
BREVES NOTAS E COMENTÁRIOS

Falta uma legenda para a fotografia, que a autora seguramente enviará. Aquela foto com aquela "aura" tem seguramente uma estória, E faz roerem-se de inveja os que não iam à Azenha nessa altura...

Tive que ligar o "datómetro", já que, mais uma vez, não há datas no texto. Atendendo à idade da Isabel e às indicações do texto, eu situaria o depoimento no limite do nosso inquérito, entre 1971 e 1974. Vejamos:

- "Without You" , um original dos geniais (e muito ignorados) Badfinger, foi um êxito na versão de Nilsson em 1971.

- Creedence e Procol Harum apontam para o final de 60, princípio de 70. Estes últimos estiveram em Cascais em 1972 para um concerto de promoção do LP "Grand Hotel". Escolhi-os para ilustrar o artigo, e não os CCR, já que são habitualmente menos divulgados (e porque esta é uma das músicas da banda sonora da minha vida).

Da montanha russa é que não me recordo. Era mesmo esse o nome? Comi várias vezes no Félix , mas não me lembro dessa sobremesa.

A Isabel deve estar a descrever o Inferno d'Azenha em 1970/71 porque o Graça, Brilhante e Carlos Gouveia já estão a estudar em Lisboa no ano seguinte. Corrijam-me se estiver errado.
Quem sabe tudo sobre a Azenha é a Guidó, que também lá andava de certeza nessa época, mas o Teatro e uma intensa actividade no campo da Edição e Publicação Livreira impedem actualmente a sua colaboração neste Blog.

Os meus comentários sobre a Estalagem e a Mansão da Torre já apareceram em Os Locais do João Jales
JJ
.
26-04-2008
Isabel Caixinha respondeu:
Quanto á legenda da fotografia, foi tirada no dia que fiz 16 anos no Parque. Como a `paisagem´ indica, nas proximidades do museu. E quem foi o fotógrafo?... podes não acreditar mas não me lembro!
Tambem fiquei na dúvida sobre o nome da sobremesa da D.Celeste e é claro que tive que desvendar o mistério. Eu até sou boa nisto...(só de ver a fotografia...tenho que ir o supermercado buscar farinha Maizena, de resto tenho tudo, e meter mãos á obra!). Ai credo, eu e os bolos!


R E C E I T A :




Ingredientes: 1 colheres de sopa de açúcar por cada 1 Clara. Bater as claras em castelo até ganharem consistência. De seguida, junte o açucar e bata até que as claras fiquem firmes. Colocá-las num recipiente e levar ao forno quente a 180 º. Vai a cozer exactamente 1 minuto por cada clara, quando estiverem douradinhas, desliga-se o forno, abrindo a porta do forno e deixando repousar um pouco. Passado uns 10 minutos, retira-se do forno.
Para o molho: 5 colheres sopa de açúcar, 6 gemas, 2 colheres de farinha Maizena, casca de limão, 1/2 Litro de leite e 1 colher de margarina.Faz-se o creme: num tachinho junta-se os ingredientes. Mistura-se bem e vai ao lume a engrossar (não demasiado!!). Quando o creme de gemas estiver frio, retire as cascas de limão e deite sobre as claras. Leve ao frigorífico para ficar bem fresco.
.
26-04-2008
Guidó disse:
Alguém falou em mim?????Cá estou eu, cá estou eu.
Da Azenha prometo falar em breve, mas não podia deixar de comentar o texto da Isabel Caixinha: então não é que vivemos ambas um "primeiro amor" na Azenha?
Ah, em breve vou colocar aqui fotografias da Azenha (actuais) e poderás reavivar recordações. Um beijo Margarida (Guidó)
.
27-04-2008
Miguel BM disse:
"Uf" estou com o coração aos saltos. Nunca pensei ficar assim passados mais de trinta anos ao ver uma arrebatadora foto da Isabel. Felizmente ela já está mais crescidinha senão eu ainda pensava que estava com pensamentos pedófilos. De qualquer modo Isabel, estavas espectacular. Não sei se tens filhas, mas se sim, espero que sejam parecidas contigo. Bj Miguel
.
28-04-2008
Júlia Ribeiro disse:
Oh! Isabel Só hoje vi o teu texto.... Ai aquele bolo!! Deve ser bom... tenho que experimentar, pois só pela foto me "faz crescer água na boca". Quando vieres a Portugal, no Verão, podemos juntar o doce e a ginginha. Que tal a ideia? Estou mesmo a ver "Alguém" a propor fazer-nos companhia..... Aceitamos, que achas? Beijinhos. Júlia
.
28-04-2008
JJ protestou:
Então agora passei a ser chamado "Alguém"? Só porque me "bati" a uma ginjinha e um bolinho? Que falta de respeito...
.
29-04-2008
Isabel respondeu:
Querida Júlia tu apareces com cada boa ideia!!! Realmente a combinação perfeita e eu que nem me tinha apercebido... Quantos dias faltam até ao verão??? Posso garantir que a Montanha Russa é quase como a D.Celeste, eu no fim de semana pu-la à prova!Em relação ao tal "alguém"... cá por mim, acho que nestas coisas há sempre lugar para mais um! Beijinhos. Isabel Caixinha

Sem comentários: