ALMOÇO / CONVÍVIO

ALMOÇO / CONVÍVIO

Os futuros almoços/encontros realizar-se-ão no primeiro Sábado do mês de Outubro . Esta decisão permitirá a todos conhecerem a data com o máximo de antecedência . .
.
.

Os Locais de Encontro da Juventude Caldense (Blog da Escola)

O Blog da Escola Comercial e Industrial colabora também nesta recolha de depoimentos. Publicámos já o de um dos seus alunos, o Chico Cera, continuamos hoje com uma mensagem do director do Blog e alguns comentários avulsos lá colocados. Estão já garantidos outros textos, que serão publicados durante o mês de Abril.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá amigos do ERO

A propósito do inquérito levado a cabo pelos antigos alunos da ERO sobre a vida social nas Caldas nos anos sessenta e setenta, gostaria de dar a minha colaboração sobre o assunto.

Julgo que este estudo não ficaria completo se não se falasse do Movimento Associativo que conheceu grande fulgor principalmente a seguir ao 25 Abril.

Antes porém é da mais elementar justiça dar um lugar de destaque aos “Pimpões”, que injustamente, foi sempre um pouco ostracizado pela cidade, talvez pelo facto de fazer parte integrante de um bairro eminentemente operário e de nunca se ter libertado da “malvada” linha de comboio que sempre dividiu a cidade em duas. Os Pimpões tiveram sempre uma enorme influência na juventude deste bairro, e não falo só das festas e bailes de época, tal como o Carnaval, a Espiga e os Santos Populares - durante muitos anos foi (e continua a ser) a única sala de espectáculos com alguma dignidade, onde se realizaram variadíssimos espectáculos musicais e subiram à cena inúmeras peças de teatro (as que a censura deixava passar) e algumas de muita qualidade.

Mas voltando ao movimento associativo pós 25 de Abril, assistimos ao desabrochar de movimentos muito interessantes. Os “Estrelas”, com os seus torneios populares de Ténis de Mesa, movimentou nestas acções anuais durante um período de cerca de 2 meses, cerca de 350 atletas divididos por várias equipas de colectividades, bairros e empresas. Neste movimento associativo é de referir também a importância de grupos como Os “Tufudos”, e o “real Sociedade”, grupos dinamizadores de actividades desportivas.

Os “Calimeros” tiveram grande influência na natação e o “Joarsan” tinha no Basquetebol a sua principal valência.

Grupos como o “Barracanense” os “Leões” e núcleos desportivos empresariais foram também muito importantes na dinamização das actividades físicas e culturais.
O Sporting das Caldas , o MVD e o Arneirense, com a sua organização deram um contributo muito importante para o desenvolvimento da juventude Caldense.

Muito ficou por dizer e de certo por esquecimento não foram referenciados outros movimentos interessantes, mas fica dado o mote.


Um abraço

Zé Ventura


. . . . . . . . . . . . . . . . . . .


A referência e a chamada de atenção aos Pimpões é justíssima. Os Pimpões fazem parte da lista inicial dos Locais, fornecida por nós.
Recordo efectivamente algumas das associações referidas pelo Zé Ventura, concordo com ele, mas o nosso objectivo, neste momento, é apenas 1945-1974, e as associações referidas são todas posteriores. JJ

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na Rua Heróis da Grande Guerra, se bem me lembro, em frente à entrada para a garagem dos Capristanos, havia a Tasca do Lobo, local de grandes jogos de MATRAQUILHOS e SNOOKER.
Não me recordo se os alunos do E. R. O. frequentavam a tasca de o "LOBO", mas era muito provável, pois não havia muitos locais com matraquilhos, e afinal era ali tão perto.

José Santana Marques

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ora bem, ainda tínhamos: Tascas - A do Zé Pezudo ao lado da Pérola; Cafés - a Bijou, onde hoje é a Venézia; Bares - o do Posto Oásis; S. Martinho do Porto (Verão) - Café/esplanada "SAMAR".
E ainda havia, como locais de convívio, a casa dos barcos no Parque e a sede do Sindicato dos Empregados do Comércio que estava situada num primeiro andar da Rua de Alexandre Herculano.
Depois do Leite Gomes ter voltado dos Açores havia os convívios dançantes em vários locais com as músicas do leitor-gravador que ele trouxe da base das Lages.

Higino Ribeiro

Há ainda mais dois lugares a referir e que quando postei não me lembrei e também ninguém referiu, a saber: O SÍTIO DA VÁRZEA, na Foz, e o TELHEIRO, na Rua de Camões.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lá vai mais uma achega: Café Invicta, na Praça; Caldas Bar; Pastelarias Elias (R. das Montras) e Conde (junto à Farmácia Freitas); Tasca do António Henriques (junto à Praça de Touros); Papelaria Ramos (em frente aos CTT actuais); Bailes nos Pimpões; Jogos na Maratona; Pão de Ló-Alfeizerão e Café Facho-S Martinho.
Todos estes locais fazem, também, parte dos nossos álbuns de recordações


Vitor Silva

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E não havia também a Pastelaria Baia, numa esquina do Largo do Hospital Termal .
Creio que era de um familiar do Chico Cêra...
Tinha uns pastéis de nata de comer e chorar por mais...!!!

Maximino

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sim Maximino. Era do pai do "Chico"E já agora ao lado no GATO PRETO, que também era local de encontro, haviam uns biscoitos deliciosos a saber levemente a limão.
E ainda me ocorre como local de encontro/diversão, a certa altura, da discoteca da Estalagem do Convento, em Óbidos.

Higino

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pão de Ló de Alfeizerão... o dos pretos à entrada.

A.Justiça

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: