ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Notas e Comentários a "Diário" - Carnaval"

A data deste diário foi calculada entre 1966 e 1970, baseando-me nos elementos constantes na página anteriormente publicada, que podem consultar em DIÁRIO - 9 de Janeiro . Não vejo aqui motivos para alterar essa estimativa.
.
O preço da gasolina (se o texto estiver correcto, não confirmei este dado) seria entre 3 e 4 escudos o litro nessa altura. Parece muito barato, mas com esse dinheiro comprava-se 1 maço de tabaco (hoje 3€), 4 jornais (hoje 3€ ou mais), pagava-se 1/900 do ordenado de um professor (hoje 1/1200). Seria a gasolina mais barata que hoje? Não parece, mas deixo a pergunta aos economistas.

Tal como está escrito a guerra colonial estava na cabeça de todos mas era evitada nas conversas públicas. Todos conheciam alguém que lutava nas colónias, todos conheciam famílias enlutadas, jovens feridos e traumatizados. Lembro-me de muitas conversas de adultos, mas poucas com colegas no Colégio.

Ao longo dos meus 9 anos no ERO só um professor defendeu abertamente, numa aula, a guerra colonial. Para meu espanto (e indignação do professor), no incidente em que me vi envolvido a seguir, a hierarquia do estabelecimento não foi nada clara no apoio a essa sua tomada de posição. Um dia posso contar essa estória.

Beatles, Rolling Stones e The Who eram dos mais importantes grupos britânicos, que transferiram o centro do Pop/Rock (em 1964/66) dos EUA para Inglaterra. O enorme êxito dos Beatles e seus seguidores na América teve até um nome: “ British Invasion” .

Sobre as músicas que tocaram no Baile:
“Pictures of Lilly”, de Pete Townshend, é uma canção que conta a estória de um adolescente obcecado pelas fotografias de uma pin-up que lhe enchem o quarto (e as noites) e que entra em depressão quando descobre que as imagens são dos anos 20 e o modelo já morreu. As referências explícitas à masturbação, a consequente proibição na maior parte das rádios e um arranjo musical excitante garantiram-lhe o sucesso.
“Whiter Shade Of Pale”, embora assinada por Gary Brooker, líder dos Procol Harum, foi composta realmente por J S Bach: a melodia é da sua “Ária para a 4ª Corda” e o famoso arranjo de órgão é decalcado da “Suite nº 3 em Ré Maior “. O êxito foi tão estrondoso (ainda hoje é um retrato e símbolo do Summer Of Love) que impediu a extraordinária obra posterior dos Procol Harum de ter a visibilidade e reconhecimento que merecia. (A melodia já tinha sido roubada no ano anterior em “When A Man Loves A Woman”)
Em 1967 a editora Decca decidiu publicitar um novo método de gravação Stereo contratando um grupo de Blues e meia dúzia de músicos de formação clássica para gravar uma versão “moderna” da Sinfonia do Novo Mundo, de Dvorak. Incapazes de tal cometimento, os Moody Blues gravaram uma sequência de canções que acompanhavam o decorrer do dia (Dawn, Morning, etc). Como só havia seis composições, e era preciso usar os outros músicos, acrescentaram interlúdios musicais vagamente “clássicos” e estenderam a última por quase 7 minutos. Apesar dessa duração, invulgar na época, “Nights In White Satin” foi um êxito de crítica e vendas mundial (excepto nos EUA onde rádio nenhuma ficava tanto tempo sem publicidade. Só quase dez anos depois lá foi um sucesso).

Lembro-me do César da Zaira servir ceias fora-de-horas nas grandes noites do Casino. Por vezes iam embrulhadas para lá, outras os comensais subiam à Zaira. A coisa prolongava-se e lá vinha um PSP com a multa por estar aberto fora do horário afixado. O lucro da refeição, normalmente bem regada, compensava esse “custo extra”.

A questão dos namoros entre pessoas do ERO e da Escola ser muito raro, parece-me exagerado no texto. Havendo vários casais “mistos” hoje nas Caldas, muito mais namorados haveria na altura. Aguardamos um depoimento, já prometido, sobre isso.

Também me parece que os Capristanos e a Pensão Portugal eram, efectivamente, os melhores restaurantes da época. Terá o autor esquecido algum?

Ao contrário do que se pode perceber do texto, a Volta à Rainha era uma tradição não só no Carnaval mas também na passagem de Ano e no 15 de Agosto, pelo menos.

Sem comentários: